Pois é meus amigos, poderia ser apenas um desdobramento de alguma novela mexicana do SBT, mas voltamos aqui para dar prosseguimento a saga que envolve o lançamento do mais novo trabalho de estúdio do mestre King Diamond. O último álbum de estúdio de King foi lançado em 2007 e, desde então, o vocalista dinamarquês passou por poucas e boas. Após um infarto, o músico precisou passar por uma cirurgia cardíaca (onde colocou 3 pontes de safena), ficou um bom tempo em recuperação e voltou aos palcos somente em 2012. Desde então, houveram diversas turnês bem sucedidas e uma promessa constante de um novo álbum, mas até agora nada!
No final de 2019, deu até para se empolgar. Finalmente foi lançada uma nova música, a ótima “Masquerade Of Madness”, que foi anunciada como primeiro single do vindouro álbum “The Institute”. Na época, o próprio King Diamond cedeu entrevistas dizendo que o álbum estava praticamente pronto e se tratava de mais um disco conceitual e, provavelmente, seria duplo.
Estava tudo desenhado e, finalmente, em poucos meses poderíamos escutar a nova obra do mestre do Horror Metal, correto? Errado! Pois o single foi lançado no dia 8 de novembro de 2019 e no início de 2020 veio o Covid-19… Ficou claro que King não iria lançar seu novo trabalho sem poder excursionar para promovê-lo. Pelo menos foi isso que todos nós pensamos, mas agora, o guitarrista Andy LaRocque, em nova entrevista ao programa de rádio The Five Count, deu alguns detalhes e passou algumas informações sobre o novo álbum que, simplesmente, não conferem muito com tudo o que já havia sido dito. Vejam a seguir o que disse o guitarrista:
“Bem, eu não sei muito sobre a história ainda, porque a maioria das coisas está na mente de King Diamond, me refiro as suas idéias com as letras e outras coisas. Mas estamos planejando isso há muito tempo e ainda estamos compondo e escrevendo músicas para tentar tirar o melhor proveito delas. Agora temos um pouco de tempo e, com o Covid, as coisas que surgiram no meio disso meio que nos obrigou a parar tudo, até mesmo a composição das músicas por um tempo. Você ouviu uma música que lançamos a cerca de um ano e meio, ‘Masquerade Of Madness’, e com sorte o disco seguirá no mesmo tipo de direção. Bem, não totalmente, mas estamos ouvindo e voltando aos primeiros álbuns, na verdade, voltando às raízes, e é isso que tentamos fazer com este novo álbum. Então, em termos de som, vai ser mais orgânico e não tão rígido, se é que você me entende. Vai ser mais orgânico e, bem, não da velha escola, mas estamos olhando um pouco para trás, para o estilo original que tínhamos. E, claro, os músicos que temos são incríveis, caras incríveis e musicistas incríveis, então tenho certeza que vai ser muito bom. Já temos algumas músicas nas quais estamos trabalhando, principalmente eu e King, claro. E assim que concordarmos com todos os ingredientes nas músicas, vamos começar a enviar isso para os outros membros para que eles também possam ouvir e começar a adicionar suas coisas. E exatamente quando isso vai acontecer, é muito difícil dizer, mas estamos trabalhando nisso, acredite, estamos trabalhando nisso.”
Após estas declarações, podemos projetar o lançamento de “The Institute” (se é que este será o título mesmo) somente para 2022. E fica muito difícil saber o que realmente é verdade e o que não é. Há cerca de uma ano, tudo estava basicamente pronto, mas agora parece que voltaram a fase de composição de faixas. Realmente, não dá para entender e não somos nós que vamos explicar. Se tivéssemos que apostar as nossas fichas, a aposta seria a seguinte: o álbum está pronto e a banda está segurando para lançar somente depois do final da pandemia.