O guitarrista do grande King Diamond, Andy La Rocque, falou com Thomas Orwat do Rock Interview Series, e contou um pouco do processo de composição do disco “The Institute” do King Diamond, que será lançado (se não mudar de data) em 2023 via Metal Blade. Ele será o primeiro full deles em 16 anos!
Andy disse:
“Bem, tudo o que posso dizer é que definitivamente estamos trabalhando nisso. Deixe-me colocar assim. Em janeiro, enviei um monte de músicas para King, na verdade, que estavam meio prontas. para começar a gravar. Eles eram como uma demo muito boa – oito faixas com guitarras rítmicas, teclados, bateria eletrônica e baixo demo e tudo isso. Mas a estrutura das músicas estava meio que terminada. Mas então nós, é claro, tivemos que reorganizar E nós começamos a fazer isso nesta primavera até que King se ocupou com MERCYFUL FATE e eles estavam fazendo essa turnê de verão e agora essa turnê nos EUA. uma pausa com isso também, até que ele termine com isso. Mas nós temos muitas músicas, e ele também vai criar algumas músicas, é claro, obviamente. E ele fará isso assim que terminarem com o material de turnê do MERCYFUL FATE. Então está no circuito, definitivamente.”
Questionado sobre o processo, se as músicas são escritas por ele e apresentadas ao King, ele diz:
“Sim, algo assim. Geralmente é assim que fazemos. Mas, é claro, ele tem algumas ideias – há muito tempo, ele tem algumas ideias para essa coisa de ‘Instituto’. E então tentamos combinar as músicas no enredo, para que elas se encaixem Mas, claro, é bem diferente e difícil de fazer assim também, porque você realmente tem que entrar no clima certo nas músicas. E tem que se encaixar com as letras e tudo mais. Então isso demora um pouco, é claro. Mas geralmente é assim que fazemos. Eu mando para ele um monte de músicas. Ele me envia algumas músicas que ele acha que se encaixam na história do álbum. E nós conversamos sobre isso. Se houver quaisquer peças que precisem ser alteradas, nós apenas fazemos e enviamos as coisas uns para os outros até terminarmos. É o que vamos fazer agora.”