PUBLICIDADE

[Isto… é clássico!] Geordie (feat. Brian Johnson)

Rebuscando a história do Rock, ainda impressiona a quantidade de rótulos aos quais as bandas e seus discos foram (e ainda são) submetidos. Tudo seria muito mais simples se usássemos apenas a palavra “Rock” para definir um grupo ou um disco o qual gostamos.

A mesma banda que particularmente soa como Rock ganhou sub-gênero, rótulo e vários apelidos: Acid Rock, Soft Rock, Art Rock, Arena Rock, Southern Rock, Stoner Rock, Modern Rock, Prog Rock, Hard rock e tantos outros.

   

Porém, foi em meados dos anos 60 que surgiu o Classic Rock, definição dada a músicos de Rock ‘N ‘ Roll, surgidos naquela década, passando pelos anos 70 , indo até o começo dos anos 80. Embora, não seja especificamente um estilo, o rótulo foi dado a bandas como: Beatles, Kinks, Rolling Stones, The Who, Led Zeppelin, Creedence Clearwater Revival, Yardbirds, Free, Cream, Bad Company e tantas outras.

Abrindo um espaço para o estilo, vamos falar de discos (e grupos) que merecem atenção e audição especial. Alguns destes, por trazerem em sua sonoridade, elementos simples e musicalidade que influenciou e continua influenciando inúmeras bandas. Algumas delas, chamadas de “Nova Geração do Rock”.

Preparem seus ouvidos afinal de contas, “Isto..É Clássico“.

Nossa máquina do tempo aporta em 1972 na cidade de Newcastle, Inglaterra, reduto de importantes bandas e também local de nascimento do grupo que revelou ao mundo Brian Johnson, o vocalista do AC/DC.

Formado em 1971, o quarteto composto por Vic Malcolm (guitarra), Tom Hill (baixo), Brian Gibson (bateria) e Brian Johnson (vocal), consolidou-se como banda no ano seguinte, em 1972, quando lançou “Don’t Do That”, single de estreia que atingiu de imediato o Top 40 da UK Singles Charts.

Em março de 1973 o grupo lança “Hope You Like It”, álbum de estreia que abriu as portas para o quarteto ao serem a banda de suporte para o Slade na turnê que estes realizaram pelo Reino Unido e também foram a banda de abertura para o Sweet, tocando no famoso Rainbow Club de Londres, também em 1973.

O disco trouxe o sucesso imediato ao quarteto e o Geordie despontou no UK Top 10 com a canção “All Because Of You” (abril de 1973) e também no UK Top 20 com “Can You Do It” (julho de 1973). Com o sucesso no UK Charts, o gruopo participou de vários programas de TV’s, dentre eles o famoso Top Of The Pops da BBC.

Além das já faixas citadas, “All Because Of You” e “Can You Do It”, o disco traz canções geniais como: “Keep On Rockin”, “Give You Till Monday”, “Oh Lord”, “Natural Born Loser” e “Ain’t It Just Like A Woman”.

O segundo trabalho “Don’t Be Fooled By The Name”, foi lançado em 1974 e assim como o debut, obteve grande destaque nas paradas do Reino Unido. Trazendo uma produção mais polida graças aos trabalho do produtor Roberto Danova, que havia produzido o disco de estreia.

O disco traz canções espetaculares como “Going Down”, “So What”, “Mercenary Man”, “Ten Feet Man” e “The House Of Rising Sun”, versão espetacular para o clássico do The Animals.

Após o álbum “Save The World”, lançado em 1976, Brian se desliga do Geordie e parte para sua carreira solo. Ao lado de novos músicos, o vocalista se apresentava como Geordie II, no qual ele era o único membro original.

Em 1980, o vocalista chegou a assinar um contrato para um disco ao lado de sua nova banda, porém, o contrato foi cancelado quando o mesmo rumou para o AC/DC, substituindo o falecido Bon Scott.

Em 1978 o Geordie lança “No Good Woman”, quarto álbum da carreira e a estreia do vocalista Dave Ditchburn. Em suas 12 faixas, a banda inclui as cinco últimas músicas gravadas com os vocais de Brian Johnson.

*”Hope You Like It” ganhou relançamento em 1990 e 2008. Na versão lançada em 1990, o álbum conta com 04 faixas bônus. Na segunda versão disco traz 06 faixas bônus.

*”Don’t Be Fooled By The Name” também ganhou relançamento em 1990 e 2008. Na primeira versão de 1990 o disco apresenta 04 faixas bônus. Na segunda, o disco apresenta 02 faixas bônus.

PS: Assim como o Slade e Sweet, o Geordie foi classificado como uma banda de Glam Rock. Ouça algumas das mais importantes faixas do Geordie:

Redigido por Geovani Vieira

PUBLICIDADE

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Veja também

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PARCEIROspot_img

Redes Sociais

30,849FãsCurtir
8,583SeguidoresSeguir
197SeguidoresSeguir
221SeguidoresSeguir
1,151InscritosInscrever

Últimas Publicações