O Iron Savior, veterana banda de Power Metal criada em 1996 pelo vocalista/guitarrista Piet Sielck, o também vocalista/guitarrista Kai Hansen (Helloween e Gamma Ray) e o baterista Thomen Stauch (ex-Blind Guardian), se recusou a participar da edição deste ano do festival Prog Power nos EUA.
O motivo foi surpreendente, mas nem tanto. Os recentes pronunciamentos do presidente norte americano Donald Trump realmente estão gerando polêmica e descontentamento, principalmente, na comunidade europeia. Mas o que chama atenção aqui é que em pleno 2025 é raro ver uma banda de Metal ter posicionamento tão contundente. E sim, o posicionamento foi bastante contundente independente se você concorda ou não com os motivos. A banda não se limitou a discursos vazios em redes sociais e resolveu cortar na própria carne. Poucos teriam coragem de se recusar a tocar em um grande festival situado no maior mercado consumidor do mundo.
O Iron Savior não vai ao Prog Power USA 2025 e o motivo são os mais recentes posicionamentos do governo de Donald Trump. O grupo emitiu o seguinte comunicado aos fãs:
“Prezada comunidade Prog Power USA,
Com o coração mais pesado, decidimos que não podemos viajar para Atlanta este ano. O motivo é tão simples quanto onipresente: a nova administração Trump e sua nova ordem mundial.
Trump/Vance/Musk estão destruindo tudo o que foi construído desde a Segunda Guerra Mundial. Eles reescrevem a história e invertem o papel de vítima e agressor, negando que a Ucrânia foi invadida por Putin com 150.000 soldados, eles chamam o presidente da Ucrânia de ditador que não apoia a eleição, embora saibam que as eleições são proibidas na Ucrânia durante a guerra por sua constituição, eles enviam Vance aqui nos dizendo para começar a colaborar com o partido nazista AFD aqui na Alemanha, eles cospem na verdade e acham que liberdade de expressão significa licença para mentir e insultar. Obviamente, eles estão prestes a desestabilizar a ordem mundial ocidental para que possam reescrevê-la de acordo com suas necessidades, para ganhar ainda mais dinheiro.
Estamos profundamente preocupados com isso e simplesmente não nos sentimos mais seguros e bem-vindos em seu país. Claro que sabemos que apenas 50% dos eleitores votaram em Trump e que 50% não votaram. Sentimos muito por aqueles que pensam como ele e neste momento não podemos prever o que acontecerá nos próximos meses. Talvez as coisas se acalmem e seu governo de alguma forma recupere o juízo. Ou irão proclamar a federação russo-americana? Tudo é possível e isso nos assusta pra caramba.
Esperamos retornar a Atlanta em outra ocasião, em um mundo melhor. Espero que vocês possam entender e aceitar nossa decisão.”
Abaixo está o post de Donald Trump sobre a Ucrânia: