Ícone do site Mundo Metal

Resenha: IOTUNN – “Access All Worlds” (2021)

“Access All Worlds” é o debut do Iotunn.

Cinco anos após lançar seu primeiro registro, o EP “The Wizard Falls”, a banda dinamarquesa de Progressive Metal, Iotunn, lançou o seu debut completo, “Acess All Worlds”, no dia 26 de fevereiro de 2021, pelo selo Metal Blade Records.

IOTUNN / Olaf Olsen Photography

As canções “The Tower of Cosmic Nihility” e “Voyage of the Garganey I” foram antecipadas como singles em formato de vídeo clipe, sendo ambas fantásticas.

Os músicos são todos de extrema competência, porém o destaque do quinteto, indubitavelmente, é o vocalista Jón Aldará, o qual esbanja técnica, melodia e feeling. Sua voz intercala momentos guturais com agudos que, dessa forma, fazem lembrar o mestre dinamarquês King Diamond.

A sonoridade da banda mescla o Progressive Metal com sensíveis pitadas de Black, Death, Symphonic e Power Metal, porém todas essas tendências sonoras funcionam homogeneamente nas sete faixas do full lenght.

Destaque para a dupla de guitarristas

A canção que intitula o disco é igualmente elogiável, tendo uma profunda viagem no mundo cheio de possibilidades do Prog Metal. Por isso, destaco a dupla de guitarristas, Jesper Gräs e Jens Nicolai.

“Laihem’s Golden Pits” evidencia as influência do som em subgêneros de Metal extremo, pois, em alguns momentos tenho a impressão de estar ouvindo Black Metal, em outros, Blackned/Death.

As gigantescas “Waves Below” e “Safe Across the Endless Night” são capítulos a parte nessa história, portanto, não deixe de aprecia-las. “Waves Below”, inclusive, soa até Heavy tradicional em algumas partes, além disso, possui incríveis solos de guitarra que fazem a mente viajar pelo universo da boa música.

IOTUNN / Bransholm Photography

“Safe Across the Endless Night”, canção que encerra o álbum, é a com mais longa duração (13m47s), sendo também de longe a minha favorita.

O baterista Bjørn Wind Andersen e o baixista Eskil Rask Eskil Rask se sobressaem de forma maravilhosa nessa que é a derradeira canção do debut.

Iotunn foi uma das gratas surpresas do início de 2021. Tomara que eles não tardem para lançar seu segundo álbum completo. Aprovado e indicado, portanto, para fãs de Prog Metal e de música de imensa qualidade.

Nota: 9,2

Integrantes:

Faixas:

Redigido por: Cristiano “Big Head” Ruiz

Dedico a minha primeira resenha no quadro “Indicação Prog” ao seu criador, que é meu brother, Geovani “Valdique Soriano” Vieira!

Sair da versão mobile