Celebrando 40 anos de sua existência, Picture, ícone do Heavy Metal holandês, lançou seu décimo full-lenght, “Wings”, no dia 16 de agosto de 2019 pelo selo Pure Steel Records. Sua sonoridade sempre intercalou entre Heavy Metal e Hard Rock durante essas quatro décadas, e posso afirmar, que no mais recente álbum, os dois gêneros estão presentes em igual proporção.
Por haver lançado clássicos incontestáveis como “Heavy Metal Ears” e “Eternal Dark”, qualquer novo disco da banda sempre desperta grandes expectativas. Portanto, não posso afirmar que decepcionaram e tampouco que surpreenderam.
Em primeiro lugar, o álbum abre muito bem com a faixa “Line Of Life”, a qual introduz, através de um riff marcante, que faz nascer logo no início uma canção bem empolgante, com belos solos dos guitarristas Jan Bechtum e Appie de Gelder.
Picture
Logo após, a música homônima do disco abaixa um pouco a temperatura, ainda que não seja ruim, sendo salva definitivamente pelo solo de guitarra que honra a histórica sonoridade do Picture.
“Annie”, que surge como se fosse uma balada, logo acelera e se torna uma versão Metal de U.F.O. “Is It Real” é mais um dos grandes momentos do full-lenght, por se tratar de uma canção, que embora seja comum, tem uma alta vibração que torna a audição mais prazerosa.
“Blow Away” é a faixa mais acelerada e pesada do disco. Ela vir logo após “Is It Real” foi uma escolha acertada, pois espanta qualquer possibilidade de tédio, o qual poderia ser causado por muitas canções mornas consecutivas. “No Place To Hide” é Heavy/Hard sem maiores novidades, com o vocal de Ronald van Prooijen lembrando vagamente David Lee Roth. Os graus Celsius voltam a subir seus níveis em “Empty Room”, novamente com solos de guitarra impressionantes, que por si só já fazem todo o trabalho valer à pena.
O grande pecado do álbum é “Never Enough”, não por se tratar de uma canção ruim, mas por possuir um refrão no mínimo “semelhante” demais com o de “We’re An American Band” do Grand Funk Railroad, grande clássico deles, inclusive. Isso não pegou bem para uma banda dessa grandeza. “Still Standing” é a velha conhecida chuva no molhado. Está longe de ser ruim, mas não acrescenta nada em absoluto. O décimo disco completo do Picture finaliza com a canção “Stroke”, que tem um riff pesado e empolgante. Grande faixa escolhida para a apoteose do “Wings” e também a minha favorita dentro do mesmo.
Embora, como eu descrevi, o álbum se divida entre altos e baixos, eu ainda assim aconselho sua audição, pois os momentos mais mornos não chegam a ser comprometedores e os mais calorosos fazem valer a viagem.
Nota: 8,2
Integrantes:
- Ronald van Prooijen (vocal)
- Jan Bechtum (guitarra)
- Appie de Gelder (guitarra)
- Rinus Vreugdenhill (baixo)
- Laurens “Bakkie” Bakker (bateria)
Faixas:
- 1.Line Of LIfe
- 2.Wings
- 3.Little Annie
- 4.Is It Real
- 5.Blow Away
- 6.No Place To Hide
- 7.Empty Room
- 8.Never Enough
- 9.Still Standing
- 10.Stroke
Redigido por Cristiano “Big Head” Ruiz
Mundo Metal nasceu em 2013, através de uma reunião de amigos amantes do Rock e Metal. Com o objetivo de garimpar, informar e compartilhar todos os bons lançamentos, artistas promissores e tudo de melhor que acontece no mundo da música pesada.
Despretenciosamente, veio o grupo e depois a página no Facebook, aos poucos passamos a utilizar outras redes como Instagram e Youtube e, posteriormente, nosso site oficial veio a luz. Apesar de todas as dificuldades da vida cotidiana, nunca desistimos de nossos objetivos e, hoje, nosso site está em franca expansão.
Sejam muito bem-vindos a nossa casa e desejamos de coração que voltem sempre.