[ Indicação ]: Lionheart – Second Nature (2017)

PUBLICIDADE

Definitivamente, os anos 80 foram de suma importância para inúmeras bandas de Heavy Metal.

Numa época onde grupos se formaram e outros lançaram discos excepcionais, a década de 80 também destacou um novo movimento chamado de New Wave Of British Heavy Metal (NWOBHM), movimento musical surgido na Inglaterra no final dos anos 70 quando nomes como Deep Purple, Led Zeppelin e Black Sabbath começaram a ser ofuscados pelo movimento punk, representado por Ramones, The Clash, Sex Pistols, Dead Kennedys, Exploited, GBH, etc.

Numa extensa listas de nomes que mergulharam na chamada “Nova Onda do Heavy Metal Britânico”, nomes como Iron Maiden, Saxon, Def Leppard, Venom, Diamond Head, etc, são considerados grandes expoentes desse movimento.

Alguns desses grupos serviram de referências em outros estilos, como exemplo os Venom, banda que é tida como uma das precursoras do estilo Black Metal.

Outros grupos também obtiveram relevância e receberam títulos, seja por seu estilo ou simplesmente por “inovar” em um estilo onde as bandas faziam músicas cuja fórmula era uma espécie de cartilha, onde todos seguiam o “Bê-a-bá” e quase sempre a mesma sonoridade.

Se o Venom recebeu o título de precursor do Black Metal, os britânicos do Judas Priest foram os pioneiros no uso de duas guitarras e o Def Leppard ajudou a moldar o Hard Rock oitentista pegando carona no AOR ao lançar “Hysteria”, um dos discos mais significativos e relevantes de sua carreira.

Outros nomes de destaques foram: Diamond Head, Samson (banda onde Bruce Dickinson atuou como vocalista, antes de integrar o Iron Maiden), Raven, Tygers of Pan Tang (banda que revelou John Sykes), Girlschool, Praying Mantis, e tantas outras.

Ainda levantando a bandeira do estilo e lançando discos excelentes, estavam grupos como Demon, Grim Reaper, Picture, Tyran Pace, Omen, Saracen, Accept, etc.

No meio de tantos grupos de renome e/ou que mais tarde se tornariam grandes nomes do Heavy Mundial, estava o quinteto inglês LIONHEART, formado em 1980 e que trazia um line up Dennis Stratton ( ex-Iron Maiden), Jess Cox ( ex-Tygers of Pan Tang), Steve Mann (ex-Liar), Rocky Newton (ex-Wildfire) e Frank Noon (ex-Def Leppard), grupo que apesar de suas qualidades musicais não conseguiu integrar o alto escalão do Hard ‘N’ Heavy.

Apresentando uma sonoridade que transita entre o Hard e o Heavy Metal Tradicional, embora a banda tenha se utilizado do termo “New Wave Of British Heavy Metal”, o quinteto lançou “Hot Tonight”, excelente álbum de estreia lançado em 1984.

Apesar de muito bem recebido e vários shows pelo Reino Unido, a banda não conseguiu estabilizar seu line up por muito tempo e as famosas “trocas” de integrantes começaram a acontecer e segundo consta, a personalidade forte de Dennis Stratton foi a grande responsável por estas mudanças.

Pela banda passaram os vocalistas Reuben Archer, John Farnham, Bob Hawthorn, bem como os bateristas Les Binks (ex Judas Priest), Clive Edwards (ex Wild Horses) e Nicko McBrain (ex Trust) que mais tarde passaria a integrar o Iron Maiden.

Em 1999, o grupo lança “Unearthed – Raiders Of The Lost Archives”, álbum duplo e o segundo da carreira, antes de anunciarem o encerramento das atividades, após alguns shows realizados.

Após um longo período de inatividade, é quebrado o silêncio em 2016 e anunciado o retorno às atividades, prometendo um novo full lenght.

Finalmente em 25 de agosto de 2017, o grupo lança “Second Nature”, novo e terceiro registro da carreira, contendo 13 faixas inéditas e um dos discos excepcionais lançados na ocasião, apresentando um Hard ‘N’ Heavy de excelente qualidade.

Embora todo o trabalho mereça a devida atenção, destaco as faixas “Give Me The Light”, “Don’t Pay The Ferryman” e “Angel With The Dirty Faces”, tríade perfeita que abre um disco grandioso e obrigatório aos fãs de Hard/Heavy Metal.

Outras faixas de destaques: “30 Years”, “Prisioner”, “Heartbeat Radio” e “Lionheart”.

A nova formação consiste em: Lee Small: Vocais (ex- Phenomena, SHY, Skyscraper, Snowfall, Arkham’s Razor), Dennis Stratton: Guitarras (ex-Iron Maiden e Praying Mantis), Steve Mann: Guitarras e Teclados (ex-MSG, Tytan, Liar, The Sweet), Rocky Newton: Baixo (ex-Michael Schenker Group, The Sweet, X-UFO) e Clive Edwards: Bateria (ex-Wild Horses, Medicine Head, Pat Travers, Uli Jon Roth, UFO).


Em resumo: “Second Nature” não é apenas o álbum de retorno do LIONHEART, e sim um trabalho de extrema qualidade que integra a extensa lista dos melhores discos lançados em 2017.

Destaque para a belíssima arte gráfica (capa), ilustrando um álbum espetacular da primeira à última faixa.

Altamente recomendado!

Integrantes:

  • Lee Small (vocal)
  • Dennis Stratton (guitarra, vocal)
  • Rock Newton (baixo, vocal)
  • Steve Mann (guitarra, vocal)
  • Clive Edwards (bateria)

Faixas:

  • 1.Prelude
  • 2.Give Me the Light
  • 3.Don’t Pay the Ferryman
  • 4.Angels with Dirty Faces
  • 5.30 Years
  • 6.On Our Way
  • 7.Second Nature
  • 8.Prisoner
  • 9.Every Boy in Town
  • 10.Time Is Watching
  • 11.Heartbeat Radio
  • 12.Lionheart
  • 13.Reprise

Redigido por: Geovani “Ancient Crybaby” Vieira

PUBLICIDADE

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Veja também

PUBLICIDADE
PARCEIROspot_img

Redes Sociais

30,849FãsCurtir
8,663SeguidoresSeguir
197SeguidoresSeguir
151SeguidoresSeguir
960InscritosInscrever

Últimas Publicações