PUBLICIDADE

Indicação: Fuoco Fatuo – Obsidian Katabasis (2021)

O Metal nos brinda sempre com estilos obscuros e densos, e um dos mais perversos, densos e obscuros mundos é o Funeral Doom. Esse estilo brinca com a misantropia e o niilismo e tende a apresentar uma atmosfera tenebrosa e pesada. E os italianos do Fuoco Fatuo são mestres em fazer isso, combinar a atmosfera macabra a um tema soturno e perverso. “Obsidian Katabasis” é o 3° full do quarteto e representa a evolução de qualidade da banda. Tendo uma boa evolução na produção, os vocais de Milo Angeloni ainda se confundem com os instrumentos e surgem como corais obscuros em meio a tenebrosa combinação harmônica. A construção da cozinha é bem simples e segue o princípio de menos é mais, com pequenas passagens mais trabalhadas e dando sustentação a guitarras que compõe uma tríade quase que maligna, como pode ser ouvido na ótima “Obsidian Bulwark (Creation of the Absurd)”, a primeira faixa do cd.

   
Reprodução / Facebook

Digamos que o compacto é dividido em 3 atos, sendo que cada um é seguido por uma faixa instrumental que designa qual foi o ato passado. Dessa forma, acabamos de passar pelo ato 1, então a próxima faixa, será a instrumental “I”, uma densa composição de ligação, que apresenta sintetizadores e uma atmosfera quase religiosa, mas embebida em trevas e morte. Na sequência se tem a assustadora “Thresholds of Nonexistence Through Eerie”, uma música tão obscura quanto, ou se não mais, a primeira composição do disco. Aqui a atmosfera é mais lenta macabra, com vocais mais próximos a vozes assombrosas. Os sintetizadores tenebrosos preenchem o ambiente e se mesclam as cordas enegrecidas de Giovanni Piazza e Milo. O baixo de Andrea Collaro simplesmente desaparece em meio a ambientação grave da faixa. Mas os ouvidos mais treinados conseguem ouvi-lo ressoar ao fundo, como um suspiro pela noite. Por mais que a faixa seja densa, arrastada e longa, as nuances são agradáveis e apresentam a boa forma de composição. Por sua vez, é dado fim ao segundo ato, então em seguida ouvimos a instrumental “II”. Aqui, as guitarras se assemelham a sussurros de desespero em meio a uma destruição lenta e dolorosa. Um instrumental digno da obra apresentada.

Reprodução / Facebook

Para os que não sabem, ‘Katabasis’ na mitologia se refere a descida ao submundo, e na música antiga, a palavra se refere a uma melodia descendente. E aqui neste disco, ouvimos os dois, melodias que te transmitem a ideia de descer, de sentir como que algo te puxando para baixo. E uma atmosfera como que te levando a descer ao submundo. Em “Psychoactive Katabasis” especificamente, temos a síntese da densidade e da escuridão. Uma composição misantrópica, niilista e com atmosfera esotérica, o faixa é totalmente hipnótica, e mesmo os mais críticos do estilo sentem arrepios ouvindo a música. Com nuances e mesclando seu estilo principal ao Death Metal, a música une o melhor dos dois mundos: o peso e a densidade do Funeral Doom, com as pontes mais brutais do Death metal. Os vocais ecoam como que cânticos amaldiçoados entoados em alguma caverna soturna, enquanto o instrumental trabalha com um nível de obscuridade que chega a soar perverso e maligno. E como que fechando um ciclo, ouvimos a boa faixa instrumental “III”, que são 5 minutos de dedilhados mesclados com guitarras ecoando ao grave de um baixo distorcido e denso, dando ainda mais a sensação de que algo terrível pode acontecer a qualquer momento.

Nota: 8,5

Faixas:

  1. Obsidian Bulwark (Creation of the Absurd)
  2. I
  3. Thresholds of Nonexistence Through Eerie
  4. II
  5. Psychoactive Katabasis
  6. III

Integrantes:

  • Milo Angeloni (vocais e guitarra)
  • Andrea Collaro (baixo)
  • Giovanni Piazza (guitarra)
  • Davide Bacchetta (bateria)

Redigido por: Yurian ‘Dollynho’ Paiva

PUBLICIDADE

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Veja também

PUBLICIDADE

Redes Sociais

30,849FãsCurtir
8,583SeguidoresSeguir
197SeguidoresSeguir
261SeguidoresSeguir
1,151InscritosInscrever

Últimas Publicações

- PUBLICIDADE -