PUBLICIDADE

[ Anuncie Aqui ]

Incompetência ou má fé? Entenda o caso do produtor que abalou o underground brasileiro

O M.A.D. Metal Fest estava programado para acontecer nos dias 8 e 9 de março, na VIP Station, em Santo Amaro (São Paulo), mas foi cancelado por conta de uma série de acontecimentos que levaram ao colapso da M.A.D. Produtora. Pelo menos, segundo o “produtor” de eventos, Marlon da Silva Rocha (também conhecido como Marlon Mitnel).



O evento de São Paulo, focado no Metal extremo, trazia nomes de muito prestígio em seu lineup e, rapidamente, chamou a atenção do público. Seria uma oportunidade quase única para assistir bandas do porte de Dark Funeral, Nargaroth, Yoth Iria, Opera IX, Besatt e outros grupos nacionais de prestígio no underground como Troops Of Doom, Dorsal Atlântica, Mystifier, Luxúria de Lilith, Amen Corner e mais.

Como foi divulgado nesta semana, começaram a acontecer problemas com relação a organização do festival e vamos comentar todos os pontos aqui nesta matéria. Vamos seguir uma linha do tempo para que o amigo leitor consiga entender exatamente o que aconteceu e possa tirar as suas próprias conclusões.

Como assim o evento está cancelado?

Marlon, no último dia 5 de março, apenas alguns dias antes da data do evento, compartilhou em sua conta do Instagram um vídeo onde ele avisava que o evento estava cancelado. Sim, de última hora, com inúmeros ingressos vendidos, pessoas com passagens e estadias em hotéis compradas e bandas à caminho do Brasil. Na descrição da publicação ele pedia para as bandas não comparecerem ao local do evento e para as pessoas não saírem de casa pois os shows não aconteceriam mais.



Era nítido que o produtor estava apresentando um quadro instável que aparentemente apontava para uma pessoa em surto. Mitnel afirmou que iria tirar a própria vida (para deixar claro, isso não se concretizou) e alegou que tentou de tudo para fazer o evento acontecer, mas infelizmente estava sendo chamado de coisas como “ladrão”, “nazista” e “desonesto”. Por conta disso, as pessoas, estavam pedindo reembolso dos ingressos, fazendo com que o show se tornasse inviável financeiramente. O vídeo em questão não se encontra mais no ar e, embora o material esteja em nossa posse e salvo, por questões jurídicas, não vamos expor.

Importante ressaltar que o vídeo foi gravado um dia antes, ou seja, 4 de março, e programado para ir ao ar no dia seguinte, 5 de março. Algum tempo depois desse vídeo ser publicado e, após as pessoas começarem a questionar o que estava acontecendo, ele publicou mais um vídeo, só que este novo com conteúdo bastante preocupante. O quadro mental de Marlon parecia ter piorado muito nessas 24 horas e as imagens mostraram alguém em total desespero.

Ficamos desconfiados

Bem, nos primeiros minutos depois destes vídeos (e neste momento nós do Mundo Metal não tínhamos nenhum conhecimento sobre o histórico de Marlon com eventos passados) o primeiro sentimento que nos acometeu foi o de preocupação com sua integridade física. Parecia de fato uma pessoa desesperada e sem saber como lidar com uma situação que, segundo ele, fugiu do controle.

Fomos em busca de entender todos os pormenores e é disto que se trata esta matéria. Caso você não tenha acompanhado o caso, ficou sabendo disto através desta chamada e tenha conseguido assistir aos vídeos que mencionamos, imagino que tenha ficado impactado com as imagens. Mas pedimos que prossiga, pois HÁ MUITOS DADOS OCULTOS que você precisa ficar sabendo antes de formar uma opinião definitiva.



Alguns comentários feitos no primeiro vídeo nos chamaram atenção:

Os motivos do cancelamento

Marlon vinha realizando alguns eventos recentes na região sul do país, onde parte deles vinham de fato acontecendo sem maiores problemas, porém, com a ajuda de parcerias e com outras pessoas envolvidas. É sensato dizer que a M.A.D. Produtora enfrentou algumas acusações recentes e também se envolveu em algumas polêmicas. Coisas locais que não chegaram a virar manchete em grandes sites do país, mas geravam comentários nos bastidores, onde a fama de Marlon não era das melhores.

Com relação ao M.A.D. Metal Fest, o evento mais ambicioso da produtora, as complicações começaram quando a matéria do Fantástico sobre a cena NSBM foi ao ar. O Mundo Metal também fez um artigo sobre a reportagem da TV Globo e você pode ler clicando AQUI. Voltando ao evento, algumas bandas que estavam confirmadas foram correlacionadas ao nicho Black Metal que envolve a ideologia nazista. Logo, a produtora sofreu pressão para que estas bandas fossem retiradas do cast e, Marlon, assim o fez.

Na época, ele disse não saber sobre o envolvimento dos grupos com o NSBM e chegou a afirmar que alguns dos nomes ligados a esta vertente estavam sendo injustiçados e acusados erroneamente. Mesmo assim, um novo cast foi divulgado sem a participação dos grupos acusados e o evento estava confirmadíssimo. Pelo menos, até o dia 5 de março…



Foi chamado de “bigodista” e pirou o cabeção?

No vídeo mencionado e também nas diversas lives posteriores que o agora ex-produtor fez, ele afirma que sofreu cancelamento nas redes sociais e as pessoas começaram a pedir reembolso dos valores já pagos nos ingressos. E como este número de pedidos foi crescendo a cada dia, ele chegou a conclusão que não iria conseguir custear toda a estrutura dos shows. Marlon resolveu então abandonar o próprio fest dizendo não estar apto mentalmente.

Com as iminentes perguntas sobre reembolso, ele afirmou que as pessoas precisariam reivindicar o dinheiro dos ingressos através da Bilheto, plataforma online que permite a venda e gestão de ingressos para eventos, e que tinha trabalhado na criação do site ingressosmad.com.br (já fora do ar).

Importante salientar que o domínio do site está registrado no nome de Marlon como vemos na foto abaixo.

Crédito: Andre Smirnoff

Vamos juntos entender quem é Marlon da Silva Rocha?

Com tudo o que foi relatado até agora, e se fosse “apenas” isso, poderíamos pensar que se trata apenas de um produtor iniciante que deu o passo maior que as próprias pernas e, ao se deparar com com um problema deste tamanho, surtou desesperado.



E aqui vamos fazer uma ENORME ressalva. Produzir eventos é uma profissão, exige preparo. Sendo assim, não se organiza eventos dependendo de venda antecipada de ingressos. Eventos são organizados com o produtor assumindo o risco. Ele pode ter lucro, pode empatar e pode ter prejuízo. Mas o produtor deve sempre possuir o capital necessário ou procurar um parceiro que vai dividir esse risco com ele. De qualquer forma, caso o evento dê errado, o produtor cumpre com suas obrigações acordadas previamente, tanto com as bandas como com o público.

Qualquer coisa diferente disso é gambiarra!

Estamos deixando isto claro, pois mesmo que o Marlon possuísse as melhores das intenções, NO MÍNIMO, ele foi AMADOR e INCOMPETENTE. E não, não estamos pegando pesado e você vai entender tudo agora. Prepare-se!

Reincidente

Em 2012, um evento chamado Under Metal Fest foi cancelado de uma forma muito semelhante ao M.A.D.. Na ocasião, nomes como Crucified Barbara, Massacre, Absu, Master, Magenta Harvest e mais uma série de bandas em evidência naquele ano foram confirmadas, com ingressos sendo vendidos de maneira antecipada e tudo mais.



Alguns dias antes do show, a seguinte nota foi publicada no Facebook do próprio fest:

“É com grande pesar que eu, Marlon Mitnel, produtor responsável pela Mitnel Produções anuncio o cancelamento do UNDER METAL FEST – RS que seria realizado entre os dias 15 e 17 de novembro no Sítio do Beto, em Gravataí – RS.

Por conta da baixíssima venda de ingressos, não conseguimos o valor suficiente para arcar com todos os custos que deveriam ser pagos antecipadamente para que o festival ocorresse sem transtornos ou cancelamentos prováveis de nomes importantes já anunciados pela produção do festival.

Todo o valor investido até então, tal como reserva do local e pré-acordos com as atrações anunciadas foram custeadas por mim, na cara e na coragem, no intuito de realizar no Rio Grande do Sul um dos maiores festivais de Metal já visto.



Me arrisquei por tentar oferecer o melhor ao público e por acreditar que realmente daria certo. Errei ao confiar que poderíamos pagar o festival com as vendas antecipadas dos ingressos, algo que infelizmente tem sido motivo de cancelamentos de festivais por todo o país.

Não faltou vontade, investimento, nem esforço para que tudo acontecesse da melhor maneira. Mas infelizmente não aconteceu.

E para eliminar as chances de transtornos ainda maiores ao público, a Mitnel Produções decidiu então cancelar o evento e não ir até o fim.

Gostaria de pedir desculpas àqueles que foram lesados por terem comprados seus ingressos antecipados, passagens, hospedagens para os dias do evento, tais como público e também às bandas convidadas.



Agradeço aos que apoiaram a Mitnel Produções até agora e que acreditaram nessa aposta, por me conhecer e saber da idoneidade da Mitnel Produções, que por várias vezes organizou eventos no RS bem sucedidos ao público.

Agradeço também aos que compraram ingressos antecipados, nos apoiando desde o início nessa empreitada. Aproveito para esclarecer que todos os ingressos serão reembolsados. A Ticktbrasil irá mandar e-mail a todos que compraram ingressos antecipados online, e quem comprou ingressos no ponto de venda em Porto Alegre, uma data será agendada para devolução do dinheiro mediante a apresentação do ingresso.

Por fim, não me escondi e isso jamais farei diante do público que acreditou e confiou em mim e no trabalho da Mitnel Produções. Me ponho à maiores esclarecimentos à imprensa e a quem solicitar, uma vez que é isso que tenho feito desde o anúncio na página oficial do festival.

O momento para a cena do Metal nacional é um tanto delicado, visto os últimos acontecimentos ocorridos e consequentemente o receio dos produtores em relação ao comparecimento do público em seus festivais. Com mais este, é provável que esta situação se agrave. O momento é de união e apoio a cena nacional, o comparecimento do público assim como a atitude e iniciativa de novos produtores que colaborem com a reestruturação do nosso movimento, eu quero deixar claro que não desistirei e usarei dos erros para aprender e fazer sempre o melhor.



Marlon Mitnel
Mitnel Produções”

A nota é autoexplicativa, mas percebam que são exatamente os mesmos erros cometidos no evento deste ano.

Vamos comentar alguns pontos:



“Todo o valor investido até então, tal como reserva do local e pré-acordos com as atrações anunciadas foram custeadas por mim, na cara e na coragem”

Esta foi a pergunta mais frequente feita ao Marlon sobre o evento de 2025. Sendo assim, se custeou tudo e estava tudo pago, por que desistir do evento? Ele nunca respondeu de forma satisfatória, de modo que sempre pareceu enrolação.

Assim como no caso do M.A.D. Metal Fest, bandas começaram a se pronunciar dizendo que acordos não foram cumpridos, veja matéria do Whiplash:



Alguma coincidência com o que rolou em 2025?

Veja o que as bandas que estavam escaladas para tocar no M.A.D. tem publicado em suas redes:

O caso do Yoth Iria precisa de detalhamento, assim como do Besatt, mas faremos isso a seguir. Vamos seguir com algumas ponderações importantes sobre o cancelamento do evento em 2012 organizado por Marlon.

“Errei ao confiar que poderíamos pagar o festival com as vendas antecipadas dos ingressos”



Espere um momento… se existia esta “consciência” em 2012, logo, fazer exatamente a mesma coisa em 2025 configura o que? Deixaremos que você, leitor, responda.

Mas prosseguindo:

“Gostaria de pedir desculpas àqueles que foram lesados por terem comprados seus ingressos antecipados, passagens, hospedagens para os dias do evento, tais como público e também às bandas convidadas.”



Parece um replay, não é mesmo?

“Aproveito para esclarecer que todos os ingressos serão reembolsados. A Ticktbrasil irá mandar e-mail a todos que compraram ingressos antecipados online”



Perceba, em 2012, Ticket Brasil, em 2025, Bilheto. Mas e quanto as responsabilidades da Mitnel Produções e da M.A.D. Produtora? Chegaremos lá, mas ainda TEM MAIS.

Veja este triste acontecimento em um evento também de 2012. No flyer, Mitnel Produções organizando evento com a banda Encefalo em São Leopoldo/RS.

O evento ocorreu, mas…

Não se trata de apontar o dedo!

Perceba, não estamos aqui para fazer uma condenação, este é o papel da justiça, mas existe uma semelhança muito grande nas ações de 2012 e 2025. E isso nós vamos mostrar a vocês, sim! É quase um modus operandi. E é triste pois as pessoas continuam se deixando levar por este tipo de atitude.



A Mitnel Produções foi extinta em 2012 após o vexame que foi o cancelamento do Under Metal Fest. O Marlon então saiu de cena durante alguns anos, mas depois disso, reapareceu e como se nada tivesse acontecido começou a produzir shows novamente.

Precisamos entender que esse tipo de “coincidência” não pode acontecer. Chega de MOA‘s, de M.A.D.‘s e afins. Quando esses “produtores” reaparecerem, e eles irão, VOCÊ PRECISA DIZER NÃO!

Yoth Iria e Besatt

O Yoth Iria estava à caminho do Brasil quando o Marlon anunciou o cancelamento do fest. A banda chegou no aeroporto de Guarulhos e não tinha ninguém para recebê-los. Não havia hotel pago, comida, não havia mais show para a banda fazer. Percebe o quanto esta atitude é irresponsável? O Yoth Iria é uma banda da Grécia, não moram “aqui do lado”, os caras vieram do outro lado do mundo e simplesmente sofreram as consequências de forma injusta pelas atitudes incompetentes e negligentes (no mínimo) do senhor Marlon Mitnel.

O Besatt estava no Equador, uma banda da Polônia, com passagem de volta para seu país natal depois do show do Brasil. Isto é, eles tinham passagens de São Paulo para Polônia, mas não tinham passagens do Equador para São Paulo, pois a M.A.D. não enviou as passagens… Como o Marlon pode afirmar que estava tudo pago? Não seria mais fácil mostrar os comprovantes?



Questionei o “ex-produtor” em uma de suas lives no Instagram sobre os comprovantes de pagamento das bandas e demais comprovantes que ele afirma ter. É claro que ele não respondeu apesar das inúmeras vezes que insisti na pergunta. Naquele momento ele estava muito “ocupado” xingando mulheres de “vagabunda” e mandando pessoas revoltadas com sua postura para todos os lugares possíveis e imagináveis.

O evento está salvo

Graças às ações de outros produtores assim como da Bilheto, grande parte dos shows irão acontecer. A Bilheto inclusive publicou uma nota com os seguintes dizeres:

“A Bilheto, em parceria com a banda Dark Funeral e um grupo de apoiadores, tem o prazer de anunciar que os fãs terão a experiência que tanto aguardavam: os shows em São Paulo e Curitiba estão confirmados!

Mesmo diante dos desafios, trabalhamos incansavelmente para garantir que esse momento aconteça. E temos boas notícias:



✅ Os ingressos adquiridos para São Paulo (08 e 09 de março) serão válidos para a nova data de 08/03.

✅ Os ingressos para Curitiba (07 e 09 de março) serão válidos para a nova data de 09/03.

✅ Cada ingresso de São Paulo permitirá a entrada de um acompanhante gratuitamente!

✅ Abertura de novas vendas para quem quiser prestigiar esse grande evento.



Estamos comprometidos em oferecer um espetáculo digno da paixão dos fãs. E mais: em breve, novas bandas serão anunciadas para completar essa experiência épica!

O QUE ACONTECEU?

Sabemos que o caminho até aqui foi turbulento e lamentamos profundamente os transtornos causados pela M.A.D. Produtora aos fãs e às bandas envolvidas.

A Bilheto foi apenas responsável pelo desenvolvimento e gestão do site www.ingressosmad.com.br conforme acordado. Mesmo assim, fomos diretamente impactados pelo cancelamento dos festivais. O mais preocupante é a postura do Sr. Marlon Ramos, responsável pela M.A.D. Produtora, ao tentar transferir a responsabilidade dos reembolsos para a Bilheto, apesar de ter recebido os valores das vendas.



Diante dessa situação, nosso departamento jurídico já está tomando todas as providências legais necessárias e, em breve, traremos mais informações.

Se você deseja solicitar o reembolso, deve entrar em contato diretamente com a M.A.D. Produtora:

📌 M.A.D. Produtora
📌 Marlon da Silva Rocha
📌 *CPF: (não publicaremos dados sensíveis)
📌 *WhatsApp: (não publicaremos dados sensíveis)

Sabemos que nada apaga os transtornos causados pela M.A.D. Produtora, mas queremos transformar essa adversidade em um evento ainda mais memorável.

Nos vemos no show!

Atenciosamente,
Equipe Bilheto”



O Yoth Iria recebeu ajuda do Luís, do Necrópole Hall, que foi buscar a banda no aeroporto e não deixou que os gregos ficassem ao léu. Veja o vídeo:



Aliás, aqui estão os flyers dos shows reagendados. Palmas aos envolvidos!

Lições que precisam ser aprendidas

1) Ser produtor é diferente de ser um aventureiro irresponsável. Para produzir não basta apenas vontade, é necessário competência, capital, equipe, divulgação e ser um cumpridor de acordos. Se você não tem dinheiro para bancar o evento que quer produzir, busque parceiros e investidores, simples assim.



2) Ao público: não compre ingressos de eventos mirabolantes sem puxar o histórico da produtora e, principalmente, das pessoas envolvidas. Tá cheio de gente não profissional por aí e se você não se importar com seu próprio dinheiro, depois vai ter que correr atrás do prejuízo.

3) Aos influencers e portais: não divulgue eventos sem saber com quem estão lidando e tampouco a troco de “credenciais para curtir o rolê”. É a sua cara que está sendo utilizada para endossar o evento. Qualquer erro ou atitude de má fé do produtor, vai respingar na sua imagem e marca. Um influencer ou portal sem credibilidade está fadado ao fracasso.

4) Cobre! Cobre os organizadores do MOA, cobre os organizadores do M.A.D., não deixe cair no esquecimento. Cobre todos aqueles que estão causando danos a nossa cena que já é fragmentada e cheia de problemas. Não me refiro a usar de violência, mas de procurar os meios legais e fazer os envolvidos sentirem na pele os danos que causaram a terceiros. A impunidade gera o surgimento de mais situações semelhantes.

5) Não saia por aí tomando partido. investigue. Todas as informações trazidas nesta matéria estavam públicas e à disposição de todos que quisessem encontra-las. Não se deixe levar por choros e dramas. Dessa forma, se você cair na lábia do malandro, será mais um manipulado e induzido ao erro.



Mas e o Marlon?

Depois de ser o assunto da semana, virar meme e tema de música, até ontem à noite, Marlon ainda estava curtindo seus 5 minutos de fama fazendo lives em seu Instagram e atraindo a atenção de um bom número de pessoas…

Sinceramente, não acreditamos que ele pagará pelos prejuízos causados. Mas uma coisa nós prometemos a vocês, caso ele retorne daqui alguns anos com outra produtora, NÓS IREMOS LEMBRAR!

CHEGA!

PUBLICIDADE

[ Anuncie Aqui ]

Comentários

  1. Realmente amadorismo e molecagem por parte desse cidadão… Ele também deu mancada com minha banda. Mas agora esse ser está longe da cena. Que bom.

  2. Ótima matéria, o sujeito merece ser investigado pelo ministério público, ele repetiu o padrão de 2012 conscientemente. Só um detalhe ninguém ainda conseguiu responder: a quantidade de ingressos vendidos pelo site e se de fato o dinheiro foi pra ele como alegado bilhete. E também se de fato ele pegou os 10 mil dólares pro Dark Funeral. O que esse sujeito fez com o Yoth Iria é inaceitável. Ainda tem a história do Ozempic. E muita conversa torta vinda desse sujeito.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Veja também

PUBLICIDADE

[ Anuncie Aqui ]

PUBLICIDADE

[ Anuncie Aqui ]

Redes Sociais

36,158FãsCurtir
8,676SeguidoresSeguir
197SeguidoresSeguir
261SeguidoresSeguir
1,950InscritosInscrever

Últimas Publicações

PUBLICIDADE

[ Anuncie Aqui ]