O ex-baterista do Sepultura, Iggor cavalera, foi entrevistado recentemente pela Revolver, e indagado sobre o primeiro músico a quem admirou, Igor respodeu:
“Acho que o primeiro, e ainda um dos meus favoritos até hoje, é Bill Ward do BLACK SABBATH.”
Ele contou como conheceu a banda:
“É uma história engraçada, porque meu pai tinha um monte de discos, e mais tarde, eu e Max estávamos vasculhando sua coleção e encontramos o primeiro disco do SABBATH no meio das suas coisas. Mas isso foi depois que já estávamos no rock – não tanto metal, mas mais rock. E então, é claro, o SABBATH se tornou uma daquelas bandas que ainda são minhas favoritas. Eu ainda ouço a esses primeiros registros.
“Bill Ward é um daqueles caras que me inspiraram, no começo, a tocar bateria, e também a maneira como ele sempre estava forçando os limites com percussão diferente. E ele era fora do comum, então ele era o único.”
Iggor também falou sobre o que ele considerava “mais original” com relação ao lendário baterista britânico:
“Acho que a coisa mais original é que em uma época em que muitos bateristas seguiam as guitarras e tentavam ser tão sei – muito ‘normal’, ele estava tentando coisas diferentes e estava saindo. E às vezes, parece que toda a banda estava realmente tentando alcançá-lo. E para mim, isso foi uma grande lição porque ele colocou o bateria na frente em vez de ser apenas o baterista típico que só seguia o riff, apenas seguia a linha de baixo. Ele estava realmente tocando de uma forma diferente naquela época, e isso é para mim uma coisa que realmente me fez olhar para ele como um baterista diferenciado.”
Assista a entrevista completa: