Se o Iced Earth sobreviver a estes tempos difíceis, terá que ser totalmente reformulado. Hoje, 15 de fevereiro de 2021, o vocalista Stu Block, o baixista Luke Appleton e o guitarrista Jake Drayer anunciaram que não fazem mais parte da banda.
Stu Block era o cantor do Iced Earth desde 2011 e emitiu a seguinte nota através de suas redes sociais: “Ei, tudo bem, há momentos e eventos em que você tem que fazer um balanço e reavaliar sua vida, trabalho e trajetória para o futuro. Dito isto, informei Jon e sua atual gestão que vou anunciar minha demissão do Iced Earth com efeito imediato. Antes de tomar qualquer decisão pessoal, precisei das últimas semanas para processar a situação, bem como respeitar os outros em nossa equipe que também estavam processando a situação. Agradeço muito a todos por respeitarem isso. É a melhor decisão em muitos aspectos para mim, será um crescimento profissional daqui para frente. É hora de seguir adiante, curar as feridas e prosperar. Muito amor e respeito a todos vocês. E não se preocupem! Fiquem atentos para algumas coisas interessantes que estão por vir! É hora de embarcar em um novo capítulo. Sejam bons uns com os outros.”
O baixista Luke Appleton gravou os dois últimos álbuns da banda, “Plagues Of Babylon”, de 2014, e “Incorruptible”, de 2017. Ele foi mais sucinto e disse somente que: “Em resposta a eventos e circunstâncias recentes, notifiquei a gestão do Iced Earth e Jon que eu irei renunciar ao cargo de baixista do Iced Earth com efeito imediato. Eu gostaria de agradecer a todos que me enviaram seu apoio e amor durante este momento difícil. Obrigado!!!”
Já o guitarrista Jake Drayer não mencionou os assuntos recentes e não disse que estava se demitindo ou algo do tipo, quando procurado pelo site TMZ, o jovem músico explicou que foi contratado para tocar com a banda de 2016 a 2018, mas agora ele está focado exclusivamente em tocar com o Witherfall. Jake também declarou que gostou de tocar no Iced Earth e lamentou o atual momento. Jon Schaffer encontra-se preso em Indiana, mas será conduzido para Washington DC, onde deverá passar por todo o trâmite jurídico até ser solto sob fiança ou não. Traremos maiores detalhes assim que forem saindo informações relevantes sobre o caso.