Max Norman, produtor aposentado que já trabalhou com Ozzy Osbourne, Megadeth, Bad Company, Armored Saint, Dangerous Toys, Lynch Mob, Loudness e Jean Beauvoir (Plasmatics), entre outros; participou recentemente do Podcast Talk Louder, onde compartilhou seus pensamentos em relação aos guitarristas modernos e produção musical.
Para Norman, o cenário musical atual é preocupante. Ele observou que a música moderna está carente de alcance dinâmico, especialmente em bandas sinfônicas, e perde o valor do silêncio.
Além disso, Max Norman atribui esse problema em parte ao curto período de atenção que as pessoas desenvolveram ao usar as mídias sociais. O produtor então abordou o foco dos guitarristas de hoje na proficiência técnica e menos na expressão musical.
“Parece-me que tenho o mesmo problema com os guitarristas de hoje, que são surpreendentemente bons – e todos os parabéns para esses caras – mas poucos deles realmente falam comigo, musicalmente. E posso ver que há milhares de Yngwie Malmsteens, mas há apenas um Uli Jon Roth, por exemplo.”
O produtor comentou a importância de criar belas músicas, músicas que falem com as pessoas, ao invés de só mostrar habilidades técnicas.
“Se você quer longevidade, não se trata de quantas notas você toca. É realmente sobre quão linda você pode fazer esta peça musical. As pessoas parecem estar indo além da musicalidade e entrando em algum domínio técnico – o que é muito bom e bom, mas vamos deixar isso para a sala de prática e sair e tocar algo agradável para mim.”