O vocalista do Dream Theater, James LaBrie, foi o último convidado do programa de rádio de fim de semana do Full Metal Jackie para falar sobre o novo álbum “A View From the Top of the World”. LaBrie revelou que a épica faixa-título de 20 minutos foi o que ajudou a colocar tudo em movimento enquanto gravavam em meio à pandemia. Ele comentou:
“Em qualquer álbum, você pode ver onde estávamos naquele momento particular no que diz respeito ao que nos inspirou ou o que sentimos ser necessário para explorarmos musicalmente. Uma das coisas bonitas de estar em uma banda como o Dream Theater é que não há limitações. Não estamos confinados a um estilo particular – temos essa tapeçaria que podemos simplesmente acessar e ela é ilimitada.
“Com este álbum em particular, sabíamos que queríamos escrever uma faixa-título épica. Isso meio que deu o tom – sabíamos que íamos fazer um épico sobre isso, então também sabemos que faríamos muitos experimentos e explorações e seríamos um tanto ecléticos.
“Queríamos dar a este álbum muita energia do início ao fim – uma celebração de ser animado, especialmente.
“Estávamos gravando isso durante o auge da pandemia. Na verdade, foi terapêutico para nós mergulhar em outra coisa além de sermos inundados com o que a pandemia estava fazendo com cada um de nós. Isso nos impulsionou a ir nessa direção e querer escrever o tipo de álbum que acabamos de escrever.”