O Dream Theater finalmente lançou no último dia 7 de fevereiro, seu mais novo álbum de estúdio intitulado “Parasomnia”. O disco é o primeiro desde o retorno do baterista e membro fundador Mike Portnoy e apresenta uma banda pesada, progressiva e altamente criativa.
“Parasomnia” é um trabalho conceitual que trata de distúrbios do sono. Cada composição trata de um tema diferente, mas baseado neste conceito. As letras são bastante sombrias e trazem climatizações interessantíssimas ao ouvinte.
O baterista Mike Portnoy compartilhou a seguinte mensagem sobre o lançamento do registro em suas redes sociais:
“Exatamente um ano atrás (no dia!), 7 de fevereiro de 2024, nós cinco ficamos na mesma sala juntos pela primeira vez em mais de uma década… então passamos a maior parte do ano criando nosso primeiro álbum juntos em 15 anos. Hoje, podemos finalmente compartilhá-lo com todos vocês.
Não poderíamos estar mais orgulhosos ou mais animados com o que criamos. Ficamos tão inspirados por estarmos juntos novamente e sentimos que realmente nos elevamos à ocasião para criar algo especial. ‘Parasomnia’ representa tudo o que é clássico do Dream Theater, misturando gostos do passado com visões do futuro…
Esperamos que você curta essa experiência sonora. Ela é melhor aproveitada em seu ambiente de audição ideal… (de preferência do começo ao fim, como assistir a um filme). Mas, não importa como você a absorva, esperamos que você curta ouvi-la tanto quanto nós curtimos fazê-la.”
Mike Portnoy tinha apenas 18 anos de idade quando o Dream Theater nasceu. Foi literalmente uma vida dentro da banda e, portanto, sua saída em 2013 não deve ter sido uma situação fácil ou confortável. Sobre este tempo em que esteve fora, ele comentou em uma recente entrevista a Rock Candy Magazine:
“Era uma saudade de voltar para casa, de estar com a família. Os dois Johns (Petrucci e Myung) e eu começamos juntos quando éramos adolescentes, e agora estamos aqui chegando aos 60 anos. É muito mais profundo do que voltar para uma banda.”
Em breve você poderá ler nossa resenha detalhada sobre o álbum. Fique atento!