Finalmente, o Dream Theater divulgou detalhes de seu novo álbum de estúdio. O disco se chamará “Parasomnia” e chegará às lojas e streamings no próximo dia 7 de fevereiro, via InsideOut Music. O trabalho marcará o retorno do baterista original, Mike Portnoy, e tem causado bastante expectativa nos fãs.
“Parasomnia” foi produzido pelo guitarrista John Petrucci, com mixagem de Andy Sneap assim como James “Jimmy T” Meslin cuidando da engenharia de som. O registro é composto por 8 novas composições e terá cerca de 71 minutos de duração. A capa é mais uma vez um trabalho de Hugh Syme.
Para os fãs que estão ansiosos, o Dream Theater lançou o primeiro single, “Night Terror”, que você pode assistir ao videoclipe clicando no link abaixo:
Em uma recente entrevista aos brasileiros Marcelo Vieira e Matheus Ribeira, Mike Portnoy foi questionado sobre a musicalidade do novo álbum e se seguiria uma linha parecida com a de “Black Clouds & Silver Linings”, de 2009, ou se inesperadamente seria algo completamente novo. Mike disse:
“Se eu for honesto, acho que ele continua exatamente de onde ‘Black Clouds’ parou, para ser honesto. Há um certo estilo que nós cinco temos quando escrevemos juntos. E se você ouvir os álbuns com essa formação (de ‘Metropolis Pt. 2: Scenes From A Memory’ (1999), até ‘Black Clouds & Silver Linings’ (2009), se você olhar para essa sequência de cinco ou seis álbuns, esse é o som e o estilo dessas cinco pessoas. Então eu acho que é uma boa indicação do que você pode esperar do novo álbum do Dream Theater. Definitivamente soa como o clássico Dream Theater.”
Passado e presente juntos!
Sobre o single, podemos afirmar que ele realmente traz muitos elementos do passado à tona, mas também não se esquece do atual momento e dos discos mais recentes. O estilo de Portnoy é inconfundível e somente por tê-lo de volta, já podemos notar que certos elementos musicais que os fãs sentiam falta retornaram com força. Dessa forma, até mesmo os vocais de James LaBrie parecem tentar resgatar certos timbres de outrora, mesmo com as limitações impostas pelo tempo.
No geral, trata-se de uma música forte e serve como um ótimo aperitivo do que está por vir. Os trechos instrumentais são perfeitos como sempre e, ao longo dos mais de 9 minutos da faixa, vamos empilhando sentimentos mistos de nostalgia, curiosidade assim como de descoberta. Ótimo single!
Lista de faixas de “Parasomnia”:
- In The Arms Of Morpheus (5:22)
- Night Terror (9:55)
- A Broken Man (8:30)
- Dead Asleep (11:06)
- Midnight Messiah (7:58)
- Are We Dreaming? (1:28)
- Bend The Clock (7:24)
- The Shadow Man Incident (19:32)