O Dream Theater, um dos maiores ícones do Prog Metal, segue a todo vapor com a divulgação de seu próximo álbum de estúdio. “Parasomnia” será lançado no próximo dia 7 de fevereiro através do selo InsideOut Music e promete agradar aos fãs novos assim como aos antigos.
O novo trabalho foi produzido pelo guitarrista John Petrucci, apresentando o engenheiro de som James “Jimmy T” Meslin e, finalmente, contando com a mixagem do renomado Andy Sneap. O primeiro single apresentado foi a faixa “Night Terror”, que você pode assistir ao videoclipe abaixo.
Nesta terça feira, 03 de dezembro, foi disponibilizada mais uma canção. “A Broken Man” traz a história de um veterano de guerra que passa por problemas relacionados a distúrbios do sono. Os pesadelos e a insônia deste personagem são devidos as experiências traumáticas vivenciadas no campo de batalha. Dessa forma, durante a audição da música, podemos ouvir áudios reais de veteranos conversando sobre os horrores da guerra e suas horríveis lembranças.
Opinião Mundo Metal
Ouvindo estas duas faixas atentamente, podemos começar a projetar um vislumbre mais nítido da musicalidade de “Parasomnia”. A primeira observação, desse modo, é que a sonoridade do álbum parece estar muito mais pesada que nos trabalhos anteriores.
As temáticas também estão bastante profundas e obscuras, o que sem dúvida convida o ouvinte a prestar atenção em todas as camadas das composições ao invés de focar apenas no instrumental refinado.
Fica nítida a intenção de transformar a audição em uma experiência cinematográfica e, dessa forma, o resultado é altamente imersivo, sensorial e positivo. As climatizações são um espetáculo à parte e, certamente, os fãs do Dream Theater podem começar a crer que este será realmente um grande registro na discografia da banda.
“Parasomnia” é constituído de 8 faixas e possui cerca de 71 minutos de duração. Em resumo, o álbum não apenas marcará a primeira participação do baterista e membro fundador, Mike Portnoy, desde “Black Clouds & Silver Linings”, de 2009, mas também trará uma nova abordagem musical.
Interessante destacar que ao analisar o tracklist do disco, percebemos que existem algumas faixas não muito longas. Este é o caso de “In The Arms Of Morpheus”, que abre o trabalho com pouco mais de 5 minutos, assim como “Midnight Messiah” e “Bend The Clock”, ambas na casa dos 7 minutos. E convenhamos, faixas de 7 minutos para o Dream Theater, no geral, é algo como 3 ou 4 minutos para as demais bandas.
Abaixo, a capa e o tracklist do álbum:
- In The Arms Of Morpheus (5:22)
- Night Terror (9:55)
- A Broken Man (8:30)
- Dead Asleep (11:06)
- Midnight Messiah (7:58)
- Are We Dreaming? (1:28)
- Bend The Clock (7:24)
- The Shadow Man Incident (19:32)