Ícone do site Mundo Metal

Dream Theater: “Foi muito perturbador para nós. Tivemos que aprender quais eram nossos pontos fortes e continuar a banda sem ele”, diz John Petrucci sobre Mike Portnoy

Dream Theater: "Foi muito perturbador para nós. Tivemos que aprender quais eram nossos pontos fortes e continuar a banda sem ele", diz John Petrucci sobre Mike Portnoy

John Petrucci (Image credit: John Petrucci)

O guitarrista do Dream Theater, John Petrucci, refletiu sobre a saída do baterista Mike Portnoy em 2010, e de que forma isso afetou a banda. Portnoy retornou ao Dream Theater em outubro de 2023, após treze anos e, recentemente, em fevereiro de 2025, eles lançaram o novo álbum “Parasomnia”, o primeiro desde o retorno do baterista.

Durante uma nova entrevista concedida à Ultimate Guitar, John Petrucci também comentou sobre o Mike Mangini, que substituiu Portnoy em seus anos de ausência, ajudou a banda superar os novos desafios e voltar aos trilhos:

“Aquilo foi uma grande mudança para nós. Foi muito perturbador para nós. Ele era alguém de quem éramos todos melhores amigos e com quem construímos esta banda juntos, e foi um choque que ele tivesse decidido seguir em frente. Então, foi algo em que todos nós tivemos que aprender quais eram nossos pontos fortes e continuar a banda sem ele.

Principalmente eu, já que costumávamos ser coprodutores, e agora sou o único produtor.

Mas nós nos erguemos com muito esforço, como dizem. E com o Mangini, conseguimos lançar um monte de músicas ótimas, vários álbuns novos do Dream Theater, três indicações ao Grammy e uma vitória, além de todas essas turnês de sucesso e tudo mais.

Então, no começo foi muito perturbador e traumático para todos nós, mas conseguimos seguir em frente de uma forma muito positiva. E então, a vida meio que se completa, e aqui estamos, uns 13 anos depois daquele evento, e o Mike está de volta. Então, a gente nunca sabe o que a vida tem a oferecer.”

Sair da versão mobile