O Dismember é uma banda sueca de Death Metal tida por muitos fãs do estilo como lendária. Afinal, fez certo barulho entre meados dos anos 80 e 90. A banda havia encerrado as suas atividades em 2011, porém retornou aos palcos em 2019 sem fazer muito alarde.
O baterista Fred Estby e o guitarrista David Blomqvist, ambos representantes principais, falaram sobre a reunião da banda, iniciada há quase seis anos. Também falaram sobre os motivos que fizeram por fim, com que voltassem aos palcos juntos de seus respectivos companheiros. Fred iniciou os dizeres da seguinte forma:
“Eu me mudei para os Estados Unidos em 2016. Eu fiz turnês — sou engenheiro de som, então fiz muitos trabalhos de recepção para outras bandas, em turnê com outras bandas. E as pessoas às vezes vinham até mim e perguntavam, tipo, ‘Você é Fred do Dismember?’ Eu fico tipo, ‘Sim, por quê?’ ‘Vocês deveriam fazer turnês de novo. Vocês deveriam tocar de novo.’ E eu fico tipo, ‘É, tanto faz.’ As pessoas dizem isso e não querem dizer isso de verdade. Mas depois de alguns anos, tipo por volta de 2017, eu fiquei tipo, ‘Ah, talvez haja um interesse real que seja grande o suficiente para a gente pensar em tocar juntos.’ E não estávamos todos na mesma página então, mas deixamos pra lá. Então meio que esquecemos disso. Mas aí por volta de 2018, começamos a receber ofertas reais para fazer festivais e assim por diante. E as pessoas estavam realmente dizendo, tipo, ‘O que você quiser, o que você precisar dentro do razoável, nós queremos que você toque.’ Então, finalmente chegamos na mesma página, todos nós, e pensamos, ‘Sim, vamos fazer de novo. Vamos ver como isso vai.'”
Fred também tratou de responder sobre como todos os integrantes estão trabalhando agora diante dessa retomada. Ele disse:
“Não fazemos turnês longas. Não fazemos mais do que dois shows em um fim de semana. Se começarmos a fazer turnês novamente, você começará a ver os lados ruins de estar longe de sua família, de sua casa e do seu trabalho, e você não pode tirar férias do trabalho. Todos nós temos carreiras das quais não queremos desistir. Então, esse é o número um. O número dois é que prometemos um ao outro que qualquer show ou qualquer decisão que tomemos para a banda será — todos têm que participar, todos nós cinco. Se isso não estiver acontecendo, então não vai acontecer. E o número dois foi que dissemos que se não for divertido, não deveríamos fazer. Precisamos saber que estamos nos divertindo tanto quanto nos divertíamos quando começamos, então estamos rindo, há mais positividade do que negatividade em torno dos shows que estamos fazendo. Isso foi muito importante para nós. E é por isso que mantemos assim. As pessoas ficam tipo, ‘Oh, vocês deveriam vir em turnê.’ Ou, ‘Se vocês pudessem estar na estrada, poderíamos pagar um pouco menos para vocês virem tocar. E então vocês podem fazer mais shows e tudo mais.’ Sim, mas esse é o problema. Então vocês começam a se comprometer em seus próprios termos. Então nunca faremos isso. Nunca faremos turnê. Se fizermos mais de dois shows em uma semana, isso será muito raro, e tem que ser muito especial. Caso contrário, mantemos assim. E isso torna divertido para nós, para o público, e também sabemos que haverá boa qualidade em todos os shows que estamos tocando.”
Quanto à possibilidade de um novo álbum do Dismember, Fred respondeu:
“Sim, quero dizer, já temos material. Estamos falando sobre fazer um álbum. É só uma questão de quando, onde e como, porque não moramos… Eu moro nos EUA, Richard [Cabeza, baixo] mora na Bélgica, os outros três caras ainda moram na Suécia, então só temos que planejar bem. E também ainda estamos recebendo ofertas para tocar em torno de 10 shows por ano, que é o que podemos fazer. Não podemos realmente fazer muito mais do que isso por ano. Então, enquanto essas ofertas continuarem chegando, é meio difícil dizer não a isso apenas para gravar um álbum, porque também queremos tocar ao vivo. Então, acho que teremos que tentar planejar algo, mas estamos falando sobre como fazer isso. Então, veremos.”
David acrescentou:
“Todo mundo quer fazer um novo álbum, é claro. Não é como se estivéssemos fazendo um show de grandes sucessos e ganhando dinheiro. Estou gostando mais disso do que antes. Estou me divertindo muito. Como Fred disse, agora é nos nossos termos. Então é só muita energia positiva.”
Anteriormente, os outros membros do Dismember se manifestaram a respeito do novo álbum
Em uma entrevista de maio de 2024 com Justin Horval do Hells Headbangers, o vocalista Matti Karki, falou sobre uma possível continuação do álbum “Dismember”, lançado em 2008. Ele disse:
“Eu sei que temos que fazer alguma coisa. Primeiro de tudo, precisamos, ou queremos, manter nosso estilo, mas ainda tem que ser diferente de certa forma, porque há muitas bandas que fazem coisas antigas. Então temos que encontrar nosso novo nicho, o que estamos fazendo. Mas neste momento, acho que temos alguns riffs. Os caras têm escrito em casa. Não ouvimos. Não fizemos nada. A única coisa sobre a qual temos falado, sim, precisamos fazer um novo álbum. E temos que encontrar uma maneira de fazer músicas em três países diferentes — Fred nos Estados Unidos, três de nós na Suécia e um na Bélgica… Vamos ver o que acontece, já que só conversamos sobre isso.”
No início de maio, RichardMetalFan perguntou a Cabeza se havia alguma possibilidade de os fãs obterem alguma música nova do Dismember em breve. Ele respondeu da seguinte maneira:
“Com certeza, cara. Está acontecendo. Quando, não posso te dizer agora. Mas nós conversamos sobre escrever novas músicas. Estamos escrevendo novas músicas individualmente, mas não começamos a escrever músicas juntos como uma banda. Temos estado tão ocupados fazendo shows nos últimos dois anos e fazendo todas essas outras coisas. Mas acho que estamos chegando cada vez mais perto. Vamos ver o que acontece no ano que vem, em 2025. Talvez realmente comecemos a juntar algumas músicas. Mas cem por cento, um novo álbum do Dismember vai acontecer. Sem dúvida, sem dúvida. Mas temos expectativas muito altas sobre nós mesmos como uma banda para lançar um novo álbum.”
A formação atual do Dismember conta com:
- Fred Estby (bateria)
- David Blomqvist (guitarra)
- Robert Sennebäck (guitarra)
- Matti Karki (vocal)
- Richard Cabeza (baixo)