PUBLICIDADE

DIO: “Eles passaram de banda de abertura para atração principal muito rapidamente, e Vivian Campbell não merecia esse status como Jimmy, Vinny e Ronnie mereciam”

Na história do Heavy Metal, não foram poucos os desentendimentos entre músicos. Em alguns casos, tais disputas internas refletiram diretamente na qualidade musical dos discos apresentados. Certamente, foi isso que aconteceu com a banda solo do saudoso vocalista Ronnie James Dio.

   

Segundo o guitarrista Vivian Campbell, integrante da formação clássica da banda que ainda contava com o baterista Vinny Appice e o baixista Jimmy Bain, assim como o próprio Dio, o vocalista não cumpriu sua parte do acordo com os músicos. Tal versão de Campbell foi inclusive endossada pelos outros dois integrantes e, segundo o que é contado, havia uma promessa feita no início de tudo, que após o lançamento do terceiro álbum eles passariam a ser uma banda de fato, com tudo sendo compartilhado de maneira igualitária entre os quatro membros.

Acontece que isso nunca aconteceu. Quando “Sacred Heart”, o terceiro disco, foi lançado em 1985 ainda como um disco solo de Dio, Vivian Campbell não aguentou. Ele resolveu confrontar o vocalista e sua empresária Wendy para saber se iriam cumprir com sua parte no acordo. O resultado do confronto foi a demissão de Vivian Campbell, que acabou entrando no Whitesnake em 1987.

Reprodução

Esse mal estar nunca foi resolvido entre as partes. Contudo, Vivian Campbell falou muitas coisas sobre Dio na imprensa e, Dio, vez ou outra, respondia com o mesmo teor de irritação.

Craig Goldy, guitarrista que substituiu Vivian Campbell em 1986 e gravou o quarto álbum de Dio, “Dream Evil”, resolveu enfim partir em defesa de Dio em uma nova entrevista. O bate papo com Shane Bennett da Totem Paul Radio resultou no seguinte depoimento de Craig:

   

“Ronnie escolheu Vivian, Vinny e Jimmy por um motivo, não apenas porque Jimmy estava no Rainbow com ele e Vinny estava no Black Sabbath com ele, mas havia um motivo que fez eles estarem no Rainbow e no Sabbath. E Vivian era feroz, cara. Aquele cara, eles criaram um (monstro?)… Lembro-me de ler um comentário outro dia que as pessoas achavam que talvez ‘Holy Diver’ colocasse o sarrafo muito alto. Porque até ‘Last In Line’, eu amo ‘Last In Line’ e ‘Sacred Heart’, mas em ‘Sacred Heart’ as músicas não eram tão boas porque Ronnie sabia que os caras não estavam realmente dando tudo de si.

E, infelizmente, eu estava lá, quero dizer, eu estava na casa de Ronnie o tempo todo. Eu sei como aconteceu. E na época havia rumores sobre eles serem uma banda de participação igual no terceiro álbum. Mas eles levaram isso ao pé da letra, tipo, ‘quando chegar no terceiro álbum, seremos uma banda de verdade, com compartilhamento igual de dinheiro’. E Ronnie disse que isso aconteceria ‘por volta do terceiro álbum’. E ele me explicou uma vez. Ele disse, ‘mesmo que Jimmy e Vinny já sejam meio que estrelas por causa do Rainbow e do Black Sabbath, eles já estão lá. Quando todo mundo se tornar tão famoso quanto eu, é quando deveríamos estar em compartilhamento igual. Isso deveria acontecer por volta do terceiro álbum porque esses caras são muito bons’. E em todo contrato de gravação você tem uma opção de álbum solo. E então se você escolher sua opção de álbum solo, isso diz respeito ao cara principal, e quem quer que seja, você não é igual a ele porque a gravadora escolheu sua opção de álbum solo. Era tudo o que eles tinham que fazer e não fizeram porque sabiam que não podiam. E tudo se resumia a isso: dinheiro.”

Quando questionado sobre Vinny Appice e Jimmy Bain terem testemunhado em favor de Vivian Campbell, Craig argumentou:

“Não havia uma frente unida entre a banda, era Vivian. Quer dizer, Vinny diz que todos sentiam o mesmo que Vivian, mas onde estava a posição unida? Onde estava a frente unida? Por que todos aqueles caras não foram juntos? Por que não foram três pessoas confrontando Ronnie? Por que foi só Vivian? Por que foi bem na hora, como se Vivian tivesse programado seu despertador e o alarme disparasse e ele dissesse: ‘ok, agora é hora de confrontar Ronnie’. E ele foi muito desrespeitoso com Ronnie em muitas ocasiões. Muitas vezes eu e Ronnie íamos juntos ao bar quando eu ainda estava no Rough Cutt, e ele ficava perplexo porque não sabia o que fazer com Vivian. Porque Vivian estava sendo muito desrespeitoso com ele. Na cabeça dele, ele tinha um senso de direito. E ele não o merecia…

Eles passaram de banda de abertura para atração principal muito rapidamente, e Vivian Campbell não merecia esse status como Jimmy, Vinny e Ronnie mereciam. E ele tinha um senso de direito. Ele era um cara legal, ele realmente era. Muitos fãs dirão que ele era um cara muito bom. E ele era. Ele era um cara legal, um cavalheiro. Na maioria das vezes ele era um cavalheiro comigo…

Mas de qualquer forma, esse era o problema. Vivian tinha um senso de direito e era muito desrespeitoso com Ronnie de vez em quando. E eu vi isso de vez em quando também. E isso doeu meu coração, muitas vezes eu estava no bar com Ronnie e ficava tão perplexo com isso. Muitas pessoas acham que foi influência de Wendy. Não foi influência de Wendy. Eu vi Ronnie ir atrás de Wendy como um lobo voraz… Isso não teve nada a ver. Foi respeito. E Ronnie estava cansado de ser desrespeitado.”

   

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Veja também

PUBLICIDADE

Redes Sociais

36,158FãsCurtir
8,676SeguidoresSeguir
197SeguidoresSeguir
261SeguidoresSeguir
1,950InscritosInscrever

Últimas Publicações

- PUBLICIDADE -