Certamente, conhecer o trabalho de uma banda qualificada é algo grandioso. Agora, ser convidado para tocar nessa mesma banda é algo de valor imensurável. Principalmente, se a banda é realmente colocada nesse patamar pelo alvo em questão. Brian Tatler, líder do Diamond Head, está sentindo na pele tudo isso. Principalmente, devido ao fato de que ele adentrou ao Saxon e ainda faz parte do Diamond Head.
Em uma nova entrevista com a SDTV – Stonedead Festival, Brian Tatler falou sobre como foi sua entrada no Saxon no início de 2023 como substituto do guitarrista fundador da banda, Paul Quinn. Abre aspas para Tatler:
“Alguns anos atrás, o Diamond Head assinou com a mesma gravadora do Saxon e a mesma gestão, que era Adam Parsons. Então, em 2022, me perguntaram se eu substituiria Paul, porque ele estava com COVID. E eles disseram: ‘Você faria o Steelhouse Festival no fim de semana? Você estaria preparado para aprender o set?’ Então eu fiz isso. E então Paul ficou bem, ele se recuperou, então ele estava bem para fazer o show. Mas eles disseram: ‘Obrigado por aprender o set e tudo mais.’ E então, é claro, eles sabiam que, ‘Ah, ok, ele aprendeu o set. Ele está interessado.’ Então comecei a pensar comigo mesmo, ‘Ah, será que eles podem me convidar de novo. Paul pode até deixar a banda um dia.’ Então comecei a pensar sobre isso. ‘E se eles me convidassem para entrar? O que eu diria?’ E pensei ‘Sim, eu diria que sim.’ E então, cerca de seis meses depois, recebi um telefonema em março de 2023 e Adam Parsons disse, ‘Paul está deixando a banda. Você estaria interessado em assumir e aprender as músicas, fazer todos esses festivais que temos programados e temos uma turnê com o Judas Priest?’ ‘Claro. Sim, por favor.’ Então eu fiz. E então tive um pouco de tempo para aprender as coisas direito, e então tivemos alguns ensaios. E pronto. E o primeiro show foi em Atenas abrindo para o Deep Purple. Então, fantástico.”
Brian Tatler também falou a respeito do seu período junto do Saxon e como tem sido fazer turnês com os caras. Ele disse:
“Obviamente, estou muito animado para fazer isso e é tudo novo para mim. É ótimo tocar com novas pessoas. Acho que é bom ter um desafio também e aprender material novo, tocar com pessoas diferentes, em vez de ficar preso em uma rotina. Então, talvez eu apenas traga um tipo de entusiasmo de que estou amando. E é muito divertido. Estou realmente gostando.”
O guitarrista continuou:
“Sempre pensei que talvez uma grande banda viria bater à porta um dia, porque parecia que estava demorando muito para o Diamond Head chegar ao topo da escada. Mas eu não sabia quem seria ou se algum dia seria… Eu disse sim imediatamente e estou feliz em fazer isso. É fantástico. Eu realmente gosto. Este será meu 80º show hoje à noite com o Saxon e eu realmente gostei. Posso dizer honestamente que cada show que fizemos até agora foi ótimo.”
Só para ilustrar, Brian Tatler fez sua estreia ao vivo como o novo guitarrista do Saxon em 7 de julho de 2023 no festival Rockwave em Atenas, Grécia. Brian se juntou ao também guitarrista Doug Scarratt, ao baixista Nibs Carter, ao baterista Nigel Glockler e ao vocalista Biff Byford para shows e gravações de estúdio. Porém, também seguirá como membro oficial do Diamond Head.