PUBLICIDADE

Dez solos de guitarra fantásticos – Capítulo 1

Desde que o Rock e o Heavy Metal surgiram, os solos de guitarra sempre foram um dos seus maiores atrativos e este quadro fala justamente sobre isso. Ou seja, aqui é o espaço no qual falaremos de um dos principais elementos que embelezam o Rock e o Metal

   

Em nossos dois capítulos, portanto, lembraremos aqui de alguns solos que tornaram suas canções especiais ou se tornaram inesquecíveis como verdadeiros masterpieces de seus criadores, os guitarristas. Desse modo, não percam tempo e desfrutem de nossas lembranças. Mas, atenção, esse quadro não apresenta ranking algum e jamais o fará.

Que tal conhecermos os dez solos do primeiro capítulo?

1.”Here Again” de Alex Lifeson (Rush)

Alex Lifeson / Rush / Acervo / Dez solos de guitarra fantásticos, capítulo 1

Embora possua uma sonoridade diferente da qual tornou a banda canadense, Rush, famosa, seu debut homônimo é considerado símbolo da própria perfeição musical por muitos de seus fãs.

Dentre suas oito faixas, temos a Hard&Blues, “Here Again”, a qual possui um solo que é uma verdadeira história sentimental que as seis cordas executadas por Alex Lifeson contam, esbanjando, ao mesmo tempo, feeling e musicalidade.

   

Ouçam e viajem na criação de Lifeson.

2.”Stampede” de Wolf Hoffmann (Accept)

Wolf Hoffmann / Accept / Divulgação / Solos de Guitarra Fantásticos

Accept é, certamente, a principal banda de Heavy tradicional da Alemanha. Seu líder e guitarrista, Wolf Hoffmann, possui, entre suas influências, música erudita e o guitarrista Ritchie Blackmore (ex-Deep Purple, Rainbow).

Muitos solos de Hoffmann poderiam fazer parte deste espaço, mas a canção da vez é “Stampede” do álbum “Blind Rage”.

As mesmas qualidades que observamos quanto ao solo de “Here Again” do Rush servem para essa obra de arte de Wolf Hoffmann.

Escute, prestando atenção em todos os seus detalhes e sentindo o clima.

   

3.”Alexander The Great” de Adrian Smith e Dave Murray (Iron Maiden)

Dave Murray & Adrian Smith / Iron Maiden / Divulgação / Solos de Guitarra Fantásticos e Onde Habitam N.1

Há pouco tempo, os britânicos do Iron Maiden executaram pela primeira vez, ao vivo, a canção “Alexander The Great” e a execução ficou maravilhosa.

Foram anos e anos de espera para, enfim, poder assistir Adrian Smith e Dave Murray representarem as obras de arte que gravam no “Somewhere In Time”, sexto full lenght da Donzela de 1986.

Não há possibilidade única de não se envolver com essa canção e seus solos, acima do bem e do mal.

4.”Tornado Of Souls” de Marty Friedman (Megadeth)

Marty Friedman / Divulgação /Solos de Guitarra Fantásticos e Onde Habitam N.1

“Rust in Peace”, quarto full lenght da banda americana de Thrash Metal, Megadeth, é considerado por muitos como uma verdadeira aula desse subgênero, pois, foi justamente nesse álbum que o guitarrista Marty Friedman estreiou no line-up.

Dave Mustaine e Marty Friedman executaram solos fantásticos, contudo, o solo de Friedman na canção “Tornado of Souls” é e, provavelmente, sempre será, referência para as futuras gerações de guitarristas.

   

Ouçam e entendam o porquê.

5.”November Rain” de Slash (Guns & Roses)

SLASH / GUNS AND ROSES / Divulgação / Solos de Guitarra Fantásticos e Onde Habitam N.1

Gostem vocês ou não de Guns & Roses, é necessário entender a relevância enorme deles em sua época e embora seu Hard Rock soasse comercial, para aquele momento, o mesmo é pura influência na genialidade criativa da década de 70.

A canção “November Rain” vai além disso, pois, é um capítulo à parte, desde o videoclipe fantástico até a voz de Axl se encaixando muito bem.

Não podemos nos esquecer, porém, dos solos divinos de Slash, que, inclusive, o tornaram destaque em sua interpretação no roteiro do clipe.


6.”Knocking At Your Back Door” de Ritchie Blackmore (Deep Purple)

Ritchie Blackmore / Reprodução

Após um hiato que durava nove anos, Deep Purple lançou, em 1984, seu décimo primeiro full lenght, “Perfect Strangers”, oficializando, dessa forma, o retorno da Mark II, line-up de maior sucesso do quinteto.

   

Surpreendentemente, a química entre eles estava perfeita, tanto no musical quanto no pessoal, tirando até o famoso sorriso de Ritchie Blackmore no videoclipe da faixa-título.

Há na carreira do Deep Purple, nas eras de Ritchie como guitarrista, e no Rainbow, vários solos que poderiam estar aqui, inclusive entre as faixas do “Perfect Strangers”. No entanto, “Knocking At Your Back Door”, que também tem um videoclipe marcante, tem dois solos inigualáveis e que podem servir de símbolo desse retorno triunfal desses dinossauros do Hard Rock britânico.

Confira e comprove:

7.”Sympathy ” da dupla Mick Box e Ken Hensley (Uriah Heep)

Mick Box / Ken Hensley / Uriah Heep / Reprodução

Somente durante a década de 70, portanto a era de ouro do Uriah Heep, havia uma dupla de guitarristas no line-up, formada por Mick Box, único membro remanescente e o saudoso Ken Hensley, que também tinha a função de tecladista, vocal de apoio e vocal principal em algumas poucas oportunidades. Os dois solistas tinhas suas características peculiares e raramente solavam juntos e, ao mesmo tempo, na mesma música. Hensley tinha como ponto forte o seu slide, enquanto Box, como é até a atualidade, seu awah.

Há exceções na história do Uriah Heep, só para exemplificar, “Free’N’Easy” do disco “Innocent Victim”, faixa na qual eles desenvolvem um duelo de solos. Mas, na canção que escolhemos, “Sympathy”, hit do álbum “Firefly”, eles solam em dueto. Sim, isso mesmo, como posteriormente faríam Judas Priest e Iron Maiden, principalmente.

   

Um melodia cativante e solos que são capazes de emocionar:

8.”Love Lost Love” de Michael Schenker (U.F.O)

UNSPECIFIED – JANUARY 01: Photo of Michael Schenker (Photo by Michael Ochs Archives/Getty Images)

Certamente, a entrada do guitarrista alemão Michael Schenker (ex-Scorpions) na banda britânica de Hard Rock, U.F.O, mudou o destino de ambos. Seu disco de estreia no line-up, “Phenomenon”, deu muito certo, emplacando os hits “Rock Bottom” e “Doctor, Doctor”. Entretanto, a homenagem vai para uma composição do álbum lançado logo depois dele, “Force It”.

Em “Love Lost Love”, Schenker mostrou, que além de um guitarrista técnico para a época, também poderia exalar o puro feeling.

https://open.spotify.com/intl-pt/track/3um1OICuB4c7Tx9vKXvvg2?si=ce0431a2408e423c

9.”Freewheel Burning” da dupla Glenn Tipton e K.K Downing (Judas Priest)

Judas Priest / Reprodução / Acervo

Embora a quantidade de solos fantásticos do Judas Priest seja imensa, “Freewheel Burning” chama atenção, justamente, pela participação intensa da dupla Glenn Tipton e K.K Downing revezando solos e duetos espetaculares. Pensem comigo, como não se apaixonar pelo videoclipe e os solos fantásticos de “Freewheel Burning”, além de Rob Halford que colocou toda a sua alma a serviço do Heavy nessa canção, como é possível?

A fim de comprovar o que acabo de dizer, clique no link abaixo e dê atenção especial aos solos de guitarra:

   

10.”Isolated” de Edu Ardanuy (DR SIN)

Edu Ardanuy / DR SIN / Reprodução

DR SIN é um dos fenômenos da música pesada do Brasil. Aliás, esse power trio merecia ainda mais destaque do que tem. Entre os álbuns mais clássicos deles está o “Brutal” e nele há faixas como “Down In The Trenches”, “Karma”, “Silent Scream”, “Fire”… Em suma, qualquer uma dessas tem solos que mereceriam destaque em qualquer episódio de nosso quadro. Porém, nenhuma dessas canções tem um solo tão completo, poderoso e emocionante quanto o de “Isolated”.

Se alguém, por acaso, ainda duvida que aqui em nossa terra se faz Hard Rock/Metal de extrema qualidade, simplesmente, apresente essa canção e peça a devida atenção ao seu belíssimo solo.

Gostaram dos solos de hoje?

Aguardem o próximo capítulo com mais dez solos memoráveis no Rock e Metal.

   

   

Comentários

  1. Só banda e guitarristas dukralho, vejo!!!! November Rain marcou muito, a música, o video clipe e os fora que eu já levei…é, essa música me lembra dos Não que recebi na vida, triste isso!!!! Tristeza a parte, solos que marcaram uma geração e toda a geração rockeira…só coisa boa, valeu!!!!

  2. Muito boa essa lista, mas não podemos deixar de destacar Confortável Numb, Another Brick in The Wall, Time do Pink Floyd, Stairware To Heaven do Led Zeppelin, Sultains Oh Swings do Faire Straits. Todas essas com solos que marcaram gerações .

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Veja também

PUBLICIDADE

Redes Sociais

36,158FãsCurtir
8,676SeguidoresSeguir
197SeguidoresSeguir
261SeguidoresSeguir
1,950InscritosInscrever

Últimas Publicações

- PUBLICIDADE -