“Dez músicas incríveis e seus vocais impressionantes – Parte 1”
Uma das características do Heavy Metal, principalmente no Power Metal, é o uso dos vocais cantado em registros altos, também conhecidos como “agudos”.
A busca por tons agudos não é uma tarefa tão simples pois requer cuidado, e diversas técnicas de treinamento que permitem o alcance das notas mais altas sem muito esforço.
Além de treinamentos, habilidades e cuidados especiais, o domínio da voz é fundamental para manter a saúde vocal e longevidade do vocalista, já que este é peça fundamental e também o cartão de visitas da banda.
Entretanto, estar na linha de frente de uma banda não é uma das tarefas mais fáceis, já que além de músicos capacitados em suas respectivas funções, ter um bom vocalista é um dos pré-requisitos para o estilo.
Além disso, ae presença de palco, boas interpretações e voz marcante, o vocalista é o cara que tem o poder de “dominar” o público, fazendo com que este (o público) permaneça fiel à banda, porém é preciso muito cuidado com sua voz para que este não seja um grande problema no futuro.
É fundamental que o cantor conheça o aparelho fonador, para que efetue os ajustes musculares possibilitando o alcance das notas, mantendo sua longevidade vocal.
Em conclusão, diferente do que se imagina, o Heavy Metal sempre foi uma espécie de vitrine, destacando em bandas de vários estilos, vozes marcantes e peculiares que fizeram a grande diferença.
Vocalistas de peso
A saber, nomes como Robert Plant, Rob Halford, Steven Tyler, Klaus Meine, Geoff Tate, Eric Adams, David Coverdale, Dan MccafFerty, Bruce Dickinson, Steve Grimmett, Michael Kiske, Glenn Hughes e etc tornaram-se influências e grandes referências para novas gerações de vocalistas que herdaram (e herdarão) um legado importante na história da música pesada.
Mas e quando aquele vocalista resolve surpreender ao atingir um tom absurdamente alto, fazendo com que uma simples canção torna-se marcante, e por vezes simplesmente a “cereja do bolo” em um determinado trabalho?
Pensando nisso, escolhemos 10 músicas onde os responsáveis pelas vozes usaram e abusaram de seu talento, surpreendendo até mesmo seus fãs mais assíduos.
Portanto é hora de listar as “dez músicas incríveis e seus vocais impressionantes”:
10.Heir Apparent – “Screaming”
Lançada em 1989, no álbum “One Small Voice” , segundo registro do quinteto americano, “Screaming” mostra o poderio da voz marcante e potente de Steve Benito.
9.Bloodgood – “Awake”
Em 1986, o quarteto americano Bloodgood lançou seu álbum homônimo de estreia.
Dentre as faixas que compõem o disco (10 no total), “Awake” se destaca não somente por sua melodia, mas por mostrar a voz poderosa de Les Carlsen.
8. Angra – “Stand Away”
Lançado em novembro de 1993, “Angels Cry” é o álbum de estreia do quinteto paulista Angra.
Numa lista contendo 10 excelentes faixas, “Stand Away” destaca os vocais agudos e impressionantes do saudoso e gigante André Matos.
7.Lethal – “Immune”
lançado em 24 de setembro de 1990, “Programmed” é o álbum de estreia do quinteto americano Lethal.
Contendo 10 excelentes faixas, “Immune” figura na lista de prediletas, primordialmente, graças aos vocais extraordinários (e potentes) de Tom Mallicoat.
6.Ian Gillan – “Don’t Hold Me Back”
Enquanto o Deep Purple preparava “The Battle Rages On” (lançado em 1993), o vocalista Ian Gillan resolveu investir seu tempo livre em seu novo álbum solo.
“Toolbox”, segundo registro de sua carreira solo, chegou às lojas em 14 de outubro de 1991.
Numa lista de 11 canções, destaque para “Don’t Hold Me Back”, faixa onde os vocais atingem um grau absurdo de potência. Algo natural (na época) para Mr. Ian Gillan.
5.Steelheart – “I’ll Never Let You Go”
Em julho de 1990, os americanos do Steelheart lançaram seu álbum homônimo de estreia contendo 10 faixas inéditas.
Além dos singles que se destacaram e elevaram, o disco a uma boa colocação na Billboard, a banda ficou conhecida pelo alcance vocal de seu vocalista, o croata Miljenko Matijevic, dono de uma voz espetacular e um timbre que dispensa comentários.
4.Manowar – “Blood Of My Enemys”
Posteriormente ao lançamento de “Battle Hymns”, álbum de estreia lançado em 1982 e “Into The Glory Ride”, em 1983, os americanos do Manowar editaram, em julho de 1984, “Hail To England”, terceiro registro da carreira e um dos melhores trabalhos do quarteto americano.
Apesar de mostrar suas qualidades como um excelente vocalista nos dois primeiros registros, Eric Adams consegue surpreender em “Blood Of My Enemies”, cujo alcance vocal atinge um nível absurdo.
3.Dark Avenger – “Morgana”
Lançado em 1995, “Dark Avenger” é o disco de estreia dos brasilienses do Dark Avenger, banda de Heavy Metal formada no início dos anos 90.
Em sua primeira prensagem, o álbum conta com 11 músicas inéditas, das quais “Morgana” não faz parte.
Assim sendo, a canção integrou o disco apenas na segunda prensagem, aparecendo como faixa bônus , tornando-se uma das faixas mais importantes em suas apresentações.
Apesar de um disco fabuloso onde todas as canções merecem destaques, “Morgana” mostra todo o poder de voz do saudoso e espetacular Mário Linhares, em um dos momentos mais impressionantes de sua trajetória.
2.Heavens Gate – “Turn You Down”
Em janeiro de 1989, os alemães do Heavens Gate lançaram “In Control”, álbum de estreia de sua curta carreira.
Numa tracklist contendo 8 faixas inéditas, além de uma versão para “This Flight Tonight”, canção gravada originalmente por Joni Mitchell, o disco é uma verdadeira obra de arte sonora designada aos fãs de Heavy Metal e também do Melodic Power Metal, apelidado de “Heavy Melódico”.
Apesar da perfeição musical que envolve “In Control” (o disco), é impossível não mencionar os trabalhos excepcionais de Thomas Rettke, um dos melhores vocalistas de Heavy/Melodic Power Metal surgidos no finalzinho da década de 80.
1.Queensrÿche – “Take Hold Of The Flame”
Após o EP de estreia, “Queensrÿche”, o quinteto americano lançou em 7 de setembro de 1984 “The Warning”, primeiro álbum oficial de sua longa discografia.
Contendo 9 faixas inéditas e apresentando a banda em um dos melhores momentos de sua discografia, “The Warning” integra a seleta lista de melhores discos da década de 80, destacando os vocais geniais de Geoff Tate, figurando na seleta lista de grandes vozes de todos os tempos.
- * Agradecimentos especiais ao nobre amigo Marcos De Canha, por sua colaboração na parte introdutória do texto inicial.*
Redigido por : Geovani “Fã-Boy do Angraverso” Vieira
Mundo Metal nasceu em 2013, através de uma reunião de amigos amantes do Rock e Metal, com o objetivo de garimpar, informar e compartilhar todos os bons lançamentos, artistas promissores e tudo de melhor que acontece no mundo da música pesada.
Em primeiro lugar, veio o grupo, depois a página no Facebook, Instagram, Youtube e, posteriormente, nosso site oficial veio a luz. Apesar de todas as dificuldades da vida cotidiana, nunca paramos de crescer.
Sejam muito bem-vindos a nossa casa e desejamos de coração que voltem sempre que quiserem.
Além disso, todos os dias, publicamos notícias, indicações, resenhas e artigos que interessam aos que são, como nós, amantes do Rock e de todos os subgêneros tradicionais do Heavy Metal.
Contudo, divulgar a underground está entre os nossos preceitos.
Portanto, se vocês amam a música pesada de alguma forma, o lugar de vocês também é aqui conosco.
Muito material e muito vocalista bom!!!! Andre Matos foi um dos grandes representantes do Metal Nacional, na minha opinião mais ativo do que o Sepultura…ativo porque sempre estava em busca de idéias, projetos e estabilização, já que o Sepultura é uma banda que já está mais estabilizada em seus discos e shows!!!! Ainda sobre Andre Matos, gosto muito dos disco Holy Land do Angra e o Primeiro disco do Shaman…albuns conceituais e que mostra que além do Power Metal o quanto o cara era vertente e também progressivo!!!! Sobre a banda DArk Avenger, o primeiro album também considero um dos melhores albuns do estilo e para quem não sabe DArk Avenger foi uma das maiores bandas de Brasília, Mário Linhares foi o cara e ele era muito fã da banda Manowar…só tenho boas lembranças da banda e de sua pessoa!!!! Queensryche..todo mundo fala daquele show em Tokyo, foi marcante a voz de Geoff Tate…um dos melhores vocalistas que considero!!!! Manowar é outra banda dukralho, recomendo para todos que são fãs de Conan e He-man!!!! Acredito que Bruce Dickinson, Halford e Dio sejam os grandes representantes do Metal Agudo e potente…sendo que Andi Deris e Michael Kiske vem seguida atrás dos caras, difícil dizer qual o melhor vocalista atual ou das antigas!!!! valeu!!!!