PUBLICIDADE

Dez Discos Instrumentais Essenciais – Parte 1

   

Artigo: Dez Discos Instrumentais Essenciais – Parte 1

Quando o assunto é Musica Instrumental, logo me vem a cabeça um disco tocado a velocidade da luz, com escalas super rápidas, dedilhados que tentam acompanhar o The Flash (herói dos quadrinhos), doses cavalares de virtuoses, mil notas a cada cinco segundos, além disso, aquela imagem do guitarrista se achando o Deus do Olimpo.

Exagero meu? Certamente que não, haja visto que a grande maiorias dos discos instrumentais trazem quase sempre estas características, passando a impressão de foram trabalhos de músicos, gravados para músicos.

Álbuns que se destacam :

Porém, é preciso separar o joio do trigo e enxergar (ouvir) que diferente de alguns trabalhos de artistas que de fato sugam nossa paciência, outros conseguem se sobressair chamando a atenção do ouvinte por trazer a música propriamente dita, deixando de lado os exageros desnecessários (leia-se virtuose) fazendo com este mantenha-se acordado, mantendo o bom humor ao invés daquela sensação enfadonha e cansativa.

   

Pensando nisso, apresentamos “Dez Discos Instrumentais” onde os escolhidos apresentam além da técnica e virtuose, harmonias e melodias que aliadas ao talento formam um conjunto perfeito

Dois pontos importantes servem como observações:

1. A ordem das bandas aqui citadas é totalmente aleatória. Ou seja, não se trata de um ranking.

2. É importante salientar que o conteúdo aqui descrito, bem como menções aos artistas estão relacionados ao gosto pessoal único e exclusivamente do autor.

10º) Out Of The Sun:

Lançado em 1987, “Out Of The Sun” é o primeiro álbum solo do guitarrista americano Joe Tafolla.

   

Apresentando nove faixas, o disco traz em sua sonoridade a fusão perfeita entre o Heavy Metal e o Neoclássico, distribuídas em aproximadamente 38 minutos de duração.

Produzido por Tony MacAlpíne e Mike Varney (Chastain, Cacophony, Great White, Racer X, UFO, Vicious Rumors, etc), o álbum ainda conta com as participações especiais de Paul Gibert (Mr.Big, Racer X) nas guitarras, o baixista Wally Voss (Yngwie Malmsteen), além do já citado Tony MacAlpine assumindo também os teclados.

*Tafolla participou como membro do Jag Panzer de 1981 a 1985, saindo e voltando várias vezes para apresentações e alguns CD’ s de estúdio.

Integrantes:

  • Joey Tafolla (guitarra)
  •    
  • Wally Voss (baixo)
  • Reymond Carlson (bateria)

9º) Mind’s Eye:

Lançado em 1987, “Mind’s Eye” é o álbum de estreia do guitarrista estadunidense Vinnie Moore.

Com sua sonoridade voltada ao Heavy Metal e ao Neoclássico, o disco apresenta nove faixas inéditas divididas em aproximadamente 43 minutos de duração.

   

Bem recebido, “Mind’s Eye” causou boa impressão na cena musical ultrapassando, surpreendentemente, a marca de 100 mil cópias vendidas (números impressionantes para um álbum de estreia), elevando o nome do virtuoso guitarrista, que passou a ser conhecido mundialmente.

Produzido por Mike Varney e Steve Fontano (Chastain, Loudness, Manila Road, Leather, W.A.S.P, Phantom Blue, M.A.R.S, Artension, etc), o disco figurou na lista da “The All Time Top Ten List Of Shred Albums” da revista Guitar World Magazine em 2009, dessa forma, figurando na 3º posição.

*Na época em que o disco foi lançado, surpreendentemente, Vinnie Moore era tão somente um jovem rapaz com apenas 21 anos de idade. O processo de gravação de “Mind’s Eye”, aliás, durou apenas 11 dias.

Integrantes:

  • Vinnie Moore (guitarra)
  •    
  • Andy West (baixo)
  • Tommy Aldridge (bateria)
  • Tony MacAlpine (teclado)

8º) Maximum Security:

Lançado em 1987, “Maximum Security” é o segundo álbum de inéditas do guitarrista americano Tony MacAlpine.

   

Contendo 10 temas inéditos, além da faixa “Etude#4 Opus#10” gravada originalmente por Frederic Chopin, o disco apresenta uma mescla de Heavy Metal, Power Metal e Neoclássico, com apenas 38 minutos de duração.

Considerado como um dos “melhores trabalhos” do guitarrista, o álbum figurou na 146º posição da Billboard americana, onde permaneceu por onze semanas consecutivas.

Produzido por Mike Varney, “Maximu Security” conta com participações especiais de músicos como George Lynch (Dokken), Jeff Watson (Night Ranger) e Deen Castronovo (Journey, Revolutions Saints, etc).

*Além das guitarras, MacAlpine igualmente foi o responsável pelas partes de teclados e contrabaixo.

Integrantes:

   
  • Tony MacAlpine (guitarra, baixo, teclado)
  • Atma Anur (bateria)

7º) Instrumental  Variations:

Lançado em 1987, “Instrumental Variations” é o primeiro álbum instrumental do guitarrista americano David. T. Chastain.

Lançado através da Leviathan Records, a saber, gravadora de propriedade do próprio guitarrista, o disco apresenta nove faixas inéditas divididas em aproximadamente 35 minutos de duração onde o guitarrista passeia por estilos como o Heavy Metal, Power Metal e o Neoclássico.

   

*Além de integrar a banda que leva seu nome, o músico similarmente capitaneou os grupos Zanister, Southern Gentlemen, Spike, CJSS e Chastain, esta última com os vocais de Leather Leone.

Integrantes:

  • David T. Chastain (guitarra, teclado)
  • Ken Mary (bateria)
   

6º) Thank You III:

Em 2001, o alemão Michael Schenker (ex-Scorpions, UFO) lançava a terceira parte de “Thank You”, álbum instrumental apresentando versões acústicas de músicas de seus trabalhos discográficos.

Contendo 11 faixas, divididas em aproximadamente 40 minutos de duração, o disco é uma excelente pedida aos fãs de música instrumental/acústica, mostrando mais uma incrível faceta do alemão, inegavelmente, casca grossa, ranzinza e dono de talento indiscutível quando o assunto é música.

*As partes 1 e 2 foram lançadas em 1993 e 1998. respectivamente.

5º) Dragon’ s Kiss:

Em 08 de agosto de 1988, o guitarrista americano Marty Friedman lançava seu primeiro álbum solo, o excelente “Dragon’s Kiss”.

Produzido em parceria com Mike Varney, o disco apresenta 08 faixas inéditas distribuídas em pouco mais de trinta e seis minutos de duração.

   

Calcado no Heavy/Speed/Power/Neoclássico, o trabalho recebeu elogios da mídia especializada que teceu criticas favoráveis ao então ex, guitarrista do Hawaii e naquele momento guitarrista da banda Cacophony.

Na lista de convidados especiais, as presenças do baterista Deen Castronovo (Journey, Bad English, Wild Dogs, Joey Taffola, etc) e do guitarrista Jason Becker, ambos parceiros de Friedman no Cacophony (na época).

Logo após o Cacophony anunciar o encerramento das atividades em 1989, o músico foi indicado por Jeff Loomis para integrar o Megadeth. A princípio, foi rejeitado por Dave Mustaine, aparentemente por ter cabelos multicoloridos. Posteriormente, tempos depois de passar pelo que Mustaine apelidou de “Rock School 101”, Friedman tornou-se oficialmente o guitarrista do Megadeth, em fevereiro de 1990.

Integrantes:

  • Marty Friedman (guitarra, baixo)
  •    
  • Deeen Castronovo (bateria)

4º) Controlled Chaos:

Lançado em novembro de 2018, “Controlled Chaos” é o álbum de estreia da guitarrista americana Nita Strauss.

Contendo 10 faixas inéditas, além de uma versão instrumental para “Show Must Go On”, originalmente, gravada pelo Queen, o disco apresenta, sobretudo, uma viagem por vários estilos musicais que vão do Heavy Metal, passando pelo Power, Speed, Progressivo, e Neoclássico.

Conhecida por integrar a banda de Alice Cooper, Nita começou sua carreira em uma pequena banda chamada Lia-Fail.

   

Em 2014, foi contratada como guitarrista para a turnê de Alice Cooper, substituindo Orianthi, permanecendo até junho de 2022, quando anunciou sua saída, porém seu retorno aconteceu em março de 2023.

*Em janeiro de 2018, Strauss se tornou a primeira artista feminina da Ibanez com seu próprio modelo de guitarra, a Ibanez JIVA10

Integrantes:

  • Nita Strauss (guitarra)
  • Josh Villalta (bateria)
  •    
  • Johnny Young (guitarra)
  • Christopher Dean (baixo)
  • Katt Scarlett (teclado)

3º) Perpetual Burn:

Em 11 de dezembro de 1988, o guitarrista Jason Becker lançava o excelente “Perpetual Burn”, primeiro álbum de sua curta carreira, pois, pouco tempo depois, ele receberia um diagnóstico que mudaria sua vida e carreira em definitvo.

   

Apresentando 08 faixas inéditas, divididas em aproximadamente 42 minutos de duração,o disco apresenta em sua sonoridade a fusão entre o Heavy Metal e o Neoclássico, contudo, flertando em alguns momento com o Clássico/Erudito.

Produzido por Becker em parceria com Mike Varney, Steve Fontano e Marty Friedman na co-produção, “Perpetual Burn” é o único disco lançado pelo guitarrista antes de ser diagnosticado com ELA (Esclerose Lateral Amiotrófica), também conhecida domo doença do neurônio motor e doença de Lou Gehrig. Embora, sua expectativa de vida fosse baixa, ele permanece vivo e compondo canções através de um programa especial de computador com o qual, ele consegue criar partituras mexendo os olhos.

Além das guitarras como instrumento principal, Becker foi considerado um violinista virtuoso e um dos melhores músicos de sua época, por ter estudado principalmente a obra do violinista Niccolò Paganini.

Suas composições geralmente incluem passagens escalares de arpejos de alta velocidade, marca registrada em seu estilo peculiar de tocar guitarras.

*Sua carreira musical inclui trabalhos ao lado de bandas/artistas como Cacophony, David Lee Roth, Ritchie Kotzen, Joe Becker, Steve Hunter, e outros.

   

Integrantes:

  • Jason Becker (guitarra, baixo, teclado)
  • Atma Anur (bateria)

2º) Passion And Warfare:

Lançado em maio de 1990, “Passion And Warfare” é o segundo disco da carreira brilhante do guitarrista americano Steve Vai, que, anteriormente, lançou “Slip of the Tongue” com o Whitesnake.

   

Produzido pelo próprio guitarrista, o álbum conta com 14 faixas inéditas, divididas entre 53 minutos de duração, difundidas entre o Hard, Heavy, Prog, Pop, Rock e alguns flertes com Jazz e Fusion.

Bem recebido, o disco atingiu a 38º posição da Billboard Americana, figurou nas paradas de países como Austrália, Canadá, Holanda, Nova Zelândia, Suécia, Suíça e Reino Unido, como resultado, contemplando o artista com disco de ouro na Austrália, Canadá, Estados Unidos, Nova Zelândia e Reino Unido.

Na lista de participações especiais, nomes como David Coverdale, Rudy Sarzo, Adrian Vandenberg, dentre outros.

Integrantes:

  • Steve Vai (guitarra, baixo, teclado)
  •    

1º) The Extremist:

Editado em 21 de julho de 1992, “The Extremist” é o quarto álbum da brilhante carreira do guitarrista americano Joe Satriani. Posteriormente, ele foi convidado para substituir Ritchie Blackmore no Deep Purple, chegou a fazer alguns shows, mas não efetivou.

Produzido por Satriani em parceria com John Cunibert e Andy Johns (Led Zeppelin, Humble Pie, Free, Jethro Tull, Rolling Stones, etc), o disco apresenta dez faixas inéditas distribuídas em 48 minutos de duração.

Bem recebido e com sua sonoridade calcada no Heavy/Hard, “The Extremist” figurou na 22º posição da Billboard americana, mantendo-se durante 28 semanas no topo das paradas, desse modo, permanecendo no top 50 de outros seis países graças aos singles “Summer Song” (5o lugar), “Friends” (12º lugar) e “Cryin'” (24º lugar).

O sucesso comercial de “The Extremist” contemplou Satriani com disco de ouro na França e Estados Unidos, graças especialmente a “Summer Song”, que tornou-se a música mais famosa e mais comercializada do disco, assim como na carreira todo do guitarrista.

   

Dentre os convidados especiais, nomes como Greg Bissonette (David Lee Roth, Santana, Richard Marx, The Doobie Brothers, Ozzy Osbourne, etc), Simon Phillips (Toto, Jeff Beck, Gary Moore, Jon Lord, etc), Doug Wimbish (Living Colour, Mick Jagger, Rolling Stones, etc), Brett Tuggle (Fletwood Mac, David Lee Roth, etc), o brasileiro Paulinho da Costa (Earth, Wind And Fire, Donna Summer, Tavares, Michael Jackson, Madonna, Rod Stewart, Lionel Richie, Gloria Gaynor, etc), dentre outros.

*A faixa “Rubina’s Blue Sky Happiness” é dedicada a esposa de Satriani.

Integrantes:

  • Joe Satriani (guitarra, baixo, teclado, bandolin, banjo, harmônica, sintetizadores)
   

Redigido por: Geovani “Papo Daufurikus” Vieira

Aguardem, portanto, a parte II do quadro “Dez Discos Instrumentais Essenciais“.

   
PUBLICIDADE

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Veja também

PUBLICIDADE

Redes Sociais

36,158FãsCurtir
8,676SeguidoresSeguir
197SeguidoresSeguir
261SeguidoresSeguir
1,950InscritosInscrever

Últimas Publicações

- PUBLICIDADE -