Quase dois anos depois de ter deixado seu projeto paralelo colaborativo, Demons And Wizards, Hansi Kürsch (Blind Guardian) diz que Jon Schaffer “merece o direito de explicar seu lado”.
Hansi anunciou sua saída do projeto duas semanas depois que Schaffer foi preso por seu envolvimento na insurreição de 6 de janeiro de 2021 no Capitólio dos Estados Unidos. O guitarrista do Iced Earth , agora com 54 anos, se declarou culpado de seu papel no motim do Capitólio e continua a cooperar com as autoridades, enquanto está em liberdade, antes da sentença.
Em recente entrevista para a revista Metal Hammer, promovendo o último álbum do Blind Guardian, “The God Machine” , Hansi se recusou a falar sobre Demons and Wizards e focou na atual situação de Schaffer:
“É um caso aberto. Eu acredito que ele merece o direito de se expressar… Para explicar o lado dele e não queremos interferir nisso.”
O projeto Demons & Wizards lançou seu terceiro álbum de estúdio, “III” , em fevereiro de 2020 pela Century Media Records . O registro marcou a primeira coleção de material novo da banda em 15 anos e, provavelmente, o último.