O Deep Purple é uma das bandas mais longevas da história do Rock e segue apresentando discos de estúdio. O último trabalho do grupo, “=1”, acabou de ser lançado e, apesar dos fãs terem respondido de forma positiva, o público em geral frequentemente questiona se não chegou a hora do grupo se aposentar.
Em entrevista concedida ao Ultimate Classic Rock, o vocalista Ian Gillan, prestes a completar 79 anos, foi questionado se o fim da banda está perto. A pergunta chegou por conta de uma nova turnê chamada “=1 More Time”, ao lado do Yes, que está marcada.
Gillan respondeu:
“Bem, você sabe de uma coisa?! Foi só recentemente que ouvi alguém mencionar o nome da turnê. Eu nunca tinha ouvido isso antes. Eu nunca tinha falado com ninguém sobre isso. Ninguém me perguntou. Isso é bobagem (Risos). Esse não é o nome da turnê. Acho que a turnê se chama ‘Unleashed’. Não que isso importe, é uma turnê Deep Purple e estamos felizes e tudo mais. Mas para responder à sua pergunta: é o que é. Assim que você começa a se sentir incapaz de entregar naquele nível, é claro, você se ajusta, e claro, você se adapta e faz o melhor que pode. Mas quando o nível de energia se vai, é hora de parar porque então fica constrangedor e ninguém quer isso. Mas até agora, está tudo bem. Acho que é um título muito melhor do que o que você acabou de dizer (Risos).”
Há alguns meses, Ian Paice, com 76 anos, foi questionado se ele e seus companheiros de banda se aposentariam dos shows ao vivo. Ele disse:
“Nós nunca planejamos uma data para parar de trabalhar. Somos realistas. Os caras estão ficando mais velhos e chegará um ponto em que talvez um ou dois de nós não queiram mais fazer isso ou não seja fisicamente possível para eles fazerem isso. Mas não pensamos sobre isso. Ainda estamos nos divertindo muito. Muitas pessoas ainda gostam do que fazemos e enquanto essas duas coisas permanecerem em harmonia, continuaremos.”