Curiosidade: quando o Rock ocidental adentrou a “Cortina de Ferro” soviética?
Poucos sabem, mas o grande responsável por essa façanha foi o Uriah Heep, a banda conseguiu uma improvável autorização para uma série de shows históricos que ocorreram na capital russa, Moscou, entre 7 e 16 de dezembro de 1987.
Tais apresentações resultaram no álbum ao vivo “Live In Moscow”, lançado, posteriormente, em 1988.
Transgredindo a “Cortina de Ferro”
O Uriah Heep foi a primeira banda de Rock/Metal a entrar na conhecida “Cortina de Ferro”. “Live In Moscow” foi também o primeiro registro de Bernie Shaw como vocalista, pois o primeiro álbum de estúdio com ele, “Raging Silence”, só sairia um ano depois.
Além disso, este registro tem algumas outras peculiaridades:
- 1. a maravilhosa interpretação do tecladista Phil Lanzon no solo da canção “Gipsy”
- 2. há três músicas que foram lançadas nesse ao vivo e só tiveram versão de estúdio não oficial, depois, são elas: “Corina”, “Mister Majestic” e “Pacific Highway”.
Em suma, somente depois do Uriah Heep que as outras bandas do estilo começaram a entrar gradativamente em território soviético, se aproveitando do colapso do regime socialista.
Em 1991, com o esfacelamento da “Cortina” e diversos países que compunham o bloco declarando a sua independência, aconteceu o memorável festival Monsters Of Rock em que Metallica, Pantera, AC/DC e outras puderam finalmente tocar para os russos.
Integrantes:
- Trevor Bolder (baixo, vocal)
- Lee Kerslake (bateria, vocal)
- Mick Box (guitarra, vocal)
- Phil Lanzon (teclado, vocal)
- Bernie Shaw (vocal)
Faixas:
- 1.Bird Of Prey
- 2.Stealin’
- 3.Too Scared To Run
- 4.Corina
- 5.Mister Majestic
- 6.The Wizard
- 7.July Morning
- 8.Easy Livin’
- 9.That’s The Way That It Is
- 10.Pacific Highway
- 11.Gipsy
Redigido por: Cristiano “Big Head” Ruiz
Mundo Metal nasceu em 2013, através de uma reunião de amigos amantes do Rock e Metal. Com o objetivo de garimpar, informar e compartilhar todos os bons lançamentos, artistas promissores e tudo de melhor que acontece no mundo da música pesada.
Despretenciosamente, veio o grupo e depois a página no Facebook, aos poucos passamos a utilizar outras redes como Instagram e Youtube e, posteriormente, nosso site oficial veio a luz. Apesar de todas as dificuldades da vida cotidiana, nunca desistimos de nossos objetivos e, hoje, nosso site está em franca expansão.
Sejam muito bem-vindos a nossa casa e desejamos de coração que voltem sempre.