Enquanto muitos fãs encontram em plataformas como Spotify ou Deezer as ferramentas perfeitas para suas audições diárias, muitos artistas tem criticado de forma veemente a falta de pagamento pelo uso de suas músicas.
Dani Filth, o vocalista do Cradle Of Filth, é um desses críticos ferrenhos não apenas dos streamings, mas também da indústria da música em geral. Na perspectiva de Dani, o Metal está em declínio por conta de um sistema falho na distribuição da música em geral.
Em uma entrevista ao Sonic Perspectives, Dani criticou os consumidores que valorizam o acesso ao invés da propriedade de materiais físicos. Ele disse o seguinte:
“Devo aos meus irmãos do Metal e da música não ter uma conta no Spotify porque eles não pagam as pessoas. E não são só eles, são todas as plataformas em geral. E eu aprecio o fato de que a partir disso as pessoas podem descobrir sua banda e depois outra banda e sei lá, sei lá, sei lá, sei lá; eu já ouvi isso um milhão de vezes. Mas eu sou da velha guarda. Eu quero CDs, eu quero vinil, eu quero que minhas bandas sejam pagas porque se elas não forem pagas elas não são mais bandas. E eu conheço tantas pessoas de grandes bandas que desde a pandemia disseram, ‘quer saber? Eu estou aceitando um emprego de verdade. Então vocês vão me ver com menos frequência. Nós ainda estaremos fazendo álbuns, mas provavelmente uma vez a cada cinco anos’, e isso acontece porque a música nesse modelo parece apenas um roubo à luz do dia.
Se você tivesse uma loja de conveniência ou um supermercado, as pessoas não poderiam simplesmente entrar e se servir de produtos gratuitos, que é o que as pessoas acham que têm o direito de fazer com a música porque é uma coisa periférica e está no ar. Você não pode tocar fisicamente na música. Mas como você espera que as bandas sobrevivam sem isso? Ok, sim, claro, a música está ficando cada vez maior. Mas isso é porque Taylor Swifts e Ed Sheerans, com quem acabamos de fazer uma música, estão tocando em todo lugar do planeta. Se você trabalha em uma loja de conveniência ou trabalha em um canteiro de obras e tem o rádio ligado, é provável que você possa ouvir um desses dois ou Beyoncé ou o que quer que seja, ou então Megan Thee Stallion em cinco minutos depois de colocar o rádio para tocar. E é uma espécie de controle mental porque você se ajustou a isso. Você se lembra dessas músicas porque é tudo o que você ouve.”