Ao longo dos anos, o Cradle Of Filth foi questionado se tratava-se de uma banda de verdade ou um projeto pessoal do vocalista e compositor Dani Filth. O músico inclusive ganhou fama de ser um chefe exigente e o discurso acabou ganhando força.
Muitos músicos passaram pelo Cradle e, este fato, contribuiu para a fama de Dani ser a de alguém que demite muito e está sempre insatisfeito com seus colegas de banda.
Em uma nova entrevista com Terry Palamara do Loud And Proud Italy, o vocalista falou sobre este tema. Questionado sobre o atual lineup ser um projeto solo, Dani prontamente negou:
“Estou muito ocupado para lançar um disco solo promissor. E, sim, se fosse apenas eu, seria chamado de Dani Filth, mas não é — é chamado de Cradle Of Filth”
Ao abordar as muitas formações e o fato de ser o único membro original do grupo, Dani disse que não costuma dispensas músicos com frequência:
“Acho que tudo precisa mudar. Mas veja bem, isso não é verdade. Nós demitimos apenas três pessoas ao longo de toda a nossa carreira. E foi tudo há muito tempo, tipo 20 anos atrás, pelo menos.
As pessoas deixam a banda porque é muito comprometimento, muito trabalho duro, muitas viagens, muito desgaste mental. Como no caso do nosso guitarrista anterior, as pessoas saem para começar famílias e descobrem que nosso estilo de vida é um pouco agitado demais… ou simplesmente acham que podem fazer melhor e simplesmente se afastam.”
Sobre a atual formação e as responsabilidades individuais de cada um, o vocalista disse:
“É muito importante ser uma família quando você se junta à nossa banda, e como um músico que se junta a nós — bem, em qualquer banda, eu acho, hoje em dia, você tem que saber lidar com diversas circunstâncias. Então não é só ser um rosto bonito. No Cradle Of Filth, você tem que escrever e contribuir para o álbum. Isso aconteceu em ‘The Screaming of the Valkyries’; todos contribuíram para sua criação. E então você tem que fazer outras coisas. Você tem que falar com as pessoas, meet-and-greets, vídeos. Há muitas coisas diferentes nas quais você tem que realmente se tornar muito bom ou pelo menos lidar com isso.”
O Cradle Of Filth lançará seu mais novo álbum de estúdio no próximo dia 21 de março. “The Screaming Of The Valkyries” chegará às lojas e plataformas de streaming de todo o mundo através do selo Napalm Records.