PUBLICIDADE

Clássicos: Kansas – Leftoverture (1976)

Kirshner Records

“Leftoverture” é o quarto álbum da banda norte-americana de Kansas. Você deve estar se perguntando, o que uma banda, considerada por muitos como do gênero Rock Progressivo, está fazendo em uma página na qual o público, em sua maioria, aprecia Metal? A resposta é simples. Embora seja realmente classificado como Progressivo, o Kansas tem muito Hard Rock em sua sonoridade, inclusive servindo de influência para alguns nomes que brilharam na cena Rock/Metal.

   
crédito: Created BY ATLASICONS.COM – KANSAS, LIVE AND LOCATION, 1977, NEIL ZLOZOWER

Quem escuta a introdução em capela de “Carry on Wayward Son” e não fica arrepiado, certamente, está com problema de falta de sensibilidade. Essa canção transborda a pura emoção, tendo sido hit absoluto nas rádios desde os anos 70. Os riffs são os mais arrasadores e soam o puro Hard Rock, assim como os solos. Chamá-la de Prog/Hard Rock é acertar na mosca. Os vocais Robby Steinhardt e de Steve Walsh possuem uma sintonia que merece passar por estudo científico. “The Wall” tem pegada bem mais progressiva que sua antecessora, O baixo de Dave Hope dá o seu show, enquanto a guitarra de Kerry Livgren exala suas mais lindas viagens sentimentais. “What’s On My Mind” é um Hard Rock com a cara da década de 70, porém com a adição de melodia que é característica de sua sonoridade. Essa música também foi um dos hits do disco na época de seu lançamento.

A oitava maravilha do mundo é “Miracles Out Of Nowhere”. Essa canção é, simplesmente, perfeição e sedução, através da música. Eu sou hipnotizado por ela, pelo instrumental e pela letra, a cada vez que a escuto e é uma das minhas favoritas não só do Kansas, mas da década de 70. “Opus Insert” segue a linha setenteira com direito a desfrutar de todos os seus ingredientes. Destaque para o baixo intenso e encorpado de Hope. A propósito, nenhuma outra época superou a beleza do som do baixo. Os anos 70 foram os campeões absolutos nesse quesito. “Questions Of My Childhood” segue a pegada de sua antecessora, com arranjos de teclado sensacionais de Steve Walsh. Em todos os line-ups da banda, Kansas contou com músicos excepcionais, mas essa fase clássica é insuperável.

Crédito: Photo By Getty Images

A quase balada “Cheyenne Anthem” já começa a dar um clima apoteótico para o disco. Ao contrário do lado A, o qual teve muita veia Hard Rock, o lado B do disco foi bem mais dedicado ao Prog Rock e a canções mais lentas. O encerramento do disco é com a mítica “Magnum Opus”, que foi muitas vezes a abertura de set list do Kansas nos shows. A clássica canção tem uma longa introdução instrumental e as mais insanas variações rítmicas. Alguns riffs e solos mais pesados voltam a surgir, resgatando aquela atmosfera que iniciou o full lenght. Kansas foi um dos precursores do AOR. É isso mesmo, você não leu errado. Essa mescla de Hard Rock com Progressivo, somados aos vocais melódicos, moldou a sonoridade que se tornaria o Adult Oriented Rock na segunda parte da década de setenta até o início dos anos 80. O próprio Kansas, posteriormente, se rendeu totalmente ao AOR, deixando um pouco de lado o puro Progressivo 70’s.

R.I.P Robby Steinhardt

Nota 9,5

Integrantes:

  • Phil Ehart (bateria)
  • Dave Hope (baixo)
  • Kerry Livgren (guitarra, piano)
  • Robby Steinhardt (violino, viola, backing vocals, vocal principal em “Miracles Out of Nowhere” e “Cheyenne Anthem”)
  • Steve Walsh (órgão, piano, vocal principal, exceto em “Cheyenne Anthem”, sintetizadores adicionais, vibrafone)
  • Rich Williams (guitarra)

Faixas:

  • 1.”Carry On Wayward Son”
  • 2.”The Wall”
  • 3.”What’s On My Mind”
  • 4.”Miracles Out Of Nowhere”
  • 5.”Opus Insert”
  • 6.”Questions of My Childhood”
  • 7.”Cheyenne Anthem”
  • 8.”Magnum Opus”

Redigido por Cristiano “Big Head” Ruiz

PUBLICIDADE

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Veja também

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PARCEIROspot_img

Redes Sociais

30,849FãsCurtir
8,583SeguidoresSeguir
197SeguidoresSeguir
222SeguidoresSeguir
1,151InscritosInscrever

Últimas Publicações