Clássicos: Kansas – Leftoverture (1976)

PUBLICIDADE

Kirshner Records

“Leftoverture” é o quarto álbum da banda norte-americana de Kansas. Você deve estar se perguntando, o que uma banda, considerada por muitos como do gênero Rock Progressivo, está fazendo em uma página na qual o público, em sua maioria, aprecia Metal? A resposta é simples. Embora seja realmente classificado como Progressivo, o Kansas tem muito Hard Rock em sua sonoridade, inclusive servindo de influência para alguns nomes que brilharam na cena Rock/Metal.

crédito: Created BY ATLASICONS.COM – KANSAS, LIVE AND LOCATION, 1977, NEIL ZLOZOWER

Quem escuta a introdução em capela de “Carry on Wayward Son” e não fica arrepiado, certamente, está com problema de falta de sensibilidade. Essa canção transborda a pura emoção, tendo sido hit absoluto nas rádios desde os anos 70. Os riffs são os mais arrasadores e soam o puro Hard Rock, assim como os solos. Chamá-la de Prog/Hard Rock é acertar na mosca. Os vocais Robby Steinhardt e de Steve Walsh possuem uma sintonia que merece passar por estudo científico. “The Wall” tem pegada bem mais progressiva que sua antecessora, O baixo de Dave Hope dá o seu show, enquanto a guitarra de Kerry Livgren exala suas mais lindas viagens sentimentais. “What’s On My Mind” é um Hard Rock com a cara da década de 70, porém com a adição de melodia que é característica de sua sonoridade. Essa música também foi um dos hits do disco na época de seu lançamento.

A oitava maravilha do mundo é “Miracles Out Of Nowhere”. Essa canção é, simplesmente, perfeição e sedução, através da música. Eu sou hipnotizado por ela, pelo instrumental e pela letra, a cada vez que a escuto e é uma das minhas favoritas não só do Kansas, mas da década de 70. “Opus Insert” segue a linha setenteira com direito a desfrutar de todos os seus ingredientes. Destaque para o baixo intenso e encorpado de Hope. A propósito, nenhuma outra época superou a beleza do som do baixo. Os anos 70 foram os campeões absolutos nesse quesito. “Questions Of My Childhood” segue a pegada de sua antecessora, com arranjos de teclado sensacionais de Steve Walsh. Em todos os line-ups da banda, Kansas contou com músicos excepcionais, mas essa fase clássica é insuperável.

Crédito: Photo By Getty Images

A quase balada “Cheyenne Anthem” já começa a dar um clima apoteótico para o disco. Ao contrário do lado A, o qual teve muita veia Hard Rock, o lado B do disco foi bem mais dedicado ao Prog Rock e a canções mais lentas. O encerramento do disco é com a mítica “Magnum Opus”, que foi muitas vezes a abertura de set list do Kansas nos shows. A clássica canção tem uma longa introdução instrumental e as mais insanas variações rítmicas. Alguns riffs e solos mais pesados voltam a surgir, resgatando aquela atmosfera que iniciou o full lenght. Kansas foi um dos precursores do AOR. É isso mesmo, você não leu errado. Essa mescla de Hard Rock com Progressivo, somados aos vocais melódicos, moldou a sonoridade que se tornaria o Adult Oriented Rock na segunda parte da década de setenta até o início dos anos 80. O próprio Kansas, posteriormente, se rendeu totalmente ao AOR, deixando um pouco de lado o puro Progressivo 70’s.

R.I.P Robby Steinhardt

Nota 9,5

Integrantes:

  • Phil Ehart (bateria)
  • Dave Hope (baixo)
  • Kerry Livgren (guitarra, piano)
  • Robby Steinhardt (violino, viola, backing vocals, vocal principal em “Miracles Out of Nowhere” e “Cheyenne Anthem”)
  • Steve Walsh (órgão, piano, vocal principal, exceto em “Cheyenne Anthem”, sintetizadores adicionais, vibrafone)
  • Rich Williams (guitarra)

Faixas:

  • 1.”Carry On Wayward Son”
  • 2.”The Wall”
  • 3.”What’s On My Mind”
  • 4.”Miracles Out Of Nowhere”
  • 5.”Opus Insert”
  • 6.”Questions of My Childhood”
  • 7.”Cheyenne Anthem”
  • 8.”Magnum Opus”

Redigido por Cristiano “Big Head” Ruiz

PUBLICIDADE

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Veja também

PUBLICIDADE
PARCEIROspot_img

Redes Sociais

30,849FãsCurtir
8,663SeguidoresSeguir
197SeguidoresSeguir
152SeguidoresSeguir
960InscritosInscrever

Últimas Publicações