Bruce Dickinson, vocalista do Iron Maiden, assim como muitos outros artistas do Rock e do Metal, não é simpático às plataformas de streaming de música como o Spotify, muito criticada não paga os royalties de forma justa aos verdadeiros artistas criadores de música, sim, os verdadeiros, porque a música feita por Inteligência Artificial invadiu o gigante do streaming e muitos estão lucrando bem com isso.
Em entrevista à ATMósferas Magazine, Bruce opinou sobre este assunto:
“Em termos da maneira como os discos são vendidos — bem, discos, downloads, coisas assim — acho que é uma situação de perda para todos. Quer dizer, você tem todas as coisas como o Spotify e coisas assim que estão basicamente roubando os músicos pagando quase nada para tocarem seu trabalho. E ainda assim, o Spotify não consegue ganhar dinheiro. Então eles não estão ganhando dinheiro e os músicos não estão sendo pagos.
Novas bandas dificilmente podem se dar ao luxo de começar, mas começam. Por quê? Porque amam o que fazem. É isso que as move. É isso que as motiva. Então, se os serviços de streaming pudessem realmente pagar as pessoas adequadamente quando elas ouvem, o que provavelmente significa que as pessoas que ouvem têm que pagar mais, o que eu francamente não me oponho, e não acho que provavelmente a maioria dos ouvintes faria. Talvez menos pessoas ouvissem, mas seriam pessoas que se importam, não pessoas que fazem isso apenas porque é barato.”
Bruce Dickinson lançou “The Mandrake Project” em 1° de março de 2024 pela BMG