O vocalista britânico Blaze Bayley, ex-Iron Maiden, possui uma carreira solo estável e equilibrada. E junto a isso também possui seus pontos altos. E um desses pontos, com toda a certeza, é o álbum “Silicon Messiah”, álbum de estreia lançado em 22 de maio de 2000.
Portanto, para comemorar e relembrar o início dessa trajetória, após sua saída do Iron Maiden, Blaze estará celebrando o 25º aniversário de “Silicon Messiah”. A turnê acontecerá na Europa durante a primavera local. Além disso, o músico executará sons de seu mais recente álbum chamado “Circle of Stone, lançado em 23 de fevereiro. Agora, sua discografia conta com 11 álbuns de estúdio.
Entretanto, as surpresas não param por aí. Blaze tocará músicas de sua época à frente do Iron Maiden e também dará um meet-and-greet gratuito no estande de produtos antes do show começar para todos os portadores de ingressos. Além disso, o suporte na turnê virá do White Raven Down (datas para shows no Reino Unido) e Pryma (datas para o continente europeu).
Blaze Bayley e a importância de seu trabalho
Em uma entrevista recente com a Metal Pilgrim, Bayley falou sobre a sensação de continuar tocando músicas que ele compôs junto ao Iron Maiden. O cantor estava comemorando 30 anos desde a sua entrada na donzela. Ele revelou o seguinte:
“É muito gratificante. E o que é realmente legal, minha voz está diferente agora, e para dar vida a essas letras, agora elas têm um significado ligeiramente diferente. E eu posso entregar essas letras e colocá-las de uma maneira diferente de quando eu era mais jovem. Então, como um homem mais velho e experiente, eu posso contar a história dentro dessas letras e dessas músicas muito melhor do que eu poderia quando estávamos gravando no estúdio, e até mesmo nas turnês, porque minha voz mudou, eu aprendi muito mais. E é o aniversário de entrar para o Iron Maiden, não de sair, então é uma celebração de algo bom que aconteceu.”
O vocalista deu seguimento ao assunto:
“Eu fiz grandes shows e gravei álbuns e tive grande sucesso com ‘Man On The Edge’ em todo o mundo. Mas a coisa que realmente ficou comigo e pela qual sou mais grato é o que aprendi sobre compor e escrever quando estava trabalhando com os caras [do Iron Maiden]. Então há uma linha ali que você pode traçar e dizer, ‘Quer saber?’ Depois que trabalhei e escrevi com Steve Harris, Janick Gers, Dave Murray e Nicko [McBrain], você pode ver, sim, que há uma maneira diferente de escrever.”
Ele também explicou sobre a importância de testar as músicas de seus discos:
“No Iron Maiden, aprendi a tirar a sorte disso”, ele explicou. “Muitas vezes era, ‘Oh, ótimo. Oh, essa música é boa. Oh, isso não funcionou.’ Para dizer, ‘Ah, isso não funciona porque não faz isso.’ Ou é algo que você deve simplesmente largar agora e não desperdiçar energia. Tente outra ideia. ‘Ah, isso flui.’ ‘Ok, podemos trabalhar nisso.’ E ‘deve fazer isso, deve fazer isso.’ Então, essa era a questão. E se você ouvir [meu novo álbum solo] ‘Circle Of Stone’, e ouvir ‘The X Factor’ e ‘Virtual XI’, você pode ver que há alguma relação entre eles, que é, está lá como algo de onde eu vim. ‘Circle Of Stone’ é todo meu trabalho, não estou tentando copiar nada, mas dentro de mim está a experiência de fazer ‘The X Factor’ e ‘Virtual XI’, que está em mim e foi levado adiante. E eu me sinto diferente agora.”
O músico divulgou em suas redes a nova turnê, incluindo todas as datas. Confira logo a seguir.
Silicon Messian 25th anniversary Tour 2025:
- 08 de maio – Waterloo, Blackpool, Reino Unido
- 09 de maio – Craufurd Arms, Milton Keynes, Reino Unido
- 10 de maio – Joiners, Southampton, Reino Unido
- 11 de maio – Eleven, Stoke, Reino Unido (Matinê)
- 15 de maio – Cobblestones, Bridgwater, Reino Unido
- 16 de maio – Sin City, Swansea, Reino Unido
- 17 de maio – Queens Hall, Nuneaton, Reino Unido
- 18 de maio – Nightrain, Bradford, Reino Unido (Matinê)
- 21 de maio – Bambi Galore, Hamburgo, Alemanha
- 22 de maio – Goldgrube, Kassel, Alemanha
- 23 de maio – From Hell, Erfurt, Alemanha
- 24 de maio – 7er Club, Mannheim, Alemanha
- 25 de maio – Spectrum, Augsburg, Alemanha
- 27 de maio – Gebäude 9, Colônia, Alemanha
- 28 de maio – MTS, Oldenburg, Alemanha
- 29 de maio – Iduna, Drachten, Holanda
- 30 de maio – Piano, Dortmund, Alemanha
- 31 de maio – Show privado, Ahaus, Alemanha
- 01 de junho – Musicon, Haia, Holanda (Matinê)
Gosto da ¨fase¨ Blaze nos vocais do Maiden, bons tempos!!!! Valeu!!!!