Don Airey é um desses grandes músicos que passaram por diversas bandas e carregam consigo grandes histórias dos bastidores da fama. O tecladista presta serviços ao lendário Deep Purple desde o ano de 2002, além de possuir uma estrada musical gigante, tendo participado até mesmo do glorioso Black Sabbath como músico de estúdio. Airey trabalhou na fase mais conturbada da banda, à época da gravação do álbum “Never Say Die!” de 1978.
![](https://www.mundometalbr.com/wp-content/uploads/2022/01/Black-Sabbath-Never-Say-Die-1024x1024.jpg)
A banda vivia o auge dos “embalos do pó à noite”, com abuso intenso de drogas e álcool, provocando desentendimentos diários entre os músicos. Ozzy Osbourne chegou a deixar a banda durante o início das gravações e o substituto breve foi Dave Walker. Com Walker foram escritas várias músicas, mas logo Ozzy retornou ao seu posto, porém, recusou imediatamente a opção de cantar as músicas escritas com Walker. Isso rendeu diversas críticas entre os integrantes e da mídia especializada ao conferir o álbum.
Diante dessa confusão, estava o tecladista Don Airey, concentrado em fazer o seu trabalho, a qual fora contratado. Em seus breves momentos de sobriedade, o baterista Bill Ward chegou a comentar para Don que estava bastante preocupado com Ozzy.
![](https://www.mundometalbr.com/wp-content/uploads/2022/01/don-airey-1015x1024.jpg)
Em recente entrevista para a famosa revista Rolling Stone, Don Airey relembrou o tempo pesado que viveu de perto com o Black Sabbath, embora não fosse o alvo de nenhuma das confusões e dos vícios acumulados dos integrantes da formação clássica da banda.
Percebendo a loucura daquele momento em que estava presente, Don contou sobre aquele tempo, além de revelar a preocupação de Bill Ward com Ozzy Osbourne:
“Eles estavam meio que caindo aos pedaços. Lembro-me de Bill Ward me dizendo: ‘Não sei o que fazer com seu amigo Osbourne. Ele está deixando todos nós loucos.’
Bill estava realmente preocupado com Oz. Foi um momento estranho para a banda. Acho que eles podiam sentir que estavam se separando, mas estou muito orgulhoso de estar nesse álbum. Foi uma ótima sessão.”
![](https://www.mundometalbr.com/wp-content/uploads/2022/01/Black-Sabbath.jpg)
Apesar da tensão vivida pelo Black Sabbath ao final da década de 70, Don Airey se sente orgulhoso de ter participado da gravação de “Never Say Die!”, conforme o mesmo citou. E não é por menos, pois o Black Sabbath já tinha uma rica importância no cenário da música pesada naqueles tempos. Oito meses depois da volta de Ozzy, o mesmo foi demitido, criando assim um novo caminho para o cantor e para a banda de Tony Iommi, que encontraria em Ronnie James Dio a salvação para os tempos sombrios que estava vivenciando. Quanto ao Ozzy, o madman explodiu (no melhor dos sentidos) ao iniciar sua carreira solo. A sequência disso é história para apreciar e ouvir através dos discos de ambos os artistas.
Agora fique com o single “Never Say Die!” do álbum de mesmo nome, tocado no popular programa Top Of The Pops em 1978: