Baseado em fatos: Scorpions – “Wind Of Change”

PUBLICIDADE

O Baseado em fatos de hoje, traz o clássico “Wind of Change”, da banda alemã de Hard Rock, Scorpions. Lançada no álbum “Crazy World”, de 1990, a power ballad ficou mundialmente conhecida e é comumente relacionada ao fim da guerra fria, sendo considerada um hino daquele momento sombrio e que segue ecoando até os dias atuais.

No dia 12 de agosto de 1989, teve início o Moscow Music Peace Festival, um evento de dois dias realizado no Lenin Stadium para 100 mil pessoas e que pretendia promover a paz mundial e combater o narcotráfico no leste da Europa. O lendário festival também recebeu Bon Jovi, Skid Row, Motley Crue, Cinderella e Ozzy Osbourne. E teve, é claro, o Scorpions encerrando o evento, além da participação de bandas locais como Brigada-S e Gorky Park.

Cerca de três meses após o Moscow Music Peace festival, em 9 de novembro de 1989, aconteceu finalmente, a queda do Muro de Berlim, e o Scorpions, ainda tocados por sua participação no evento de Moscow, começou a compor a famosa canção “Wind of Change”, que faria parte do álbum “Crazy World”. A música se tornou um dos singles mais vendidos da história e chegou à posição #4 na Billboard 200.

Em uma das muitas entrevistas falando a respeito da canção, Klaus Meine disse:

“Acho que abrimos uma porta por ser uma das primeiras bandas de Rock ocidental a fazer um grande show na União Soviética. Então, quando tocamos em Moscou no ano seguinte com Ozzy Osbourne e todas essas bandas americanas, as pessoas sabiam quem éramos. Houve muitos momentos emocionantes em Moscou. Eu acho que poderia ter sido Bon Jovi ou Mötley Crüe, qualquer um desses caras que foram para casa inspirados pelo que viram, mas para nós foi tipo, ‘Ei! Nós abalamos a União Soviética, caras!’. Para nós, talvez, fosse diferente. Vimos muitas mudanças de Leningrado em ’88 a Moscou em ’89. Essa foi a inspiração para “Wind of Change”.

PUBLICIDADE

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Veja também

PUBLICIDADE
PARCEIROspot_img

Redes Sociais

30,849FãsCurtir
8,663SeguidoresSeguir
197SeguidoresSeguir
151SeguidoresSeguir
960InscritosInscrever

Últimas Publicações