Músicos gostam e até praticam esportes foram da alçada musical. Entretanto, tocar em uma banda, excursionar mundo afora e tudo mais, exige um mínimo de preparo para aguentar toda a carga. E assim acontece com o líder do Avantasia e também do Edguy, Tobias Sammet.
Para ele, é entendível que a profissão de músico não é nem de longe algo simples de se exercer. É só haver algum problema orgânico na estrada que as coisas podem mudar de cenário. Principalmente, se esse problema vier ao vivo durante uma apresentação.
Em contato no Side Jams com Bryan Reesman, o vocalista Tobias Sammet relembrou como o primeiro show principal do Edguy quase se transformou em um desastre. Ele queria jogar futebol quando era mais jovem, mas a música se tornou sua carreira. Mas a música ainda tinha seu lado perigoso.
“Quando você está praticando um esporte e é um músico em turnê, você tem que ter cuidado se estiver na estrada e fizer qualquer coisa, mesmo que seja recreativa, porque se você se machucar, isso afetará o que acontece no palco.”
Ele então relembrou um acidente que aconteceu quando o Edguy foi a atração principal do festival Bang Your Head!!! em 2012.
“Eu caí do palco e quebrei meu nariz e uma costela.
Infelizmente, aconteceu durante a música número três, e fomos contratados como atração principal. Na verdade, foi a primeira vez que fomos atração principal de um show. Com antecedência, é claro, havia todos os pessimistas e haters que diziam: ‘Edguy não é uma atração principal de verdade. Eles não têm os sucessos, não têm o legado, não têm um pedigree. Por que você colocaria uma banda jovem como essa naquele palco para ser a atração principal?'”
Sammet continuou:
“Eu estava no palco e caí. Então pode ser bem difícil e perigoso no palco, e então você cai do palco e sente que tem sangue por todo lado. Você até ouve o som quando seu nariz estala, o osso do seu nariz estala, e eu ainda me lembro desse som. Fui impedido de cair no chão por uma barreira de aço que estava bem na frente para manter as pessoas afastadas. Havia sangue por todo lado… Terminamos o show, e eu fui levado para o hospital. Foi quando percebi que estar em uma banda em turnê, estar no palco, correndo e fazendo todos esses movimentos estranhos, é provavelmente tão perigoso quanto futebol.”
O Avantasia lançou seu décimo álbum de estúdio, “Here Be Dragons”, em 28 de fevereiro pela Napalm Records.