O Atheist fez parte daquela geração de bandas clássicas de Death Metal surgida na Florida no início dos anos 90. Seus três primeiros trabalhos, “Piece Of Time” (1990), “Unquestionable Presence” (1991) e “Elements” (1993), gerou certo impacto na cena principalmente por conta do teor técnico e a fusão com alguns elementos de Jazz.
O grupo encerrou atividades em 1994 e retornou somente em 2006. De lá para cá, lançaram apenas um disco de inéditas, “Júpiter”, de 2010. Já são 15 anos sem novo material do Atheist, mas para alegria dos fãs, este quadro parece que vai mudar em breve.
Em nova entrevista concedida ao Altars Of Metal, o guitarrista e vocalista da banda, Kelly Shaefer, disse que o novo disco será trabalhado ainda este ano. Ele explicou:
“Temos um ano muito movimentado chegando. Em algumas semanas, iremos para a América do Sul com nossos amigos do Cryptopsy. Então, é isso que faremos. E então temos uma turnê pela América do Norte em abril que ainda não foi anunciada. Planejamos ir para o Japão e Nova Zelândia este ano, em junho, depois para a Europa em setembro. E depois outra turnê pelos EUA em novembro. Então, em algum momento disso tudo estaremos escrevendo novo material.
Temos cerca de seis novas músicas escritas. E são as primeiras músicas novas do Atheist em muitos anos, em 15, para ser exato, o que me deixa louco, que ‘Jupiter’ já tem 15 anos. ‘Jupiter’ é um adolescente. Parece que foi há apenas um minuto que o lançamos.”
Questionado sobre os motivos que fizeram a banda aguardar tanto tempo para lançar um novo álbum, Shaefer disse o seguinte:
“Temos tido muitos problemas contratuais nos últimos sete anos, e é por isso que não fizemos nenhuma música nova, porque o negócio da música nos impediu de fazer isso.
Então, qualquer um aí que esteja se perguntando por que não lançamos um novo álbum há algum tempo, é por causa dos negócios. E estamos trabalhando muito, muito duro para resolver isso. Mas enquanto isso acontece, estamos escrevendo músicas e nos divertindo muito. E eu não posso elogiar o suficiente os caras da minha banda agora, eu simplesmente os amo muito. E eles têm tanta atenção aos detalhes que mal posso esperar para levá-los ao redor do mundo este ano.”