Algumas bandas tem por característica não fazer a divulgação da maioria de seus problemas internos. Isso não significa que esses problemas não aconteçam, apenas que não são tratados de forma pública.
Dan Lilker dentro…
No início de abril, o Anthrax foi muito discreto ao anunciar que alguns problemas pessoais resultaram no afastamento de seu baixista de longa data, Frank Bello. Rapidamente, Dan Lilker (Nuclear Assault e Stormtroopers Of Death, assim como outras bandas) foi recrutado para ocupar o posto de Bello temporariamente.
Lilker retornou após 40 anos desde que deixou a banda que um dia ajudou a fundar. Na época, no longínquo 1984, o Anthrax só tinha o debut “Fistful Of Metal” lançado e era apenas uma jovem promessa do Metal americano. Hoje, consolidados como a quarta potência do Thrash estadunidense, atrás em captação de recursos apenas de Metallica, Slayer, assim como o Megadeth, o grupo captaneado por Scott Ian, Charlie Benante e Joey Belladonna apresenta uma plataforma de trabalho sólida que talvez Dan Lilker jamais tenha trabalhado em toda sua carreira.
…Frank Bello fora!
A princípio, Frank Bello se ausentaria apenas da turnê sul-americana e de dois shows nos Estados Unidos, mas surpreendentemente, o baixista anunciou que estará participando de uma série de shows do Satyricon, banda norueguesa de Black Metal.
O Satyricon anunciou que o baixista licenciado do Anthrax tocará com a banda durante as apresentações do grupo nos seguintes festivais: Sweden Rock Festival, Mystic Festival, Hellfest, Tons Of Rock, ARTmania Festival, Grieghallen/Beyond The Gates (duas noites seguidas), Brutal Assault, Hellsinki Metal Festival, Alcatraz Festival, Bloodstock Open Air e, finalmente, Næstved Metal Fest. Depois disso o Satyricon seguirá justamente para a América Latina, onde Bello não tocou com o Anthrax e, ao que tudo indica, irá tocar com o Satyricon.
Questionado por fãs nas redes sociais se agora o músico era um integrande do Satyricon, Frank Bello respondeu estar “apenas fazendo alguns shows com eles”.
Dan Lilker também foi questionado sobre o assunto, já que esse anúncio de Frank Bello significa que Lilker fará mais shows junto ao Anthrax. Ele despistou:
“Acho que é só porque o Anthrax não tinha planos para o verão. Eles não estavam programados para fazer todos os festivais da Europa nem nada. Então, durante o verão, todo mundo no Anthrax iria fazer alguma outra coisa. Então, eu acho que foi isso. De qualquer forma, Frank tinha esses planos. Então é engraçado, porque o Satyricon é uma banda de velhos amigos meus da cena norueguesa, mas Scott me disse que Frank poderia fazer algo assim. Ele pode muito bem mudar de algo sombrio e obscuro para algo mais sombrio e Rock and Roll, então acho que isso é legal. E acho que ele será ótimo com isso.”
Futuro incerto
O fato é que, em resumo, temos Frank Bello deixando de fazer turnês com sua banda oficial para ir tocar com outro grupo. Tendo em mente que a única justificativa que foi dada aos fãs foram “problemas pessoais”, podemos cravar que esses problemas são relacionados exclusivamente ao Anthrax.
Com a chegada de Dan Lilker sendo tratada com carinho pelos fãs e a decisão polêmica de Frank Bello, é perceptível que algo está acontecendo.
É preciso relembrar que Bello possui um histórico complicado, crescendo em circunstâncias difíceis após o abandono do pai. O músico encontrou um norte a ser seguido em músicos do mundo do Rock e do Heavy Metal já que não tinha nenhuma figura masculina inspiradora dentro de sua casa. Na década de 80, seu irmão Anthony foi assassinado em Nova York e, como resultado, o assassino foi libertado após uma testemunha retirar seu depoimento. Recentemente, sua irmã mais velha, Rosie, faleceu em 2023. Só para ilustrar, ela foi a responsável pela entrada do baixista no Anthrax.
No ano passado, Bello estava divulgando seu livro de memórias. O título é, sem dúvida, sugestivo: “Pais, irmãos e filhos: sobrevivendo à angústia, ao abandono e ao Anthrax”.
Tudo ainda está muito nebuloso, mas a cada dia e a cada decisão de Frank Bello, fica mais próximo o anúncio da efetivação de Dan Lilker. Deixe sua opinião no espaço reservado aos comentários.