Jerry Cantrell, guitarrista e vocalista do Alice In Chains, conversou recentemente com Rick Beato, e contou que a banda enfrentou resistência por parte da gravadora no começo da carreira, quando comunicaram a decisão de lançar “Man in the Box” e “We Die Young” como singles.
Segundo Cantrell, a gravadora alegou que tal escolha seria mais prejudicial do que benéfica.
A faixa integra o álbum de estreia do Alice In Chains intitulado “Facelift” lançado em 1990. “Man in the Box” se tornou um grande sucesso e é um dos maiores hinos do grunge.
Houve inquietação e perplexidade entre os executivos da gravadora, quando os integrantes do AIC mencionou essas duas músicas como single, conforme revelou Cantrell:
“Nós escolhemos todos os nossos singles, e brigamos com eles por alguns dos primeiros… Eu não acho que eles ficaram realmente animados que ‘We Die Young’ foi nosso primeiro single [risos], mas nós queríamos ir com isso, e fazia sentido. Nós tínhamos feito, tipo, um pequeno vídeo caseiro da cidade natal com o instituto de arte local ou algo assim. E então nós o refilmamos de verdade com Rocky Schenck [diretor]. Esse foi um vídeo muito legal.
“Eu nunca tinha ouvido um riff de guitarra como aquele, e a maneira como Layne cantava — era apenas uma canção de declaração de missão. Então, se você está começando por aí, você pode ir para qualquer lugar que você queira.”
Cantrell afirmou que os executivos viram muitos problemas em “Man in the Box” e que temeram que isso afetasse o apelo comercial da banda, que estava apenas começando no rock. No entanto, eles estavam confiantes de sua decisão e bateram o pé até o final:
“Eu lembro quando estávamos escolhendo a “Man in the Mox, eles estavam dizendo que era muito longa, muito lenta… Nós ficamos tipo, ‘Este é o single, cara.’ Eles também falaram sobre a letra ‘Jesus Christ (Deny your maker)’… ‘As pessoas vão fazer piquete contra vocês…’ Eu fiquei tipo, ‘Eu não dou a mínima. Essa é uma música foda, e é o que vai ser o próximo single.’ E foi enorme. Essa música nos rendeu um disco de ouro.”