Álbuns injustiçados: Exodus – “Bonded By Blood” (1985)

PUBLICIDADE

Neste quadro iremos destacar discos que são excepcionais em qualidade musical, porém, não obtiveram o reconhecimento que mereciam. Muitos deles são absolutamente desconhecidos do grande público e, é neste espaço, que tentaremos corrigir algumas injustiças históricas que aconteceram no universo do Heavy Metal.

Exodus – “Bonded By Blood” (1985)

“Ain Mundo Metal, como assim? O Bonded By Blood é um clássico do Thrash, como vocês me dizem que é um disco injustiçado?”

Muita calma nessa hora, jovem!

Sim, nós sabemos que “Bonded By Blood” se tornou um álbum cult no decorrer dos anos e, basicamente, todo fã de Thrash Metal que se preze colocaria esta maravilha entre os 10 melhores do gênero em todos os tempos, só que o problema aqui é outro…

Começo constatando um fato, o Exodus nunca recebeu todos os créditos que merece como banda seminal para criação do estilo. Historicamente, sabemos que o Exodus já tocava Thrash ANTES do próprio Metallica, sabemos também que Kirk Hammet, guitarrista que gravou “Kill ‘Em All” (nada menos que o primeiro registro de Thrash lançado e, portanto, considerado por muitos o marco zero do gênero), veio justamente do Exodus para substituir Dave Mustaine. Sabemos também que a banda foi fundada em 1979, portanto, ANTES do Metallica de novo. A primeira gravação do Exodus é uma demo tape que data de 1982, um ano ANTES de “Kill ‘Em All” chegar as lojas e, também ANTES da famosa demo do Metallica “No Life ‘Till Leather”. A grande verdade é que o Exodus já tocava Thrash Metal nos arredores da Bay Area de San Francisco enquanto o Metallica ainda procurava um guitarrista através de anúncios em jornais.

Agora, o pior disso tudo é ver que o debut do Exodus é o único álbum lançado por aquela primeira leva do Thrash e que pode se dizer 100% Thrash Metal, mas mesmo assim, ele é colocado de canto enquanto discos como “Show No Mercy” (Slayer), “Kill ‘Em All” (Metallica), “Fistful Of Metal” (Anthrax) e “Killing Is My Business… And Business Is Good!” (Megadeth) – este último, lançado alguns meses DEPOIS que o próprio “Bonded By Blood” – são considerados os marcos iniciais do estilo.

Novamente, você vai choramingar: “Ain Mundo Metal, esses discos são considerados marcos iniciais por que foram lançados primeiro. E mais, se o Exodus não conseguiu gravar primeiro que essas bandas, só lamento…”

Mas é aí que está a grande injustiça.

Metallica, Slayer e Anthrax lançaram primeiro, mas nenhum destes discos de estréia eram álbuns de Thrash propriamente ditos. “Show No Mercy” é no máximo, um disco de Speed Metal repleto de referências à NWOBHM, com talvez uma ou duas faixas que se enquadrem no termo Thrash, “Kill ‘Em All” e “Killing Is My Business” também são registros de Speed Metal que mostram apenas indícios do que o estilo viria a ser, “Fistful Of Metal”, além de ter as mesmas características dos anteriores, ainda traz vocais mais limpos, o que aproxima mais ainda o Speed do Heavy mais tradicional. “Bonded By Blood” é 100% Thrash Metal, é o único debut das bandas pioneiras deste gênero que, de cara, apresenta todos os principais padrões musicais e alicerces fundamentais do Thrash. E o Exodus NUNCA recebeu o devido reconhecimento por todo esse pioneirismo.

É ou não é uma injustiça histórica?

Podemos aceitar “Kill ‘Em All” sendo o marco zero, até por que o Metallica teve mérito em conseguir um contrato antes e gravar antes. Mas precisamos estabelecer uma verdade inquestionável, “Bonded By Blood” é o álbum que estabelece os padrões do estilo ANTES dos divisores de água “Reign In Blood”, “Peace Sells”, “Master Of Puppets” e demais clássicos. “Bonded By Blood” é o disco de estréia da banda, que talvez, seja a primeira a tocar Thrash propriamente dito, e ele nunca recebeu o devido reconhecimento adequado. Por isso, ele figura neste quadro…

♫ “Murder In The Front Row Crowd Begins To Bang And There’s Blood Upon The Stage Bang You Head Against The Stage And Metal Takes Its Price Bonded By Blood!” ♫

Ouça o álbum na íntegra:

PUBLICIDADE

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Veja também

PUBLICIDADE
PARCEIROspot_img

Redes Sociais

30,849FãsCurtir
8,663SeguidoresSeguir
197SeguidoresSeguir
151SeguidoresSeguir
960InscritosInscrever

Últimas Publicações