O lendário tecladista Don Airey, famoso por seu trabalho junto às bandas como Black Sabbath, Deep Purple, Rainbow, Whitesnake e Judas Priest, relembrou como foi a sua entrada para a banda de Tony Iommi, cuja reputação não era das melhores… Durante um bate-papo recente com o Music Buzzz, Don Airey falou sobre as sessões com o Black Sabbath:
“Entrando nas sessões do Black Sabbath, eles tinham uma péssima reputação — Tony Iommi por bater nas pessoas, Ozzy por ser louco. E então eu entrei com meus teclados e os configurei e então todos eles chegaram. E a primeira coisa que Ozzy disse, ‘Você gostaria de uma xícara de chá?’ ‘Eu adoraria uma, por favor, Ozzy .’ Então nos sentamos e tomamos uma xícara de chá. Era como estar na sala de estar de alguém com uma família, que era o que eles eram — eles eram uma família… Eles eram simplesmente maravilhosos. O mesmo com o Judas Priest. O mesmo com todas essas bandas. O mesmo com o Purple.”
Ele também contou como foi a sua entrada no Deep Purple:
“Jon Lord [ex-tecladista do Deep Purple] adoeceu. E eles tinham algumas sessões, alguns festivais agendados e Roger Glover [baixista do Deep Purple] me ligou. Ele disse: ‘O que você vai fazer amanhã?’ ‘Vou reger uma orquestra em um festival galês.’ Ele disse: ‘O que você vai fazer depois de amanhã?’ Eu disse: ‘Nada de mais.’ Ele disse: ‘Bem, o Deep Purple precisa de você. Vamos fazer um festival em Skanderborg, na Dinamarca. Jon está doente. Você pode substituí-lo? Só três shows.’ Eu disse: ‘Ok.’ Você pode me enviar o setlist, Rog? ‘Ele disse: ‘Ah, setlist?’ Ele disse: ‘O que você quiser.’ Fiz um ensaio à tarde com Steve Morse [o então guitarrista do Deep Purple]. Ele tinha uma música chamada “The Well-Dressed Guitar” que Jon jamais aprenderia. Então, com a minha chegada, ele viu a chance de incluí-la no repertório. Então, ele me ensinou “The Well-Dressed Guitar”. Que também estava no repertório. Então, subi no palco e tive que improvisar, na verdade. Ou você faz ou não faz… Substitui Jon por 20 shows e depois não pensei mais em nada, exceto em como tinha sido maravilhoso. E então me ligaram e disseram: ” Jon saiu. Temos quatro nomes na lista de tarefas, todos seus. Você tocaria?”. Eu disse: “Vou ter que dormir pensando nisso. Sim.”
Don Airey se juntou ao quarteto de Birmingham no final dos anos 70, e gravou os teclados no álbum “Never Say Die!” de 1978. Ele também tocou com Ozzy Osbourne gravando os teclados nos álbuns “Blizzard of Ozz” e “Bark at the Moon” de 1983.