Behemoth anuncia pausa de pelo menos um ano após turnê europeia: “Nada, nenhuma atividade”

O Behemoth pretende desacelerar completamente suas atividades ao término da turnê europeia marcada para o segundo semestre de 2026. A informação foi revelada pelo vocalista e guitarrista Adam “Nergal” Darski, que confirmou que a banda fará uma pausa de pelo menos um ano depois de concluir a série de shows ao lado de Dimmu Borgir e Dark Funeral. A decisão marca um raro período de inatividade para um dos nomes mais ativos do Metal extremo nas últimas décadas.

Durante entrevista concedida no festival Tons Of Rock, na Noruega, Nergal explicou que o grupo precisou escolher entre uma intensa temporada de festivais no verão europeu ou uma grande turnê como atração principal no outono. Segundo o músico, a banda optou pela segunda alternativa e, logo depois, pretende interromper completamente suas atividades.

“A ideia era escolher entre fazer toda a temporada de festivais de verão ou realizar uma turnê de verdade, como headliner ou co-headliner, no outono. Escolhemos a segunda opção. Já foi anunciada: Dimmu Borgir, Behemoth e Dark Funeral pela Europa, em 16 datas. Esse é o nosso principal foco. Depois dessa turnê, não planejamos mais nada. Assim que ela terminar, o Behemoth entra em pausa.”

O músico também explicou por que acredita que esse descanso será importante para a banda:

“Precisamos recarregar as baterias. Precisamos repensar as coisas, nos renovar, e isso exige tempo. Não quero apressar nada. Vamos tirar pelo menos um ano de folga: nada, nenhuma atividade. Podemos até lançar alguma música. Temos um novo álbum/EP de 40 minutos chegando pouco antes da turnê e planejamos um lançamento especial para o próximo ano, mas não haverá atividades ao vivo do Behemoth. Eu também parei de conceder entrevistas na maior parte do tempo. Queremos apenas descansar.”

Material novo chegará antes da pausa

A pausa, no entanto, só começará depois que o Behemoth concluir uma agenda movimentada. Além da turnê In League With Satan, ao lado de Dimmu Borgir e Dark Funeral, o grupo lançará em setembro o trabalho I, Scvlptor. O registro reúne oito faixas, incluindo sete músicas inéditas de estúdio e uma gravação ao vivo. Entre as inéditas estão regravações de clássicos da fase inicial da banda e releituras de canções de Venom e Bathory, com participações especiais de Shagrath (Dimmu Borgir) e Sakis Tolis (Rotting Christ). Segundo Nergal, embora não seja um álbum de estúdio convencional, funciona como uma ponte entre o passado do Behemoth e sua atual fase criativa.

Com isso, os fãs ainda terão material inédito antes da pausa. Após a divulgação de I, Scvlptor e o encerramento da turnê europeia, o Behemoth entrará em um período de descanso de pelo menos um ano. Durante esse intervalo, não estão previstos shows, gravações ou qualquer outra atividade envolvendo a banda, permitindo que seus integrantes recarreguem as energias antes de iniciar um novo capítulo da carreira.

Fabio Reis
Paulistano, nascido em 1981, fã de Rock e Heavy Metal desde criança. Idealizador, fundador e criador do Mundo Metal. Valoriza tanto os clássicos como as novas gerações. Assíduo frequentador de shows e se considera um organismo movido à música.
Deixe seu comentário