Ícone do site Mundo Metal

[ Vale a pena ouvir de novo! ] Fates Warning – “Parallels” (1991)

atório) “Like an Ever Flowing Stream”, disco de estreia e indiscutivelmente um dos melhores álbuns de Death Metal dos anos 90.

Setembro de 1991: O quinteto americano Overkill lançava todo poderoso “Horrorscope”, quinto registro do grupo que marcou a estreia da dupla de guitarristas Merritt Gant (ex, Fight Or Fear) e Rob Cannavino (que havia sido técnico de guitarra de Bobby Gustafson), visto que o Bobby Gustafson, guitarrista de longa data deixou a banda após desentendimentos com o baixista DD Verni.

Enquanto isso, em 29 de outubro do mesmo ano, o quinteto americano Fates Warning lançava “Parallels”, sexto e excelente álbum de sua discografia.

Produzido pelo renomado Terry Brown, conhecido por seus trabalhos ao lado dos canadenses do Rush, o disco apresenta oito faixas inéditas, divididas em pouco mais de 45 minutos.

Catapultado pelo sucesso dos singles “Eye to Eye”, “We Only Say Goodbye” e “Point Of View”, o álbum entrou na lista dos mais vendidos em sua discografia (150 mil cópias), elevando ainda mais o nome da banda no cenário Heavy Metal Mundial.

Embora o grupo já gozasse de prestígio e reconhecimento graças ao clipe da música “Through Different Eyes”, extraída do álbum anterior, o não mesmo excelente, “Perfect Symmetry”. O videoclipe figurou na programação da antiga MTV, sendo exibido nos programas voltados à música pesada.

Em 16 de março de 2010, uma edição especial e remasterizada de “Parallels” foi lançada pelo selo Metal Blade. A nova edição traz um CD bônus gravado ao vivo em 1992 no Hollywood Palace, além de versões demos e um DVD no formato documentário.

Em 2005, o álbum foi classificado na 371a posição da revista Rock Hard, na lista dos 500 Melhores Álbuns de Rock e Metal de todos os tempos.

“Parallels” alcançou a posição 20 na parada americana Billboard Heatseekers.O disco conta com a participação especial do vocalista James La Brie (Dream Theater) na faixa “Life in Still Water.”

Aos amantes do bom e velho Progressive/Heavy Metal… Vale a pena ouvir de novo.

Sair da versão mobile