Formado em 1967, em Cardiff, País de Gales, o Budgie foi considerado como uma das principais influências da New Wave Of British Heavy Metal (NWOBHM), movimento musical surgido na Inglaterra entre os anos de 1970 a 1980 revelando grandes nomes do Heavy Metal como Diamond Head, Samson, Angel Witch, Venom, Saxon, Def Leppard, Iron Maiden, etc.
Em sua formação clássica, a banda contou com Burke Shelley (baixo e vocais), Tony Bourge (guitarras e backing vocals) e Ray Phillips (bateria). A primeira gravação aconteceu em 1968, quando lançaram uma fita Demo cuja banda atendia por “Six Ton Budgie”, que logo foi descartado por Shelley, adotando Budgie como nome oficial.
O primeiro disco auto intitulado foi lançado em julho de 1971 sob a produção de Rodger Bain, na época também produtor do Black Sabbath, atingindo a 36a posição nas paradas musicais da Áustria.
Antes de chegar ao fabuloso “Power Supply”, nosso homenageado nesta sessão, o grupo lançou outros seis trabalhos no período que vai de 1972 a 1978. Finalmente em 10 de outubro de 1980, é lançado o excelente “Power Supply”, oitavo álbum da carreira e um dos discos mais pesados da banda, considerados por muitos como o disco mais Heavy Metal do trio inglês.
Contendo 08 faixas inéditas, o álbum apresenta uma sonoridade mais pesada voltada ao Heavy Metal, deixando de lado o lado Classic Rock dos trabalhos anteriores. Embora algumas composições apresentem elementos do referido Classic e Blues Rock, estilos característicos do power trio.
Apresentando peso e agressividade em suas canções, “Power Supply” é o responsável por trazer linhas encorpadas de baixo e bateria, além de riffs e solos de guitarras mais pesados.
O disco marcou a estreia de John Thomas assumindo as guitarras ao substituir Tony Bourge, guitarrista oficial que deixou o grupo em 1978, após o lançamento do álbum “Impeckable”, lançado em fevereiro do referido ano.
Após o sucesso de “Power Supply”, a banda ainda lançaria os discos “Nightflight”(1981) e “Deliver Us from Evil” (1982), antes de encerrar as atividades.
Em 07 de novembro de 2006, o grupo lançou o álbum “You’re All Living in Cuckooland”, após um hiato de 24 anos. Infelizmente, este seria o último registro oficial de Burke Shelley e sua trupe.
Lamentavelmente, no dia 10 de janeiro de 2022, foi noticiada a morte de Burke Shelley.
O músico faleceu aos 71 anos de idade após uma longa batalha contra uma série de problemas cardíacos.
*”Power Supply”, ganhou relançamentos em 1993, e em 2012. Em sua novas edições, o disco apresenta faixas bônus.
Em homenagem a Burke Shelley… Vale a pena ouvir de novo!
Integrantes (Formação clássica):
- Burke Shelley (vocal e baixo)
- Tony Bourge (guitarra e vocal)
- Ray Phillips (bateria)
Faixas:
- Forearm Smash
- Hellbender
- Heavy Revolution
- Gunslinger
- Power Supply
- Secrets in My Head
- Time to Remember
- Crime Against the World
Bonus tracks (1993)
- Wild Fire
- High School Girls
- Panzer Division Destroyed
- Lies of Jim (The E-Type Lover)
Bonus tracks (2012)
- Crime Against the World (single edit)
- Gunslinger (live 1981)
- Crime Against the World (live 1981)
Redigido por: Geovani “Sopinha de Pão” Vieira