Após uma turnê de sucesso pela América Latina, o Savatage deu início à sua primeira jornada pela Europa após o retorno aos palcos. Na noite da última sexta-feira (13), a banda se apresentou no festival Into The Grave em Leeuwarden, Holanda. O setlist que abriu a turnê europeia foi menor, mas contou com uma novidade: a faixa “Nothing’s Going On”, tocada pela primeira vez desde 1998.
Durante os ensaios que antecederamn a turnê europeia, o os membros do Savatage foram entrevistados pela banda alemã EMP, que também registrou alguns ótimos momentos dos bastidores e ensaios.
O vocalista Zakk Stevens foi questionado se ele prefere tocar em festivais ou em espaços mais intimistas como teatros e sendo atração principal:
“Bem, eu gosto de começar com festivais. Pessoalmente, me sinto bem confortável no palco de festivais. Mas não há nada como os outros palcos. Acabamos de experimentar isso na América do Sul [em abril]. Começamos, o primeiro show direto com o Monsters Of Rock [do Brasil], em um festival, e no dia seguinte estávamos em um grande evento, eu acho, do tamanho de um teatro, que foi nosso show principal, o que eu realmente achei fantástico. Então, eu realmente gosto dos dois. Eu gosto que seja um pouco mais — eu gosto da proximidade do público nos palcos menores também, do ambiente mais intimista. Então, estou ansioso pelos dois. Temos uma boa mistura desses dois cenários nesta turnê. Então, estou realmente ansioso pelos dois.”
o baterista Jeff Plate foi questionado sobre seu sentimento com relação à turnê europeia:
“O fato de os fãs terem ficado conosco, desejado e pedido por isso durante todos esses anos realmente manteve tudo isso meio que — a possibilidade sempre esteve lá, mas quando surgiu a notícia de que a banda realmente faria isso, e então a resposta… Quer dizer, não consigo acreditar que esses shows que estamos fazendo na Alemanha estão esgotados. É incrível. Não estivemos aqui há 23 anos. A formação é diferente, mas os fãs se apegaram a essa banda. E, ei, crédito à música. Paul O’Neill, Jon Oliva, Criss Oliva, tudo que esses caras criaram, é realmente uma honra para nós podermos continuar com isso. Mas isso é só o começo. Acho que as coisas vão ficar muito boas para o futuro para nós.”
Veja o setlist completo do Savatage na Holanda:
1. The Ocean
2. Welcome
3. Jesus Saves
4. Taunting Cobras
5. Strange Wings
6. The Wake of Magellan
7. Nothing’s Going On (tocada pela primeira vez desde 1998)
8. Handful of Rain
9. Chance
10. Dead Winter Dead
11. Turns to Me
12. Sirens
13. Gutter Ballet
14. Edge of Thorns
15. Power of the Night
16. Hall of the Mountain King
Nesse sábado, 14 de junho, o Savatage tocará no Turbinenhalle, em Oberhausen, Alemanha. No domingo (15), a banda se apresenta no O2 Shepherd’s Bush Empire, em Londres, Inglaterra.