“Prove Them Wrong” é o segundo full lenght da all female band sérvia, Jenner, que chegou no dia 24/1/2024, pelo selo Fight Records. O sucessor do debut “To Live Is to Suffer” saiu, portanto, quase sete anos completos após seu lançamento. Atualmente, o line-up da Jenner é um power trio: Aleksandra Stamenković (voz e guitarra), Anja Mirković (baixo) e Selena Simić (bateria).
Início
Assim que Aleksandra Stamenković faz com que soem os primeiros acordes de “No Time for Prayer”, ainda não é possível intuir sobre o que nos espera adiante. Conforme passam os segundos, a bateria e o baixo atuam para dar mais peso, ao passo que interpretação agressiva da voz de Stamenković ajuda a configurar uma belíssima canção de entrada.
Em seguida, vem a faixa título, ardendo em peso e brutalidade. Enquanto a sua antecessora alterna entre momentos mais cadenciados e rápidos, “Prove Them Wrong” passeia entre o ritmo veloz e o mais veloz, colocando a violência sonora com principal ingrediente da receita. Todo esse instrumental intenso se sustenta, ao mesmo tempo, pelo baixo de Anja Mirković e a bateria de Selena Simić.
Já “Born For Something More”, quase que completamente Heavy tradicional, encerra a trinca inicial de uma forma mais amena, porém não menos agradável. Além disso, destacam-se os solos de guitarra de Aleksandra e a linha de baixo da jovem Anja, de apenas 18 anos.
Meio
“Down in the Pit”, por sua vez, proporciona uma verdadeira tempestade de riffs e contratempos, mesclando subgêneros de forma sutil, dessa forma, fazendo com que o resultado final soe totalmente homogêneo. Ainda assim é a canção mais acessível do disco. O que não significa que se aproxime de ser algo Pop, já que não passa nem perto disso.
Os dedilhados e solos que introduzem “Not Even You” fazem lembrar a fase dourada do Metallica, entretanto, essa impressão dura menos de um minuto. Logo depois que a introdução termina, a composição incorpora mais uma vez a sonoridade que tem a incontestável assinatura do power trio feminino da cidade de Belgrado.
As três musicistas me impressionaram bastante, porém, a baterista Selena Simić foi a que mais ganhou a minha atenção durante quase todas as audições que fiz do disco. “Eye For An Eye”, uma das minhas favoritas do registro, é tipicamente Power/Thrash, pela performance da bateria, assim como pela entonação melódica do refrão.
Trinca Final
“I Saw It All Clear” evidencia toda a competência e talento musicais de Aleksandra Stamenković, como vocalista e guitarrista, por seus riffs e, igualmente, por seus solos. Stamenković faz a diferença no line-up do Jenner e da mesma forma faria em qualquer banda que atuasse. Já “Nerve Say Die”, que foi o primeiro single que serviu como aperitivo do atual full lenght, torna explícita, inegavelmente, a capacidade técnica da baterista que compõe o trio sérvio. Essa também é a canção mais Thrash do registro.
Enfim, “Laws of the Weak” é a música que tem a responsabilidade de encerrar o segundo álbum completo da história do Jenner. O fato é temos aqui um fantástico resumo de todos os elementos que já observamos em todas as composições do track list, resumidos nos 6m13s finais, ao propósito de fechar o álbum com chaves de ouro. Ou seja, temos riffs e solos de guitarra acima do bem e do mal, bateria recheada de contratempos e velocidade, baixo pesadom preciso e por último, mas não menos importante, uma voz que sabe equilibrar a agressividade e melodia necessárias para que tudo soe de maneira perfeita.
9,2
Integrantes:
- Aleksandra Stamenković (voz e guitarra)
- Anja Mirković (baixo)
- Selena Simić (bateria)
Faixas:
- 1.No Time for Prayer
- 2.Prove Them Wrong
- 3.Born for Something More
- 4.Down in the Pit
- 5.Not Even You
- 6.Eye for an Eye
- 7.I Saw It All Clear
- 8.Never Say Die
- 9.Laws of the Weak