A lendária banda de Progressive Thrash/Power/Speed Metal da Alemanha, Paradox, que atualmente conta apenas com o fundador/vocalista/guitarrista Charly Steinhauer, lançará um novo álbum intitulado “Mysterium”, em 2025. O disco será lançado através da High Roller Records. Charly gravou todos os instrumentos no novo álbum.
“Mysterium” é o nono álbum de estúdio da instituição alemã Paradox e marca um marco especial nos 44 anos de história da banda, já que o fundador e mentor Charly Steinhauer não apenas tocou todos os instrumentos de cordas, programou a bateria e cantou, mas também cuidou da produção inteiramente sozinho.
Apenas a masterização ficou a cargo de Patrick W. Engels, com suas competentes mãos. As músicas são tematicamente conectadas, sem que se trate de uma obra conceitual clássica.
As letras – que, como em “Tales of the Weird” (2012) e “Pangea” (2016), foram escritas por Achim “Daxx” Hoemerlein (ex-Vendetta) – giram em torno de histórias místicas e eventos mundiais que comoveram Steinhauer pessoalmente.
Músicas como “Abyss of Pain and Fear” (inspirada no filme “Midnight Express”), a instrumental “Grief” (uma homenagem ao cofundador Axel Blaha, falecido em 2023) ou a faixa-título (sobre interpretação de sonhos) formam um fio condutor.
Na avaliação do próprio Steinhauer, “Mysterium” é, ao lado do clássico de 1989, “Heresy”, “o álbum mais forte do Paradox até hoje! Cada música tem sua própria identidade, é cativante e, quando o álbum termina, eu quero ouvi-lo novamente imediatamente.”
O foco de Charly continua em produções de estúdio. Aliás, ele já pensa em um próximo álbum. Por enquanto, “Mysterium” está disponível em CD (com faixa bônus) e vinil.
Ouça o single “Kholat”:
Faixas:
01. Kholat
02. Abyss Of Pain And Fear
03. Grief
04. Those Who Resist
05. One Way Ticket To Die
06. Pile Of Shame
07. Tunguska
08. Fragrance Of Violence
09. Mysterium
10. The Demon God
11. Within The Realms Of Gray (Bonus)
Curiosidade:
No ano passado, o Paradox lançou o álbum “Rearrange the Past”, que é, na verdade, um álbum demo completo e inédito de 1990, que conta pela primeira e única vez com um vocalista diferente. O lineup completo traz:
Axel Blaha (R.I.P. 2023) bateria
Armin Donderer (baixo)
Kai Pasemann (guitarra, backing vocals)
Charly Steinhauer (guitarra)
Stefan Haller (vocal)