É impressionante como as pessoas ficam tentando adivinhar o que aconteceu em determinadas ocasiões. Podemos até tratar como normal quando isso parte de fãs, mas veículos de imprensa postando teorias da conspiração é um tanto ridículo.
As únicas informações divulgadas de maneira oficial é que Ozzy Osbourne faleceu na manhã da última terça feira, 22 de julho, em Welders House, a mansão do vocalista em Buckinghamshire, no Reino Unido. Na nota oficial divulgada pela família, foi relatado:
“É com mais tristeza do que meras palavras podem expressar que temos que informar que nosso amado Ozzy Osbourne faleceu esta manhã. Ele estava com sua família e cercado de amor. Pedimos a todos que respeitem a privacidade da nossa família neste momento”
A causa da morte ainda não foi divulgada, mas bastou o trecho da nota mencionar que Ozzy “estava com sua família e cercado de amor” para que a internet mostrasse sua pior face. Alguém achou de bom tom começar a publicar “notícias” com insinuações sobre uma possível eutanásia ou suicídio assistido, e tudo baseado em vozes da cabeça, já que todas as evidências apontam para outra direção.
Fizeram de tudo, inclusive, resgatar falas de Ozzy antigas dando opinião favorável sobre eutanásia e uma declaração de Kelly Osbourne fazendo uma brincadeira sobre o tema. E isso bastou, o assunto virou um boato enorme e, diga-se de passagem, de total falta de bom senso.
Cuidado com a boataria
Na Inglaterra, o processo de liberação do corpo para o funeral é muito mais longo do que no Brasil. Os britânicos são rigorosos, vamos nos lembrar que o ex-vocalista do Iron Maiden, Paul Di’Anno, faleceu no dia 21 de outubro de 2024, mas seu funeral aconteceu somente em 21 de novembro de 2024. Ou seja, um mês depois.
O jornal inglês Daily Mail relatou que uma ambulância aérea foi acionada para se dirigir a mansão de Ozzy às 10:15 da manhã. 15 minutos depois, às 10:30, o helicóptero pousou na propriedade Osbourne e os paramédicos só retornaram para sua base por volta das 12:30.
Segundo apurou o jornal, os paramédicos tentaram socorrer Ozzy Osbourne e evitar sua morte. Somente isso já seria o suficiente para anular essa onda de rumores sobre eutanásia. Até porque seria um total contrassenso realizar tal procedimento e na sequência chamar uma ambulância para socorrer…
Por fim, a irmã de Ozzy, Jean Powell, disse ao The Mirror que a morte do cantor foi inesperada. Ela disse:
“Ele estava frágil, mas mesmo assim foi um choque. Ele ainda tinha planos e coisas que queria fazer. Ainda não sabemos os detalhes da morte dele; ainda é muito cedo. É muito triste. Estou grata por ele ter morrido na Inglaterra.”
Nos próximos dias deveremos ter todas as informações sobre a causa da morte, mas enquanto isso, cuidado com os rumores.