Este é um quadro especial e bastante específico, pois abre espaço para inserir e entender junto ao caríssimo e assíduo leitor, o que cada música conta para nós em seus versos e estrofes, acompanhadas por grandes riffs e solos de sucesso. Por vezes, os videoclipes não mostram com exatidão toda a mensagem composta na canção, e este espaço foi idealizado exatamente para explanar e decifrar o que está por trás das letras. Vamos conferir a escolha desta edição.
Sobre a música:
“American Luck” é um dos singles, ao lado de “Shotgun Justice”, que fazem parte do álbum também nomeado “Shotgun Justice” de 1990, trabalho este pertencente aos canadenses do Razor, banda clássica de Speed/Thrash Metal, cortante e visceral. Ambas as canções receberam videoclipes e, dando mais atenção à primeira citada, “American Luck” apresenta o lado irreverente e bem humorado da banda ao mesmo tempo em que lida com situações de uma sociedade que luta por um lugar ao sol. Mais precisamente, alguém que nasceu em um país e está tentando a sorte em outro. Indo direto ao ponto, um canadense de origem morando nos Estados Unidos, e tendo aquela caricatura do falso patriota contra a sua natureza.
Sobre a letra:
“American Luck” é a canção que define bem o significado de tocar bem e com vontade de realmente estremecer todas as camadas auditivas de todos que ouvirem o tal barulho. A sorte americana foi lançada e cabe ao forasteiro saber lidar com ela e com todas as situações adversas, das quais são exibidas no videoclipe repleto de bom humor, mas sem esconder a verdade por trás dos momentos hilários. A canção cita por diversas vezes o termo “canuck”, que no dicionário canadense, é dito sobre a pessoa nascida no Canadá. Sendo ainda mais direto, trata-se do canadense de origem francesa. Agora vamos conferir um pouco do que diz a canção ultra veloz “American Luck”.
“Começou com nada, exceto o desejo de tocar”
O verbo ‘to play’ nesse caso está relacionado a tocar e isso é importante mencionar por conta da confusão com o verbo jogar, que costuma aparecer em primeira mão nas traduções diretas.
“Só eu e meu grande ego vamos crescer um dia”
O ego pode estar referido à vontade de vencer além da própria personalidade dita.
“Eu nunca tive dinheiro, não tinha carro”
Muitas bandas famosas hoje tiveram um começo assim.
“Eu tive que quebrar minha bunda no trabalho para economizar para minhas guitarras”
O sacrifício em prol de uma ideia, a ideia de ter uma banda e tocar suas músicas.
“Nascido canadense / Não veio dos EUA / As chances estão todas contra mim, ninguém vai me defender”
Aqui fica clara a questão de como era ser um estrangeiro “pé rapado” em solo americano.
“De bandas falsas com dinheiro que simplesmente não sabem tocar”
Aqui a bronca come solta diante das bandas que tinham muito marketing e não tocavam nada.
“Sorte americana / Que pena que somos canucks”
O lamento por não ser um americano nato, mas que não deveria ser lamentado por ser alguém de fora do país, mas, para o momento vivido é de se entender este pensamento.
Claramente, a letra trata sobre a própria banda Razor, buscando o seu espaço em território estrangeiro, afinal, todos queriam atingir o mercado americano de alguma maneira, e com os ‘canucks’ do Razor não seria diferente. A cena canadense é riquíssima em questão de qualidade e tenho certeza que, neste exato momento, você deve estar falando em quanto lê este pequeno papiro, o nome de várias e ótimas bandas do Canadá. Portanto, vou respeitar a sua lembrança e você mesmo poderá citar nos comentário, caso deseje revelar sua listinha marota. Quanto ao tema de “American Luck”, continua sendo bastante atual, até pelo fato de poder ampliar os horizontes e poder colocar várias situações que ligam à busca por uma vida melhor em um lugar longe de casa. Porém, nem sempre o sucesso surge simplesmente por este ou aquele ser natural da região. Afinal de contas, não são todos os americanos que se dão bem assim. A grande maioria consegue ter uma vida interessante, mas se usufruir de grande parte do que é oferecido e encarecido pelo país. Ainda sobre o tema, vemos um contraste seguido de um entendimento sobre o mercado fonográfico, destacando a importância do fã ao comprar o material de determinada banda que já lançou diversos discos, mas é capaz de grande parcela do público não ter ouvido nenhum. Confira a letra “originec” da canção e o vídeo completo logo abaixo. E fiquem com um trechinho que reflete bem este final do texto.
“Não viva uma vida de luxo, mas mantenha suas esperanças…
Cada vez que você compra meus álbuns, posso comprar um maço de cigarros”
“Shotgun Justice” foi dedicado em memória de Mark “Hamilton Headcaver” Brzezicki (R.I.P).
Letra completa
“American Luck”
Started out with nothing except the urge to play
Just me and my big ego gonna make it big one day
I never had the money, I didn’t have a car
I had to bust my ass at work to save for my guitars
Born a Canadian
Didn’t come from the USA
The odds are all against me, nobody will defend me
From bogus bands with cash who just can’t play
American luck
Too bad we’re Canucks
People think I’m famous but the thought is just absurd
I’ve made a lot of albums but I don’t think that you’ve heard
If I was American I guess I’d be a star
A victim of the Great White North, completely battlescarred
Born a Canadian
Didn’t come from the USA
The odds are all against me, nobody will defend me
From bogus bands with cash who just can’t play
American luck
Too bad we’re Canucks
I’ve never been a big shot but the fact is that I’ve tried
We’ve seen our name in lights but we’re never satisfied
Don’t live a life of luxury but hold on to your hopes
Each time you buy my albums I can buy a pack of smokes
Born a Canadian
Didn’t come from the USA
The odds are all against me, nobody will defend me
From bogus bands with cash who just can’t play
American luck
Too bad we’re Canucks
Redigido por: Stephan Giuliano