Ícone do site Mundo Metal

Metallica: “A aposentadoria é algo que foi imposto às pessoas. Não acredito que músicos tenham permissão para se aposentar”, diz Kirk Hammett

Metallica: "A aposentadoria é algo que foi imposto às pessoas. Não acredito que músicos tenham permissão para se aposentar", diz Kirk Hammett

Kirk Hammett (Image credit: Jeremy Saffer/Metal Hammer)

Para um músico que viveu praticamente a sua vida inteira em cima de um palco, fazendo o que mais ama, pensar na possibilidade de se aposentar pode ser algo assustador. Muitos nem se imaginam fazendo qualquer outra coisa que não seja música, ou estar em um palco. Eles viveram para a música, eles viveram de sua arte por décadas.

Kirk Hammett, guitarrista do Metallica refletiu sobre o assunto em uma nova entrevista para a Metal Hammer, e ele sequer consegue se imaginar fora do palco com suas guitarras encostadas em algum canto de sua casa:

“Não acredito em aposentadoria. A aposentadoria é algo que foi imposto às pessoas. Não acredito que músicos tenham permissão para se aposentar!”

Segundo Kirk Hammett, antigamente (nos anos 30, 40, 50), os músicos não pensavam em aposentadoria, isso não existia. Para os antigos, o objetivo era morrer fazendo música em cima de um palco:

“Esse era o pensamento de todos os músicos no último século: porque você conquistou o direito de estar lá em cima, você tem que cumprir essa responsabilidade até o fim. Tocar música é um dom, uma bênção e um privilégio. Eu amo o que faço, e é mágico – ajuda as pessoas. Então, não posso me afastar disso.”

Em uma declaração anterior e recente ao The Telegraph, Kirk disse que não cogita a possibilidade de sair do Metallica:

“Sair do Metallica não é uma opção. e eu algum dia sair do Metallica, todos no mundo me lembrarão que eu costumava estar no Metallica!”

Sair da versão mobile