Ícone do site Mundo Metal

Melhores de 2023 – Categoria: Power Metal

Antes de apresentar o ranking com os melhores discos de Power Metal, gostaríamos de convidá-lo a conhecer nosso portal.

Todos os dias ele é alimentado com notícias, matérias especiais, resenhas, quadros e demais conteúdos relacionados ao Metal e suas vertentes. Aqui, você não vai ver artigos inúteis à respeito do “novo corte de cabelo de Max Cavalera”, “o próximo álbum de covers da cantora Miley Cirus”, assim como declarações aleatórias de músicos sobre alguma politicagem do momento. Aqui você não vai ver fofocas sobre Anitta ou Pablo Vittar aparecendo em algum evento mainstream irrelevante usando alguma camiseta de banda de Rock ou Metal. Neste site, prezamos por matérias que respeitam o leitor e não tentam ganhar visualizações a todo custo com títulos repletos de clickbaits fajutos.

O Mundo Metal nasceu em 2013 como uma comunidade do Facebook e, durante seus mais de 10 anos de existência, procura fugir do estereótipo de mídias convencionais lacradoras, tendenciosas, militantes e, consequentemente, desinteressantes. Aqui o papo é e sempre foi sobre Rock and Roll e Heavy Metal. Se você ama estes gêneros em todas as suas vertentes e quer conhecer novas bandas, novos álbuns e ficar por dentro de tudo o que acontece neste fabuloso universo, este é seu espaço. Depois de conferir a lista, navegue por nosso site e conheça o conteúdo, ele é 100% independente e feito com muita paixão, de fã para fã.

Desenvolvimento do Power Metal 2023

Hoje é o dia de mergulhar nas melodias arrebatadoras, nos solos executados com guitarras gêmeas e nos refrãos pegajosos do Power Metal. Seja na forma de músicas rápidas ou conduzidas através da fúria dos bumbos duplos, seja daquele jeito mais técnico ou da maneira despojada e festeira ao melhor estilo “happy happy Helloween”, este é um subgênero bastante popular, apaixonante e com uma base de fãs muito exigente.

Ao longo dos 12 meses de 2023, tivemos diversos lançamentos mágicos e, como tem sido uma marca em todos os anos anteriores, também vimos o surgimento de algumas promessas. Prepare-se, pois esta lista está cheia de surpresas agradáveis. Desde nomes já reconhecidos até jovens grupos apresentando os seus primeiros momentos de glória, podemos afirmar que este foi um ano bastante proveitoso para os fãs do estilo.

Vamos conhecer os nossos escolhidos na categoria Power Metal!

10º: The Silent Rage – “Nuances Of Life”

O ouvinte que for fã da NWOTHM e tiver um ouvido treinado irá perceber que os vocais presentes no novo trabalho de estúdio do The Silent Rage são bastante familiares. Trata-se de Michael Rinakakis, primeiro vocalista dos suecos do Air Raid e responsável pela gravação do inesquecível “Night Of The Axe”, de 2012. E podemos afirmar sem qualquer problema que de lá para cá o rapaz não perdeu absolutamente nada dos seus talentos. “Nuances Of Life” é um disco energético, pesado e repleto de refrãos grandiosos.

9º: Haunted Gods – “Haunted Gods”

Formada em 2013 na região da Catalunha, o Haunted Gods conseguiu finalmente lançar o seu disco de estreia. O grupo já havia trabalhado anteriormente em dois EPs em 2018 e 2019, mas foi somente depois de exatos 10 anos de sua criação, que o primeiro full lenght viu a luz do dia. Pode ter demorado, mas a qualidade é inegável e a banda já conseguiu um espeço na nossa lista de melhores do ano. Chegou chegando!

8º: Final Strike – “Finding Pieces”

E não é que temos outra banda debutante na sequencia? Desta vez, oriunda da Suécia (tinha que ser!), o quinteto é formado por músicos experientes que passaram por bandas como Air Raid,  Impellitteri, NorthTale, Twilight Force e outras. “Finding Pieces” é o tipo de registro que traz todas as principais características do estilo agrupadas em músicas pra lá de inspiradas e pegajosas. Dá pra apostar que só não está melhor posicionado no ranking pois foi lançado no finalzinho do ano e não deu muito tempo de investir em audições mais aprofundadas. Banda para ficar de olho!

7º: Angra – “Cycles Of Pain”

Certamente, o melhor trabalho com o vocalista Fabio Lione. O Angra apostou alto neste trabalho e ele realmente rendeu bons frutos. Apesar da audição possuir alguns altos e baixos, os pontos altos são realmente arrebatadores e renderam um lugar cativo em nossa lista.

6º: The Lightbringer Of Sweden – “The New World Order”

Se o disco de estréia dos suecos já foi um deleite para os fãs do estilo, este “The New World Order” chegou para demonstrar que a banda tem potencial para muito mais. O vocalista Herbie Langhans é um show à parte e as composições se mostraram fortes o suficiente para garantir que o disco não saísse de nossas playlists durante praticamente todo o ano. A faixa “The Beast Is Rising” é tão matadora que soa como um novo clássico!

5º: Heimdall – “Hephaestus”

Sexto trabalho de estúdio do quinteto italiano e, talvez, o seu melhor disco. Quase todas as faixas são extremamente viciantes e possuem trechos marcantes. Os refrãos são daqueles que você canta junto e os solos fogem daquele padrão extremamente técnico para nos presentear com belíssimas melodias e harmonias.

4º: Archon Angel – “II”

Quando temos a incrível voz de Zak Stevens (Savatage) em um álbum, as chances dele ser excelente são bem altas. E é justamente o que acontece por aqui. Se no trabalho de estréia, o ótimo “Fallen”, a banda já demonstrava que seria muito mais do que um mero projeto de Zak, aqui os caras realmente se estabelecem como grande revelação. Disco acima de qualquer suspeita.

Bronze: Primal Fear – “Code Red”

Após algum tempo parados para que o baixista Mat Sinner cuidasse de sua saúde, os alemães do Primal Fear retornaram em grande estilo com o ótimo “Code Red”. Somente a faixa “Cancel Culture” já justificaria a inclusão da banda nesta lista, mas o álbum ainda oferece demais pérolas do porte de “Deep In The Night”, “Another Hero” e “Play A Song”. Grande disco!

Prata: Iron Savior – “Firestar”

Esta sequência do Iron Savior está simplesmente maravilhosa! Inegavelmente, depois do lançamento do excelente “Skycrest”, nosso campeão em 2020, o grupo capitaneado pelo lendário vocalista/guitarrista/engenheiro de som, Piet Sielck, concebeu outra grande obra. “Firestar” é mais um trabalho que remete aos primórdios da banda e, sendo assim, é jogo ganho. Dos momentos iniciais com a introdução “The Titan” até o final com a esplendorosa “Together As One”, temos um álbum absolutamente sem deslizes.

Ouro: Cathalepsy – “Blood And Steel”

Pense em um projeto ao estilo Avantasia, mas com músicas mais porradas e organizado por dois chilenos malucos. Luigi Ansaldi e Fabián Valdés são os responsáveis por reunir uma verdadeira seleção de feras do Metal mundial para gravar “Blood And Steel”. Durante a audição desta verdadeira obra de arte do Metal contemporâneo, você irá se deparar com nomes do mais alto gabarito como Ripper Owens, Ralf Scheepers, Harry Conklin, Herbie Langhans, Frank Beck, Thiago Bianchi, Joel Hoekstra, Roland Grapow, Ross the Boss, Glen Drover, Pontus Norgren, assim como Jens Ludwig e outros. Assim fica fácil, né!?

Audição obrigatória!

Playlist Mundo Metal

Não conseguiu acompanhar todos os principais lançamentos do gênero? Tudo bem, afinal, nós preparamos uma playlist para você ficar atualizado com o que de melhor rolou no Power Metal durante todo o ano de 2023. Não se esqueça de seguir o perfil do Mundo Metal no Spotify.

Sair da versão mobile