PUBLICIDADE

Melhores de 2023 – Categoria: Metal Nacional

Antes de apresentar o ranking com os melhores discos de Metal Nacional, gostaríamos de convidá-lo a conhecer nosso portal.

   

Todos os dias ele é alimentado com notícias, matérias especiais, resenhas, quadros e demais conteúdos relacionados ao Metal e suas vertentes. Aqui, você não vai ver artigos inúteis à respeito do “novo corte de cabelo de Max Cavalera”, “o próximo álbum de covers da cantora Miley Cirus”, assim como declarações aleatórias de músicos sobre alguma politicagem do momento. Aqui você não vai ver fofocas sobre Anitta ou Pablo Vittar aparecendo em algum evento mainstream irrelevante usando alguma camiseta de banda de Rock ou Metal. Neste site, prezamos por matérias que respeitam o leitor e não tentam ganhar visualizações a todo custo com títulos repletos de clickbaits fajutos.

O Mundo Metal nasceu em 2013 como uma comunidade do Facebook e, durante seus mais de 10 anos de existência, procura fugir do estereótipo de mídias convencionais lacradoras, tendenciosas, militantes e, consequentemente, desinteressantes. Aqui o papo é e sempre foi sobre Rock and Roll e Heavy Metal. Se você ama estes gêneros em todas as suas vertentes e quer conhecer novas bandas, novos álbuns e ficar por dentro de tudo o que acontece neste fabuloso universo, este é seu espaço. Depois de conferir a lista, navegue por nosso site e conheça o conteúdo, ele é 100% independente e feito com muita paixão, de fã para fã.

Metal Nacional em 2023

Elaborar a lista de todos os subgêneros no final do ano é um trabalho muito gratificante e nos deixa muito orgulhosos, porém, nada se compara com a sensação de eleger os melhores trabalhos da cena Nacional de Metal.

Diferente do que fizemos até agora, a lista de Metal nacional não é dividida por subgêneros e nela podemos ver a alta qualidade de nossas bandas. Quando ouvimos discursos replicando que não perdemos em nada para as bandas de outros países, é possível confirmar tal afirmação dando uma breve analisada em nosso ranking.

O ano de 2023 foi muito especial, pois, os discos realmente ótimos não foram exceção e muita coisa boa ficou chegou até nossos redatores. Devido ao nosso critério de selecionar apenas os dez melhores, muitos trabalhos de alto nível ficaram de fora, mas esperamos que gostem dos nossos escolhidos.

Parabéns ao Metal brazuca!

10º: Podridão – “Cadaveric Impregnation”

Cadaveric Impregnation é o terceiro full lenght da discografia do power trio que nasceu na cidade de Itaquaquecetuba/SP, no ano de 2016.

O sucessor deRevering the Unearthed Corpse (2020) chegou em 25/3/2023, pelo selo Kill Again Records. Apesar de lançar um disco convicente em 2023, merecendo estar em nossa lista, a banda não para. Pois, mal começou 2024, e já há um single novo, Tomb of Repugnant Stench“.

9º: Outlaw – “Reaching Beyond Assiah”

Originalmente fundada em São Paulo/SP, Outlaw já esteve residente em alguns países da Europa. Atualmente, eles estão de volta ao Brasil, com exceção do baterista Tommi Tuhkala, que vive na Finlândia.

No dia 31/1/2023, saiu o seu terceiro álbum completo, Reaching Beyond Assiah, pelo selo AOP Records. Sendo Black Metal de qualidade indiscutível, mereceu fazer parte de nosso ranking de 2023.

8º: Nervochaos – “Chthonic Wrath”

   

Sem surpresa alguma, Nervochaos frequenta nossa lista novamente, pois isso acontece praticamente todas as vezes que eles lançam um novo registro.

Ou seja, uma banda que jamais erra e sempre convence os nossos admistradores, não deixando de frequentar a nossa lista TOP 10.

7º: Faces Of Death – “Evil”

É a vez do Thrash Metal da cidade de Pindamonhangaba/SP brilhar e, convenhamos, Faces Of Death, inegavelmente, merece esse reconhecimento. Desde que voltaram a ativa em 2017, o quarteto do interior paulista já lançou um EP e três full lenghts e o mais recente registro, “Evil”, faz a cabeça de verdade de amantes do bom e velho Thrash Metal. Longa vida ao Faces of Death.

6º: Angra – “Cycles Of Pain”

A importância histórica do Angra no cenário nacional, assim como mundial, é incontestável. No entanto, desde que o italiano Fabio Lione assumiu seu lugar de vocalista no line-up, ele não havia convencido. Contudo, “Cycles of Pain”, que saiu em 3/11/2023, chegou, talvez, para começar a mudar essa escrita. Ainda está longe de ser como nas eras de ouro do Angra, mas já foi muito diferente do que têm sido os lançamentos anteriores, mais recentes.

5º: Goaten – “Midnight Conjuring”

A banda de Heavy/Hard gaucha, Goaten, nasceu em 2019, na região de Vale dos Sinos e desde então não parou de lançar registro elogiáveis.

Após dois EPS, “The Following” (2020) e “Crimson Moonlight” (2021), no dia 22/11/2023, finalmente, saiu seu primeiro full lenght,Midnight Conjuring. Assim como era esperado, o power trio manteve a sua qualidade, merecendo, e muito, debutar também no TOP 10 do Mundo Metal.

4º: Nervosa – “Jailbreak”

As mudanças no Nervosa foram muitas durante os anos, porém, parece que a cada lançamento que passa, a all female band chega mais perto sua sonoridade ideal. Dessa vez, o fato da guitarrista Prika Amaral assumir também o vocal fez com que a banda chegasse ao seu melhor momento e, desse modo, através de seu trabalho convicente, frequentasse o nosso ranking.

Bronze: Warshipper – “Essential Morphine”

Há uma banda de Death Metal, em Sorocaba/SP, que sempre merece uma atenção especial, já que sua sonoridade esbanja talento, técnica e criativade. Eis um quarteto que jamais se repete, que sempre tem algo surpreendente a oferecer aos ouvintes, ainda que tenha em sua alma a influência das melhores escolas mundias do Metal extremo.

Esse pódio não premia somente seu mais recente full lenght, “Essential Morphine”, mas toda sua verdadeira dedicação as suas composições e a sua música de altíssima qualidade.

Prata: Nightwolf – “The Cult Of The Wolf”

   

Quando a banda brasiliense de Heavy Metal, Nightwolf, lançou seu primeiro registro, o EP Unleash the Beast, o seu potencial já estava nítido. Naquela ocasião, se aquele EP tivesse mais duas canções, já seria um full lenght e, certamente, estaria também no TOP 10 daquele ano.

Três anos se passaram desde então, e em 13/10/2023, enfim, chegou The Cult of the Wolf, o primeiro álbum completo do lobo noturno do Distrito Federal. Como resultado, mais Heavy Metal puro sangue na mente e a medalha de prata no peito.

Ouro: Torture Squad – “Devilish”

Assim como acontecia com Fabio Lione no Angra, também acontecia com Mayara “Undead” Puertas no Torture Squad. Pois desde que ela assumiu o vocal da banda, ou seus trabalhos, apesar de bons, não chegavam a impressionar.

QuandoDevilishveio a luz em 22/9/2023, vimos um álbum diferente, cheio de variações, que ao invés de serem vistas como experimentalismos, ajudaram a construir um álbum agradável de ouvir do início ao fim. Assim sendo, não haveria como o lugar mais alto do pódio ser de outro disco, que não fosse de “Devilish”.

Audição obrigatória.

Playlist Mundo Metal

Não conseguiu acompanhar todos os principais lançamentos do gênero? Tudo bem, afinal, nós preparamos uma playlist para você ficar atualizado com o que de melhor rolou no Metal Nacional durante todo o ano de 2023. Não se esqueça de seguir o perfil do Mundo Metal no Spotify.

PUBLICIDADE

Comentários

  1. Metal brasileiro é rico em termos de tudo…com certeza daria para fazer um festival de muitos dias só com bandas brasileiras!!!! Da lista, eu considero FACES OF DEATH – “EVIL” e
    NERVOSA – “JAILBREAK”…os melhores de 2023, valeu galera!!!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Veja também

PUBLICIDADE

Redes Sociais

30,849FãsCurtir
8,583SeguidoresSeguir
197SeguidoresSeguir
261SeguidoresSeguir
1,151InscritosInscrever

Últimas Publicações

- PUBLICIDADE -